Enquanto as montadoras europeias ainda tratam carros elétricos no Brasil como opções de luxo, ou tentam empurrar modelos básicos com preços fora da realidade (como o Renault Kwid E-Tech por R$ 150.000), as fabricantes chinesas como a BYD e GWM parecem estar a um passo a frente, trazendo eletrificados com valores bastante competitivos, como é o caso do GWM ORA 03. Um hatch esportivo 100% elétrico com 171 cv de potência, ótimo desempenho, luxuoso e super equipado que chega com preço inicia de R$ 150.000, tendo tudo para se tornar o elétrico mais vendido do Brasil, superando inclusive o BYD Dolphin, que vem fazendo muito sucesso.
Índice desta matéria
Preços do ORA 03
ORA 03 Skin – R$ 150.000
ORA 03 GT – R$ 184.000
Resumo…
O GWM ORA 03 é um hatchback 100% elétrico com proposta esportiva, que acaba de chegar ao Brasil importado da China em duas versões Skin por R$ 150.000 e GT por R$ 184.000. Ambas equipadas com um potente motor de 171 cv – é a maior potência para um elétrico nesta faixa de preço no Brasil. O Great Wall Ora 03 tem desempenho muito superior a outros elétricos nesta categoria, vai de 0 a 100 km/h em apenas 8,2 segundos, consegue rodar 310 km na versão Skin ou 400 km na GT.
Este elétrico também chama atenção pelo visual estiloso e interior luxuoso, além da recheada lista de equipamentos, contando inclusive com direção semiautônoma Level 2, com piloto automático adaptativo ACC capaz de andar e frear de forma automática seguindo o fluxo do transito, além de se manter na estrada e até mesmo ajustar a velocidade de acordo com a curva ou o carro a frente, algo inexistente em qualquer outro carro por este preço no Brasil.
Design…
O GWM Ora 03 é um hatchback médio com dimensões grandes, tem 4.25 m de comprimento e distância entre eixos de 2.65 m, conta visual interessante, apesar de combinar elementos “inspirados” em outros modelos, como o desenho dianteiro que lembra bastante os carros da Porsche, seu design agrada.
Antes que você pense que a inspiração na dianteira de Porsche é só coincidência, saiba que a ORA (que na China é uma marca própria pertencente ao grupo GWM) é famosa por fazer clones, como é o caso do exótico Ora Punk Cat (foto acima), uma espécie de versão elétrica, alongada e luxuosa do saudoso VW Fusca de primeira geração, não nos pergunte como eles conseguiram patentear isso.
Ainda bem que com exceção da dianteira a lá Porsche o GWM ORA 03 é bastante original, tem uma carroceria com formas esportivas e que deve chamar atenção nas ruas positivamente. Alias, a versão GT (foto acima) apesar de custar salgados R$ 184.000 tem visual muito mais legal em relação a opção de entrada Skin (foto abaixo).
Nas laterais, as caixas de rodas são alargadas para deixar o modelo mais encorpado e com perfil esportivo, o hatch usa rodas grandes aro 18, porém o que mais chama atenção é a traseira.
As lanternas do GWM Ora 03 ficam camufladas dentro do vidro traseiro, isso mesmo, ao invés de lanternas tradicionais fixadas na carroceria, o hatch chinês tem uma barra em LED no vidro da tampa do porta malas. O conjunto de sinalização é completado por luzes de posição na parte inferior do para-choque.
Se no dia a dia isso é funcional não sabemos (a exemplo da Hyundai Brasil que isolou as setas no HB20 na parte inferior do para-choque, algo inovador porém bastante criticado em função da segurança no dia a dia).
Interior luxuoso e super equipado é destaque no GWM Ora 03
A cabine do ORA 03 surpreende positivamente pelo estilo, luxo e riqueza no acabamento. Fugindo total do padrão dos carros comuns com suas monótonas cabines em preto, recheadas de plástico duro exposto, o GWM tem interior personalizável podendo vir com diferentes opções de cores como: preto com vermelho, branco com marrom ou branco com verde.
O painel do Ora 03 tem estilo limpo e moderno, com poucos botões e revestimento bi-color, sendo que além do painel, as forrações das portas também são forrados em material soft touch que imita couro Alcantara.
Chama atenção também os bancos com revestimentos que mesclam couro ecológico e tecido, aparentando qualidade muito superior a outros elétricos de entrada no mercado brasileiro, como o Renault Kwid E-Tech que custava também R$ 149.000.
