A Honda está trazendo ao Brasil a nova geração do Accord, o sedan mudou por completo, tem agora uma carroceria mais sóbria e menos chamativa em relação a geração passada, além disso, há um novo sistema híbrido e:HEV mais eficiente, o interior mudou radicalmente e ficou mais equipado, só o que não mudou foi o preço, o Honda Accord ainda continua sendo um carro caro demais para o Brasil, a nova geração desembarca por R$ 324.900.
Índice desta matéria
Design do Accord 2024 mudou radicalmente
Esta é a 11ª geração do Honda Accord, o modelo que já está no mercado há 46 anos, foi lançado em 1976, é um dos carros mais vendidos da Honda na história, porém, atualmente não vive uma boa fase. O sedan que já chegou a ser o mais vendido do mercado norte-americano, hoje perde feio para o rival Toyota Camry (em 2022 o Accord amargou o 15º lugar em vendas nos EUA, enquanto o Camry ficou na vice liderança do mercado).
Ai está, talvez, o motivo desta mudança radical no estilo do Accord 2024, a Honda quer mudar a imagem do carro e conquistar um público mais tradicional, que busca por um perfil mais conservador de design, lembrando que a geração passada lançada em 2017, tinha um design bastante jovem e chamativo (foto abaixo).
Lembrando que, o mesmo aconteceu com o novo Honda Civic, que também não estava vendendo bem e assumiu um estilo mais sóbrio e menos chamativo em sua nova geração, fato que não agradou a todos.
Na dianteira do novo Honda Accord 2024, os faróis ficaram mais finos e tem tecnologia de LED mais moderna, a grade está menor e mais simples, perdeu o cromado e agora tem estilo trapezoidal, enquanto o para-choque assumiu um perfil mais limpo, não há mais faróis de neblina.
A versão que virá ao Brasil terá rodas aro 18 com acabamento diamantado, o estilo coupe fastback do teto com caimento suavizado na traseira foi mantido nesta nova geração. Enquanto na traseira, as lanternas também ficaram menores, passam a ser formadas por barras de LED envoltas em uma moldura preto brilhante, atravessando a tampa do porta-malas de um lado ao outro, design que, pra nós brasileiros, chega a lembrar os modelos da Volkswagen.
Interior do novo Honda Accord 2024…
Assim como por fora, por dentro também o novo Honda Accord 2024 também ficou mais sóbrio e minimalista, a cabine tem a mesma arquitetura do novo Civic, o que podemos dizer, não é uma boa coisa, já que o Accord sempre foi famoso por ter uma cabine luxuosa e muito bem acabada, porém na linha 2024 o interior do sedan foi minimizado, a quantidade de botões físicos foi diminuída e o acabamento está mais sóbrio e, de certa forma, mais simples, nada de acabamento em madeira ou alumínio como nas gerações passadas (foto abaixo).
Nesta nova geração o Accord traz acabamento com a cor preta predominando na cabine, compare a geração passada (na foto acima) com o modelo novo.
A listas de equipamentos é marcada pela central multimídia destacada no topo do painel, com tela de 12,3 polegadas e botão físico para o volume do rádio – algo bem legal nos dias atuais onde as montadoras usam e abusam dos toques na tela para tudo. Os bancos dianteiros do Novo Accord 2024 contam com um inédito sistema para estabilização do corpo, que visa reduzir a fadiga em viagens longas, porém, nada de sistemas mais sofisticados como aquecimento e massagem, infelizmente.
Há ainda painel digital com 10,2 polegadas totalmente configurável, head up display com 6 polegadas que projeta informações no para-brisa acima do volante, teto solar elétrico, bancos em couro, banco dianteiros com ajustes elétricos, memória de ajuste para o banco do motorista, um potente e sofisticado sistema de som da marca BOSE com 12 alto falantes. Vale comentar sobre o myHonda Connect, que permite ao dono do Accord fazer diversas operações de forma remota pelo celular, como ligar o motor e ajustar a temperatura do ar-condicionado, além de rastrear a localização do carro via satélite, são vários serviços disponíveis, mas alguns destes serão pagos mensalmente, após um ano de degustação que será ofertado pela Honda.
A Honda afirma que deixou a cabine mais silenciosa, revisou e reforçou o isolamento acústico, lembrando que o carro segue tendo um exclusivo sistema ativo de cancelamento de ruído, há ainda 4 tomadas USB, duas frontais e duas traseiras, além de um inédito carregador wireless com 15w de potência no console central.
O sedan também vem com o pacote Honda Sensing atualizado, trata-se de uma versão mais moderna em relação ao pacote presente na geração anterior do Accord, a câmera frontal no para-brisa, agora tem ângulo de visão de 90 graus, contra 50 graus do antigo modelo, o radar frontal, que serve por exemplo para detectar pedestres e ciclistas, passou a ter ângulo de ação de 120 graus, contra 50 graus da geração anterior, aumentando sua capacidade de detecção e ação.
