Citroen C4 Cactus 2024 – Mais barato, equipado e barato SUV parte de R$ 106.990

citroen c4 cactus 2024

Recentemente chegou a ser cogitado o fim da produção do C4 Cactus no Brasil, já que a Citroën começará a vender nos próximos meses o Novo C3 AirCross. Porém o Cactus não só permanecerá em produção, como também ficou mais interessante e competitivo. A montadora francesa reposicionou o modelo no mercado, reduziu os preços e acrescentou novos equipamentos como a multimídia com 10 polegadas. Os valores do C4 Cactus 2024 começam em R$ 106.990, tendo agora custo/benefício quase imbatível, a exemplo da versão top de linha com motor turbo de 173 cv agora ofertada por R$ 129.990, sofreu uma redução de R$ 18 mil em relação ao modelo 2023.

citroen c4 cactus 2024

C4 Cactus 2024 traz novos detalhes visuais

Esteticamente o C4 Cactus 2024 se distingue do modelo anterior por pequenos detalhes, a principal fica por conta das novas rodas de 17 polegadas com acabamento diamantado, que são semelhante as do C4 Cactus europeu, a peça é de série para as versões mais caras “Feel Pack” e “Shine Pack”. A opção intermediária Feel também conta também com novas rodas de liga leve, porém, menores aro 16, enquanto a versão mais barata “Live”, manteve as rodas de ferro com calotas.

citroen c4 cactus 2024

Ainda como novidades visuais, em todas as versões (menos na de entrada Live) as molduras nos faróis de neblina vêm pintadas em laranja, assim como os detalhes nas laterais. Há ainda um novo adesivo com o nome do carro na coluna lateral “C”, também similar ao primo rico do C4 vendido na Europa (fotos abaixo).

citroen c4 cactus 2024

C4 Cactus ganhou rodas de liga leve de 17 polegadas, semelhantes ao modelo europeu (fotos acima e abaixo)

citroen c4 cactus 2024

citroen c4 cactus 2024

Interior do C4 Cactus 2024 ficou mais equipado e bem acabado

Junto com os novos calçados o grande diferencial do Citroen C4 Cactus 2024 fica por conta da nova central multimídia com tela de 10 polegadas e novas funcionalidades, o equipamento que conta com o pareamento de smartphones sem o uso de cabo é o mesmo presente no C3 e C3 AirCross. Lembrando que até então, em todas as suas versões o C4 Cactus vinham com uma já ultrapassada central de 7 polegadas que necessitava de cabos.

citroen c4 cactus 2024

De série em todas versões também o C4 Cactus 2024 passa a vir com chave presencial com sistema abertura e travamento das portas por aproximação e partida do motor por botão, sendo que até então este item vinha apenas nas versões mais caras.

citroen c4 cactus 2024

Outra novidade é o carregador por indução para smartphones, de série na Feel Pack e Shine Pack. Além disso, há um novo console central dotado de descansa braço mais largo, cobertura ajustável e maior espaço interno para armazenamento de objetos, além de novos porta-copos.

citroen c4 cactus 2024

Foram instalados ainda três novas tomadas USB de alta potência, sendo uma na traseira e duas na dianteira, elas permitem aos ocupantes recarregar aparelhos eletrônicos, como celulares e notebooks.

citroen c4 cactus 2024

Uma das grandes criticas do C4 Cactus era seu interior simplista, porém na linha 2024 a Citroën melhorou o acabamento da cabine, além do console central redesenhado que adotou visual mais largo e moderno, as forrações das portas agora passam a vir com apliques em Black Piano e novas maçanetas cromadas Chrome Satin.

citroen c4 cactus 2024

Lembrando que apesar de ser um dos SUVs mais baratos da categoria o C4 Cactus é bem equipado, segue sendo o único da categoria a vir de série com ar-condicionado automático digital, também de série desde a versão mais barata há painel digital de 5 polegadas, faróis com LEDs, piloto automático, câmbio automático, controles de estabilidade e de tração, além de assistente de partidas em rampas e barras no teto.