No topo do painel há duas telas de alta resolução, cada uma com 10,25 polegadas conectadas em um moldura única em vidro, seguindo o estilo usado em marcas premium como BMW e Mercedes. A multimídia do GWM ORA 03 tem conexão com Android Auto e Apple CarPlay.
Equipamentos do GWM Ora 03
Por falar em tecnologia, ai vai outro ponto que pode fazer muita gente comprar o GWM Ora 03, de série por R$ 150.000 o hatch esportivo vem muito bem equipado, trazendo itens inéditos no país para um carro nesta faixa de preço, como sistema de câmeras 360 graus com 5 câmeras e 5 radares, ar-condicionado automático digital, carregador wireless para smartphones, 7 airbags.
Piloto automático adaptativo ACC com função Stop and GO – capaz de acompanhar de forma automática o carro a frente no transito acelerando e freando de forma totalmente automática, frenagem frontal automática com detecção de pedestres, ciclistas e motocicletas, regulagem automática da pressão do pedal do freio, alerta de saída de faixa e auxílio para manter o carro dentro da rota, alerta de trafego cruzando a traseira na hora de dar marcha ré, freio de estacionamento automático com função Auto Hold, monitoramento de pontos cegos e sistema de som com 6 alto falantes e 120 watts de potência com ajuste de altura automático de acordo com a velocidade.
Itens de segurança inéditos na categoria
O GWM tem uma série de sensores inovadores como o de monitoramento de abertura das portas, que mesmo com o carro desligado alerta a presença de veículos ou ciclistas passando na hora de abrir as portas, sensor de desvio inteligente que mantêm de forma automática uma distância de 30 cm de caminhões e veículo maiores na hora das ultrapassagens, há ainda sistema capaz de ler as placas de velocidade e alertar ao motorista em relação ao limite de velocidade, há ainda o “smart cornering” que funciona junto com o piloto automático ACC, sendo capaz de identificar uma curva a frente e ajustar a velocidade de forma automática.
São ainda 5 modos eletrônicos de condução (ECO/Normal/Sport/Sport+/Automático), direção com três tipos de funcionamento: Comforto/Normal/Esportivo, além de faróis Full LED com ajuste de altura, farol auto automático que não ofusca os motoristas que vêm no sentido contrário, faróis de neblina em LED, lanternas traseiras em LED, interior com luzes LED, retrovisores elétricos com rebatimentos automático e sistema de aquecimento para desembaçar, sensores de chuva e de acendimento dos faróis, chave inteligente com abertura das portas por aproximação e partida do motor automática sem necessidade de apertar um botão, além de rodas aro 18.
Há ainda como opcional para a versão Skin o teto solar panorâmico, porém que custa R$ 10.000 adicionais, lembrando que este teto solar é de série na versão GT de R$ 184.000.
Versão GT
A versão top de linha “GT” custa R$ 35 mil a mais em relação a opção de entrada “Skin”, é um valor alto, porém o GT entrega uma bateria com maior autonomia e tem proposta visual mais esportiva, com para-choques de estilo agressivo com tomadas de ar maiores, saias laterais, rodas diferenciadas aro 18, pinças de freios pintadas em vermelho, spoiler esportivo na traseira.
Por dentro o Ora 03 GT tem mimos exclusivos como bancos dianteiros com ajustes elétricos e sistema de massagem, bancos com acabamento bordado, banco do motorista com sistema Easy Entry (que afasta o banco de forma automática ao entrar no carro), modo de condução extra “Individual” personalizável, sistema de Launch Control (controle de largada), sistema de estacionamento automático Park Assist com 12 sensores, além de vir de série com teto solar panorâmico.
Motor elétrico mais potente da categoria
Deixando o melhor para o final o GWM Ora 03 é movido por um motor 100% elétrico localizado no eixo dianteiro, alimentado por uma bateria de 48 kWh na versão de entrada ou 63 kWh na GT, em ambas o motor desenvolve 171 cv de potência e 25 kgfm de torque a diferença é a autonomia.
A tração é dianteira e o modelo não tem câmbio, apenas uma velocidade a frente e a ré. As baterias ficam em umas espécie de cofre no assoalho na parte central do chassi, não roubam espaço interno do passageiros nem do porta malas.
