Os dias da JAC Motors no Brasil estão complicados. A filial brasileira, capitaneada pelo empresário Sergio Habib, vive momentos difíceis, com vendas praticamente zeradas. O principal carro da marca atualmente é o elétrico e-JS1, um modelo que, de janeiro até setembro de 2023, emplacou apenas 349 unidades. Vale lembrar que este é o carro mais vendido da marca. Na tentativa de melhorar a sua situação, a JAC está reduzindo (novamente) o preço do e-JS1. Esta é a terceira redução de preços em menos de três meses. Inicialmente, o veículo custava R$ 149.900, baixou para R$ 135.900 e agora será vendido por R$ 126.900.
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Conjunto mecânico do e-JS1
O conjunto elétrico do JAC e-JS1 é composto por um motor elétrico dianteiro com 62 cv de potência e 15 kgfm de torque, alimentado por um pack de baterias de LFP com capacidade de 30,2 kWh.
É importante ressaltar que, nos dias atuais, este é um conjunto mecânico bastante modesto. Ele permite ao compacto e-JS1 percorrer 161 km com uma carga completa de acordo com o padrão de medição do Inmetro PBEV. Lembrando que, por R$ 26.000 a mais, o queridinho da categoria, o BYD Dolphin, já oferece autonomia para rodar 293 km, quase o dobro do JAC, além de ser maior, mais equipado e ter 33 cv a mais de potência. Enquanto o Chery i-Car, embora menor que o JAC, é R$ 5 mil mais barato e tem uma autonomia maior, roda 197 km.
O desempenho do JAC e-JS1 agrada na aceleração, com 0 a 100 km/h em 10,7 segundos, superando por pouco o BYD Dolphin (0 a 100 km/h em 10,9 segundos) e superando com folga o i-Car da Chery (12,8 segundos). No entanto, o JAC decepciona na velocidade máxima, limitada a apenas 105 km/h, o que torna até perigoso para aqueles que planejam pegar estradas com o e-JS1.
Tempo de recarga do JAC e-JS1…
O tempo de recarga fica na média de outros modelos. Vale ressaltar que o JAC e-JS1 já aceita carregamento rápido com corrente direta DC, o que permite obter de 20% até 80% da carga em apenas 1 hora. Usando um wallbox caseiro, são necessárias cerca de 7 horas para obter uma carga completa. No entanto, sem o wallbox, em uma tomada 220v em casa, são necessárias mais de 11 horas para a carga total.
Dimensões do JAC e-JS1
As dimensões do JAC e-JS1 foram pensadas para o uso urbano, ou seja, é um carro compacto, medindo 3,65 m de comprimento, 1,67 m de largura e 1,54 m de altura, com uma distância entre eixos de 2,39 m. Podemos dizer que o JAC tem o mesmo porte, embora um pouco menor, em comparação com o Renault Kwid (a distância entre eixos do Kwid é 3 cm maior).
O espaço interno está dentro da média esperada para um carro deste porte. Um ponto positivo é que o JAC leva 5 ocupantes, enquanto o rival Chery iCar tem apenas 4 lugares.
No entanto, o JAC e-JS1 decepciona em relação ao espaço do porta-malas, que tem apenas 121 litros, superando o iCar da Chery, mas perdendo feio para outros compactos, como o Fiat Mobi, que oferece 200 litros e Renault Kwid 293 litros.
Interior do JAC e-JS1 agrada
A cabine do JAC e-JS1 agrada. O acabamento é de bom nível para um carro de entrada, com diferentes tipos de plásticos nos revestimentos e combinações de cores. Os bancos também têm bom acabamento, e o desenho do console central flutuante é bastante moderno. Note que não há alavanca de câmbio, como se trata de um carro elétrico, há apenas uma única marcha, além da ré e do ponto morto, selecionados por uma alavanca atrás do volante.
O desenho do painel é bonito, com destaque para o painel digital e o sistema multimídia. Infelizmente, seguindo o padrão atual das cabines minimalistas, não há botões físicos na cabine do JAC e-JS1, e praticamente tudo é controlado pela tela da central multimídia, inclusive o ar-condicionado.
Muito bem equipado…
Apesar de alguns deslizes, como a falta de airbags laterais, a lista de equipamentos do JAC é interessante. O modelo de R$ 126.900 vem com um sistema multimídia com tela de 10,25 polegadas, painel digital, ar-condicionado digital automático, sistema de partida por botão e abertura e travamento das portas por aproximação, volante multifuncional em couro com ajuste de altura e profundidade, freio de estacionamento eletrônico com função Auto Hold, sensor de estacionamento traseiro, câmera de ré, faróis Full LED com luzes DRL de condução diurna, piloto automático, direção elétrica, e controles de tração e estabilidade.
Vai vender bem?
Nada melhor do que a concorrência para fazer as montadoras oferecerem produtos mais competitivos ao consumidor. A chegada do BYD Dolphin e agora do GWM Ora 3 GT criaram um novo patamar de veículos elétricos no Brasil. Até então, os veículos elétricos mais baratos no país custavam não menos do que R$ 150 mil. Agora, já temos carros 100% elétricos na faixa dos R$ 120.000, e acreditamos que isso é apenas o começo, os preços devem cair ainda mais.
A JAC acredita que a redução no preço do e-JS1 possa aumentar a procura pelo seu veículo elétrico em cerca de 20% a 30%. De fato, de agosto para setembro, quando a JAC promoveu a primeira redução, baixando o preço deste modelo de R$ 149.900 para R$ 136.000, as vendas mensais do e-JS1 saltaram de 32 para 57 unidades mensais.
Fonte e maiores informações acesse: JACMotors.com.br
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