O Hyundai Kona chegou ao Brasil no final de julho em duas configurações: elétrica ou híbrida. Os preços eram salgados frente ao porte e motorização do modelo, o Kona elétrico foi anunciado inicialmente por R$ 298.000, enquanto a versão híbrida R$209.990. Porém antes mesmo da chegada oficial as lojas, devido ao lançamento de modelos elétricos como o BYD Dolphin por R$ 149.990, a Hyundai repensou os valores do Kona. A versão elétrica baixou para R$ 219.990 e a híbrida para R$ 189.990, tornando o híbrido mais barato do Brasil. Mesmo assim o modelo não teve procura no primeiro mês no país, fazendo a Hyundai novamente abaixar os preços. O Kona na versão 100% elétrica custa hoje R$ 189.990, se tornando o SUV elétrico mais barato do Brasil, enquanto a versão híbrida sai por R$ 169.990. Ou seja, agora o desconhecido modelo da Hyundai tem um custo benefício muito interessante pelo que entrega.
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Quem é o Hyundai Kona?
Apesar de ser desconhecido no Brasil, o Hyundai Kona não é exatamente uma novidade e já faz sucesso há um tempo lá fora, sendo vendido na Coreia do Sul, Índia, América do Norte e Europa. O Hyundai Kona foi lançado mundialmente em 2017 apenas com motor a gasolina, sendo que logo começou a alcançar bons números em vendas, em apenas dois anos de mercado o SUV compacto já acumulava mais de 120.000 unidades vendidas no mundo, sendo destas 53 mil somente na Europa.
Em 2018 o Kona se tornou o primeiro SUV compacto com motor 100% elétrico do mundo, sendo que em 2019 o modelo ganhou sua versão híbrida.
Kona chegou ao Brasil já desatualizado
Vale lembrar que infelizmente o Kona está chegando ao Brasil atrasado. A Hyundai já tem uma nova geração praticamente pronta para estrear, maior, mais tecnologica, luxuosa e também mais cara. O novo Kona 2024 (leia mais sobre ele aqui) deve começar a ser vendido na Coreia do Sul, Europa e EUA ainda em 2023. Mas ainda não tem previsão de vir ao Brasil.
Dimensões do Hyundai Kona
Apesar de por fora parecer compacto, o Hyundai Kona tem dimensões interessantes e amplas. Mede 4,21 metros de comprimento e possui distancia entre eixos de 2,60 metros, além de largura de 1.80 m. O Kona tem basicamente a mesma distância entre-eixos e largura do novo Hyundai Creta; sendo até mais espaçoso inclusive do que o Jeep Renegade, que tem distância entre-eixos de apenas 2.57 m.
O porta malas do Kona fica no padrão da categoria no Brasil, tendo 374 litros na versão híbrida ou 332 litros na versão elétrica. Supera o Jeep Renegade que tem 320 litros, porém fica atrás do Creta e T-Cross, que ultrapassam os 400 litros no bagageiro.
Ou seja, aqui começa o bom custo-benefício do Hyundai Kona no Brasil, o modelo oferece praticamente o mesmo espaço interno de outros SUVs compactos na categoria, custando praticamente o mesmo preço, tendo como grande vantagem a motorização eletrificada na qual vamos conhecer melhor agora.
Motores do Hyundai Kona no Brasil
Para o Brasil a Hyundai trouxe duas versões do Kona, a opção híbrida HEV (motor a gasolina auxiliado pelo motor elétrico) e a opção EV (motorização 100% elétrica).
Kona híbrido
Sendo que a versão híbrida (foto acima) traz o motor 1.6 GDi, 4 cilindros, aspirado, alimentado por gasolina, capaz de desenvolver modestos 105 cv de potência e 15 kgfm de torque, combinado com um motor elétrico de 43 cv de potência e 17 kgfm de torque. A potência combinada do Kona híbrido é de interessantes 141 cv e 27 kgfm de torque, ficando na média para a categoria.
Não custa lembrar que o Hyundai Creta na maioria de suas versões usa um modesto 1.0 turbo de apenas 120 cv e 17 kgfm de torque, inclusive na versão N Line que custa até mais caro que o próprio Kona híbrido. Outra comparação que podemos fazer é com o Toyota Corolla Cross Hybrid, o híbrido da Toyota que hoje sai por R$ 202.000 tem potência combinada de apenas 122 cv.
Ainda falando na versão híbrida, ela usa câmbio DCT automatizado de seis velocidades e tem tração 4×2 dianteira.
Kona elétrico
O Kona elétrico é movido por um motor 100% movido a eletricidade posicionado sobre o eixo dianteiro, capaz de desenvolver 136 cv de potência e 40,3 kgfm de torque. Alimentado por um pack de baterias de 39,2 kWh. Aqui o câmbio tem uma única marcha e a tração segue 4×2 dianteira.
Desempenho do Hyundai Kona
De acordo dados de fábrica o Hyundai Kona híbrido vai de 0 a 100 km/h em 10,3 segundos, supera com folga o Toyota Corolla Cross, que faz a mesma prova na casa dos 13 segundos. Enquanto a versão elétrica é um pouco mais veloz, faz de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos.
Com relação a velocidade máxima, a versão híbrida alcança os 165 km/h, enquanto a elétrica para nos 155 km/h.