Só lembrando que o rival BYD Dolphin tem bateria de 44 kWh e potência máxima de apenas 96 cv, ou seja, temos aqui uma baita diferença entre os dois elétricos que custam R$ 150.000.
Desempenho do GWM Ora 03 impressiona
De acordo com a Great Wall Motors o Ora 03 é capaz de acelerar de a 100 km/h em apenas 8,2 segundos e tem velocidade máxima limitada aos 160 km/h. O ORA 03 tem desempenho muito superior aos rivais. O BYD Dolphin, precisa de 10.9 segundos para ir de 0 a 100 km/h, ou seja, quase 3 segundos mais lento na aceleração. O ORA 3 humilha o Kwid elétrico da Renault, que tem apenas 65 cv e precisa de 14.6 segundos para ir de 0 a 100 km/h.
Podemos com toda certeza afirmar que o GWM ORA 03 é um esportivo, alias é o segundo carro 0 km mais veloz que você pode comprar hoje no Brasil por R$ 150.000, perdendo apenas para o Abarth Pulse turbo de 185 cv que custa R$ 149.990 e faz de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos.
Autonomia do GWM Ora 03
A versão de entrada “Ora 03 Skin” de R$ 150.000, segundo o padrão brasieiro PBEV do Inmetro, tem capacidade para rodar por 232 km com uma carga completa, enquanto a versão GT de R$ 184.000 roda 319 km, porém é sempre preciso ter atenção com relação a estes dados no mundo real.
Lembrando também que, assim como em outros carros elétricos, a autonomia é sempre maior na cidade do que na estrada, já que quanto maior a velocidade, maior é o consumo de energia. Na cidade, além de andar mais devagar, há a vantagem do carro usar mais vezes o sistema que recupera a energia durante as frenagens.
BYD Dolphin vai mais longe…
Vale comentar que, com relação ao autonomia o BYD Dolphin por ser quase 80 cv menos potente, leva uma boa vantagem na autonomia, a versão de R$ 150.000 do Dolphin faz 291 km com uma carga, enquanto a mais cara Dolphin Plus alcança os 330 km, estamos falando de uma considerável diferença de 60 km na autonomia da versão de entrada entre o Dolphin e ORA 03.
Não que a autonomia do ORA 03 seja ruim, lembrando que comparado com elétricos mais baratos como o Kwid E-Tech, Jac E-JS1 e Chery i-Car, o ORA 03 de entrada consegue rodar cerca de 50 km a mais.
Recarregamento…
Para recarregar suas baterias o GWM Ora 03 já tem suporte a carregamento ultra rápido DC (corrente direta), neste caso é possível recarregar de 10% até 80% em cerca de 30 a 40 minutos. Enquanto com carregadores comuns AC (corrente alternada) são necessárias entre 3 até 5 horas para ir de 10% até 80% de carga.
Garantia de 8 anos para as baterias
A GWM é uma das maiores vendedoras de carros elétricos no mundo, sendo atualmente a maior montadora da China em vendas, tendo capital 100% privado (sem ajuda do governo). A Great Wall Motors também é uma das poucas montadoras chinesas presentes na Europa. Ou seja, eles sabem o que estão fazendo, tanto é que o Ora 03 terá garantia de 5 anos para todo o carro e 8 anos ou 200 mil km para a bateria.
Ainda falando em qualidade, vale comentar que o ORA 03 alcançou o melhor resultado possível no teste de colisão EuroNCap.
Dimensões do GWM ORA frente aos rivais
Apesar de ser um hatch o GWM Ora 03 tem boas dimensões, mede 4,25 metros de comprimento, por 1,84 m de largura, 1,60 m de altura, tendo distância entre eixos de 2,65 metros, não é um carro compacto. Comparado com o BYD Dolphin, o GWM Ora é mais comprido, alto e largo, porém tem espaço interno um pouco menor, já que o BYD tem entre eixos 5 cm mais comprido (2,70 m).
Outro ponto a ser observado é que devido ao estilo coupé da carroceria, o porta malas do GWM Ora 03 é extremamente compacto tem apenas 228 litros, o Renault Kwid por exemplo tem porta malas de 290 litros, enquanto o BYD Dolphin supera em muito o GWM tendo 345 litros.
Quando chega GWM ORA 03?
O ORA 03 já está disponível nas revendas autorizadas da Great Wall Motors, ou no site da montadora.
Fonte e maiores informações: GWMmotors