Há ainda um novo piloto automático adaptativo ACC com função Low Speed Follow, que permite conservar de forma automática a velocidade e a distância do veículo à frente, mesmo em baixas velocidades, como no transito, acompanhando o carro a frente.
Está presente ainda neste pacote assistência de permanência na faixa de rolagem, um sistema que detecta a saída de faixa e faz correções no volante para trazer o carro de volta a rota, monitoramento de pontos cegos, farol alto com comutação automática. O Accord vem ainda com 8 airbags, câmera de ré, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, controles de tração de estabilidade, assistente de partida em rampas e outros itens, hoje mais comuns nos modelos 0 km.
Faltou mais itens no Accord
Como estamos falando de um carro que no Brasil tem preço de R$ 325 mil, podemos dizer que a lista de equipamentos do novo Honda Accord decepciona, por exemplo, o modelo estranhamente vem apenas com câmera de ré e sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, sendo que, modelos mais baratos no Brasil, como o Nissan Versa, que custa 3 vezes menos que o Accord, já tem sistema de câmeras 360 graus, enquanto o Chevrolet Onix Premier, já vem com sistema de estacionamento automático Park Assist, inexistente no Accord.
Amplo espaço interno
O grande destaque do Honda Accord continua sendo seu amplo espaço interno, com quase 5 metros de comprimento (4,97 m) e distância entre eixos de 2.83 metros há espaço de sobra no sedan, principalmente no porta-malas que acomoda amplos 574 litros, o porta malas do Accord é maior até mesmo do que modelos premium como Mercedes Classe E e BMW Série 5. Porém vale comentar que, o espaço interno fica na média dos rivais, o BMW Série 3 (R$ 320.950), inclusive tem distância entre eixos 2 cm maior que o Accord.
Motor híbrido e:HEV
Não é uma novidade que o Honda Accord tem sistema híbrido eHEV, desde 2021 esta motorização é a única presente no sedan no Brasil, mas nesta nova geração o sedan ganhou um sistema mais eficiente, o motor 2.0 a gasolina de 146 cv de potência agora tem injeção direta de combustível, com isso ficou mais econômico e tem melhor desempenho, o torque subiu de 17,8 kgfm para 19,2 kgfm. O conjunto híbrido do Accord é completado pelo potente motor elétrico de 183 cv e 31 kgfm de torque, o sistema elétrico usa uma bateria de 1,05kWh.
Devido ao tipo de funcionamento do conjunto híbrido a potência combinada é de 207 cv. Há várias particularidade deste conjunto híbrido do eHEV da Honda, primeiramente, conta com dois motores posicionados de forma paralela, ambos conectados a caixa de câmbio especial chamada de eCVT. Além disso, o Accord 2024 é movido pelo motor elétrico a maior parte do tempo, sendo que o motor a gasolina entra em ação apenas para carregar as baterias do motor elétrico, ou quando é exigido mais potência extra, como em acelerações, ultrapassagens e subidas de ladeiras, por exemplo.
São três modos de condução no novo Accord:
“EV”: na qual o carro é movido apenas pelo sistema motor elétrico.
“Híbrido”: na qual os dois motores funcionam ao mesmo tempo, porém o carro ainda é movido apenas pelo motor elétrico e o motor a gasolina fornece energia para o motor elétrico.
“Motor”: Neste modo o motor a gasolina é responsável por fazer as rodas girarem.
Importante falar que, o próprio sistema híbrido decide de forma automática qual modo utilizar, tendo como base parâmetros como posição do acelerador, desnível do terreno e nível de energia das baterias. Sendo que o motorista pode escolher entre Econ, Normal, Sport, Individual e Sport. Em cada um destes modos é alterado o tempo de trocas de marcha, peso do volante e resposta do acelerador.
Consumo do Honda Accord 2024
O consumo do Accord híbrido impressiona, de acordo com dados do Inmetro o sedan consegue fazer 17,8 km/l na cidade e 16,1 km/l na estrada.
Cores do Honda Accord
No Brasil o novo Accord terá apenas três opções de pinturas, apenas os tradicionais, branco, preto e prata.
Accord vai continuar sendo raridade no Brasil
Infelizmente, o Honda Accord vai continuar sendo uma raridade nas ruas brasileiras, o preço super elevado, a falta de um apelo emocional maior – afinal o preço de R$ 330 mil no Brasil já coloca o sedan em um patamar de carro de luxo, fatores que devem contribuir para que o sedan da Honda continue vendendo poucas unidades no país. Bem diferente dos Estados Unidos, onde o Accord é tido como um carro popular, comprado pela classe média, já que parte de US$ 27.890 dólares (R$ 142.800), praticamente o mesmo preço do Honda City Touring aqui no Brasil.
Não custa lembrar que o rival Toyota Camry, já saiu de linha novamente no Brasil, o modelo que era vendido em versão única por R$ 340.000, já não aparece no site da Toyota.
Fonte e maiores informações: Honda.com.br
Uma resposta