Falta de airbags laterais nas versões mais baratas decepciona…

Infelizmente a Citroën ainda economiza com relação aos airbags, o C4 Cactus só traz airbags laterais em suas versões mais caras, são 4 bolsas na Feel Pack e 6 bolsas na top de linha Shine Pack THP, que custam respectivamente R$ 115.990 e R$ 129.990.

Sendo justo com a Citroën, não custa lembrar que o C4 Cactus mais barato custa a partir de R$ 106.990, enquanto rivais com airbags laterais custam em torno dos R$ 117.000, como é o caso do Kicks, Creta e T-Cross.

Motor C4 Cactus 2024

Em termos de motores o C4 Cactus 2024 não traz novidades. Há duas opções, o 1.6L 16v EC5 aspirado, 4 cilindros que desenvolve 120 CV com etanol ou 113 CV com gasolina, sendo presente na maioria das versões, enquanto a top de linha Shine Pack é a única que vem com motor turbo 1.6L THP que desenvolve bons 173 CV quando abastecido com etanol e 166 CV com gasolina, para um torque de 24.5 kgfm de torque independente do combustível.

citroen c4 cactus 2024

Outro diferencial da versão turbo THP é o seu tanque de combustível maior, com 55 litros, garantindo autonomia de até 730 km. Por exemplo, é possível ir de São Paulo até Florianópolis sem reabastecer, lembrando que o bloco THP possui injeção direta de combustível, o que ajuda a reduzir o consumo.

Independente da motorização o câmbio é sempre automático de seis marchas, com opção de trocas sequencias manuais. A tração é 4×2 dianteira.

c4 cactus motor 1.6 thp

Velocidade máxima e 0 a 100 km/h C4 Cactus 1.6L THP

Reservado apenas para a versão top de linha Shine Pack o motor 1.6L THP garante excelente performance, com ele o C4 Cactus precisa de apenas 7.7 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h e tem velocidade máxima de 212 km/h, é o melhor desempenho entre os SUVs da categoria.

Já o motor 1.6L aspirado que equipa as versões: Live, Feel e Feel Pack, não empolga tanto. Com ele o C4 Cactus vai de 0 a 100 km/h em demorados 12 segundos e tem velocidade máxima de 190 km/h.

Consumo C4 Cactus 2024

Devido ao turbo e a injeção direta de combustível, a versão 1.6 THP apesar de ser mais potente, consegue ser mais econômica que a 1.6 aspirada. O consumo da THP na cidade fica em 8.2 km/l (etanol) ou 9.5 km/l (gasolina), enquanto que na estrada faz 11.7 km/l (etanol) ou 13.4 km/l (gasolina).

A versão 1.6 aspirada, decepciona em termos de consumo, faz na cidade 7.7 km/l com etanol ou 8.9 km/l com gasolina, enquanto que na estrada 11.2 km/l no etanol, não indo além dos 12.7 km/l na gasolina.

Versões do C4 Cactus 2024

O Citroën C4 Cactus 2024 é oferecido em quatro configurações de acabamento: Live, Feel, Feel Pack e Shine Pack. Como dissemos, o Cactus foi reposicionado no mercado em sua linha 2024 para abrir espaço para o C3 Aircross, a redução nos preços vão de R$ 2.000 até R$ 18.000. Destaque para a Shine 1.6 THP turbo de 173 cv que na linha 2023 custava próximo de R$ 150.000 e na versão 2024 sairá por R$ 130.000, tendo a maior redução na gama.