Consumo e autonomia do Hyundai Kona híbrido HEV
A grande vantagem do Hyundai Kona é você poder passar longe do posto de combustíveis. O Kona híbrido impressiona pelo baixo consumo. De acordo com dados do Inmetro, o modelo faz na cidade 19,6 km/l ou 17,4 km/l na estrada. Além de ser o híbrido mais barato do Brasil, o Hyundai Kona também é o mais econômico da categoria. O Toyota Corolla Cross Hybrid faz de acordo com o mesmo padrão do Inmetro 17,8 km/l na cidade e 14,7 km/l na estrada, diferença que chega a 2 km/l a mais em favor do Hyundai tanto na cidade quanto na estrada.
Autonomia para rodar 740 km na cidade
Ao contrário dos carros elétricos que hoje são dependentes dos postos de recargas (ainda raros fora das grandes cidades), o que limita seu uso em viagens mais longas. O Hyundai Kona híbrido foge completamente desta limitação por justamente combina o motor a gasolina com elétrico, com isso pode fazer 740 km com um tanque cheio rodando na cidade, ou 680 km na estrada.
Consumo e autonomia Kona elétrico EV
O Hyundai Kona EV já não tem esta mesma vantagem na autonomia, primeiro porque ele usa baterias de apenas 37 kWh, o BYD Dolphin por exemplo, usa baterias de 45 kWh. A bateria menor acaba limitando a autonomia do Kona elétrico, de acordo com o padrão do Inmetro roda 252 km com uma carga completa, enquanto o rival BYD Dolphin roda 293 km.
Talvez este seja o principal ponto negativo do Kona EV, sua baixa autonomia, principalmente para quem planeja fazer viagens mais longas com o SUV elétrico.
Diferenças visuais entre o Kona elétrico e o Kona híbrido…
Há diferenças consideráveis entre o visual do Kona híbrido para o elétrico, basicamente o elétrico tem uma dianteira mais moderna e aerodinâmica, sem a grade frontal – já que o motor 100% elétrico exige muito menos refrigeração comparado com o híbrido, enquanto a versão híbrida tem estilo mais agressivo e aventureiro, com amplas tomadas de ar na dianteira e para-choques com perfil mais chamativo e aventureiro, inclusive o acabamento da carroceira muda bastante de acordo com a motorização, sendo que a versão híbrida tem apliques em plástico sem pintura nas caixas de rodas e na parte inferior da carroceria, além de vir com rodas menores aro 16 contra 17 do modelo elétrico. Compare nas fotos acima os dois modelos do Kona.
Um detalhe curioso é que no caso do modelo elétrico o bocal de recarga fica na dianteira entre os faróis.
Hyundai Kona é super equipado…
Outro ponto positivo, que pode levar muita gente a uma concessionária CAOA para conhecer o Hyundai Kona, é sua farta lista de equipamentos. Em ambos os modelos realmente é um diferencial, há de série sistema multimídia com tela de 10,25 polegadas com Android Auto e Apple carplay sem fio e GPS nativo off-line, painel digital também com 10 polegadas, configurável, há inclusive um head up display que projeta informações essenciais no para-brisa, algo inédito na categoria.
A lista continua com ar-condicioando digital automático, bancos em couro, banco dianteiros com ajustes elétricos, sistema de aquecimento e ventilação para os bancos dianteiros, carregador sem fio para smartphones, sensor de chuva e de acendimento automático dos faróis, freio de estacionamento eletrônico por botão com função automática Auto Hold, retrovisores externos com sistema de aquecimento para desembaçar e rebatimento automático ao estacionar, iluminação interna com pontos de LED para os pés e console central, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, sistema keyless com travamento das portas por aproximação e partida do motor por botão.
Visualmente ambos os modelos trazem luzes de condução diurna em LED DRL, faróis principais do tipo Full LED e rack no teto, sendo que a versão híbrida vem ainda com faróis de neblina. Como dissemos a versão híbrida usa rodas aro 16 com pneus mais altos 205/60 R16, enquanto a elétrica tem pneus mais largos e baixos 215/55 R17, além de rodas maiores, aro 17.
Pacote de segurança
O grande diferencial na lista de equipamentos é o pacote de segurança e condução semi-autonoma Smart Sense da Hyundai, o mesmo usado nas versões mais caras do Creta, traz piloto automático adapatativo ACC, alerta e auxílio para manter o carro dentro da faixa de rolagem, alerta de colisão frontal com frenagem automática, monitoramento de pontos cegos. Há ainda seis airbags, assistente de partidas em rampas, freio a disco nas quatro rodas e controles de tração e estabilidade.
Cores
O Hyundai Kona tem apenas cores padrões no Brasil, ou seja, branco, preto, prata e cinza.
Vale a pena?
Difícilmente o Hyundai Kona vai se tornar um carro com grande volume de vendas no Brasil, porém com estas reduções nos seus valores, o modelo passa a ter um dos melhores custo/benefício da categoria, não só para quem busca um modelo híbrido ou elétrico, mas também para quem quer comprar um SUV compacto.
O Hyundai oferece carroceria moderna e estilosa, interior espaçoso, bem acabado e recheado de equipamentos, custando praticamente o mesmo que um SUV compacto hoje em dia como Creta, T-Cross e Tracker, tendo a vontagem de consumir quase 50% menos de combustível que os rivais.
Vale comentar que no caso do Kona elétrico o custo benefício cai, apesar de ser hoje o SUV elétrico mais barato que você pode comprar no Brasil, pontos negativos como a bateria pouco potente que limita a autonomia na casa dos 250 km, e principalmente, os rivais chineses custando R$ 30.000 a menos e entregando melhor autonomia e desempenho, pesam contra o Hyundai EV.
Fonte e maiores informações:
Uma resposta
Não é o mais barato!
Perde pro Dolphin, Ionic e Stonic…