C4 Cactus 2024 Live 1.6L AT – R$ 106,990 (antes era R$ 108.990) – redução de R$ 2.000
C4 Cactus 2024 Feel 1.6L AT – R$ 110,990 (antes era R$ 114.990) – redução de R$ 4.000
C4 Cactus 2024 Feel Pack 1.6L AT – R$ 115,990 (antes era R$ 131.990) – redução de R$ 16.000
C4 Cactus 2024 Shine Pack 1.6 THP – R$ 129,990 (antes era R$ 147.990) – redução de R$ 18.000

Equipamentos Citroën C4 Cactus 2024:

citroen c4 cactus live 2024

C4 Cactus Live 2024 – R$ 106.990

O posto de versão de acesso fica com a Live que apesar de custar R$ 106.990 já vem muito bem equipada, trazendo ar-condicionado automático digital, faróis com luzes LED de condução diurna DRL, painel digital de 5 polegadas, central multimídia com tela de 10 polegadas, partida do motor por botão com sistema de abertura e travamento das portas por aproximação, piloto automático, volante multi-funcional, alarme, travas elétricas, piloto automático, barras no teto, 3 tomadas USB, além de vidros elétricos nas quatro portas com função one-touch e itens de segurança como assistente de partida em rampa, controle de estabilidade e de tração.

c4 cactus feel 2024

C4 Cactus Feel 2024 – R$ 110.990

Na sequencia temos a Feel que em troca de R$ 4.000 adicionais em relação a opção mais barata, entrega um C4 já equipado com rodas em liga leve aro 16, faróis de neblina e câmera de ré, além de todos os itens da versão Live.

c4 cactus feel pack 2024
A versão Feel Pack por R$ 115.990 tem o melhor custo benefício da linha

C4 Cactus Feel Pack 2024 – R$ 115.990

Já a Feel Pack por R$ 5.000 adicionais em relação a Feel troca as rodas aro 16 por aro 17 diamantadas, além de trazer carregador por indução para smartphones, barras no teto maiores e do tipo flutuantes, bancos e volante revestidos em couro sintético TEP. Também são adicionados equipamentos de segurança importantes como airbags laterais totalizando 4 airbags, sensor de pressão dos pneus, sensor de acendimento dos faróis e sensor de chuva.

Esta pode opcionalmente vir com teto pintado em preto brilhante.

c4 cactus shine pack 2024

C4 Cactus Shine Pack 2024 – R$ 129.990

Enquanto a top de linha Shine Pack custa R$ 15.000 extras em relação a Feel Pack, tem como diferencial seu motor 1.6L THP de 173 cv que garante um desempenho de tirar o folego ao SUV, além de ter melhor economia de combustível. A Shine Pack tem uma gama mais recheada de equipamentos de segurança com airbags do tipo cortina, totalizando 6 bolsas, frenagem de emergência automática, alerta de saída de faixa, alerta de cansaço do motorista e o sistema Grip Control, com 5 modos de condução.

c4 cactus 2024

Bom custo/benefício do C4 Cactus 2024

Enfim o Citroën C4 Cactus 2024 é um carro com excelente relação custo/beneficio. É obvio que está longe de ser perfeito, afinal foi apresentado em 2014 na Europa e chegou ao Brasil em 2018. Ou seja, é um modelo já há 6 anos no mercado sem mudanças, o que pode ser evidenciado pelo interior com excesso de plástico e a incerteza de futuro (se vai mudar ou sair de linha ninguém sabe).

Porém inegavelmente com estas evoluções o C4 Cactus ficou muito interessante, não custa lembrar que o modelo hoje por R$ 106.990 é o SUV mais barato do mercado brasileiro, enquanto os rivais são bem mais salgados, o Nissan Kicks parte de R$ 114.990, o Hyundai Creta a partir de R$ 117.990, por R$ 118.990 você leva para casa o VW T-Cross Sense o SUV turbo mais barato do mercado, o Jeep Renegade mais barato sai por R$ 125.990, enquanto o GM Tracker mais barato custa hoje R$ 128.350, isso tendo como base as versões mais baratas de cada modelo.

O custo/benefício do C4 Cactus, fica ainda mais evidente se levarmos em conta o fato de que a versão turbo com seus 173 cv e recheada de equipamentos sai por R$ 129.990, praticamente a mesma coisa que um Tracker de entrada.

 

Fonte e maiores informações: Citroen.com.br 

Compartilhe

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias relacionadas