A Seres é mais uma montadora chinesa que quer vender elétricos para os brasileiros, o primeiro modelo deles ao estrear por aqui é o SUV Seres 3 que tem o mesmo porte do Jeep Compass, tendo como diferencial a motorização 100% elétrica. Antes de conhecermos o carro em detalhes, vale comentar que este SUV chegou ao mercado em julho com preço tabelado em R$ 240 mil, porém, como não teve muita procura, a Seres já baixou o preço para deixa-lo mais competitivo, hoje o Seres 3 aparece no site da marca por R$ 199.900, uma redução de R$ 40 mil em relação ao valor original, tornando este o SUV 100% elétrico mais barato do Brasil, mas será que vale a pena?
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Já ouviu falar da Seres?
Por mais que goste e entenda de carros, provavelmente você nunca ouviu falar sobre a marca Seres. Mas não pense que seus conhecimentos sobre carros estão desatualizados, realmente, pouca gente tinha ouvido falar desta fabricante até então, inclusive na própria China eles são pequenos e novatos. Vamos explicar melhor, a Seres foi fundada em janeiro de 2016 com o nome de SF Motors e é bom deixar claro, ao contrário de gigantes chinesas como Chery, BYD e Great Wall, a Seres ainda é uma espécie de startup, com sede no vale do Silício na California, porém que produz seus veículos na China em parceria com a Dongfeng.
Sendo que o primeiro carro da Seres, o SUV SF5, foi mostrado ao mundo em março de 2018 e só começou a ser produzido em 2020, rebatizado posteriormente como Seres 5 este modelo também já está à venda no Brasil pelo preço de R$ 394.000. Os veículos da marca Seres contam com componentes eletrônicos produzidos pela renomada fabricante chinesa Huawei, inclusive, a Seres não tem concessionárias na China, seus modelos são vendidos apenas online ou nas lojas da Huawei, sim, isso mesmo, junto com smartphones, roteadores e fones de ouvido.
Venda apenas online ?
No Brasil também a Seres vai repetir esta estratégia de vendas online, algo que realmente não sebemos se será dará certo por aqui, já que ao contrário de comprar um smartphone via Ali Express, comprar um carro no Brasil é algo muito mais complexo e delicado, afinal, não é todo dia que você sai de casa disposto a gastar R$ 200 mil em um veículo.
Para tentar minimizar a desconfiança de não ter concessionárias físicas espalhadas pelo país, a Seres vai fazer parcerias para expor seus veículos, já há parcerias firmadas com lojas no sul e em Brasília. Porém, por enquanto, só existe um único showroom aberto, localizado na sede da empresa em Alphaville, Barueri, além de um centro de serviços na Mooca em São Paulo.
Concessionária da Seres em São Paulo
Calma. Parece que a Seres entendeu o recado em seus primeiros meses de atuação no Brasil, o fato de não ter showrooms é algo muito negativo para uma marca recém criada, por isso, eles já iniciaram a construção de uma concessionária própria na famosa avenida Europa, em São Paulo, esta será a primeira – não sebemos se a única, loja física própria da marca. Além disso, também farão parcerias com as oficinas da Porto Seguro em todo o Brasil, para oferecer serviços de reparo e manutenção nos veículos.
Dimensões do Seres 3
Feita a necessária apresentação da marca e sua estratégia de mercado, vamos conhecer os detalhes do Seres 3. Trata-se de um SUV de 4.38 m de comprimento, 1.85 m de largura e 1.65 m de altura, tendo distância entre eixos de 2,66 metros, dimensões “quase” similares as do Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e VW Taos. Porém, apesar de ter um espaço interno razoavel, o porta-malas do Seres 3 é pequeno, tendo apenas 318 litros, tamanho similar ao do Jeep Renegade (320 litros). Não precisamos dizer que o Seres 3 (R$ 199.000) é muito menor em comparação a modelos como GWM Haval H6 (R$ 214.000) ou Chery Tiggo 8 (R$ 230.000).
Design…
O desenho do Seres 3 não agrada tanto, principalmente se comparado a outros SUVs elétricos atuais vindos da China, que são muito mais originais e modernos, tendo estes o visual como um fator extra para conquistar clientes. No caso do Seres 3, o modelo tem design um tanto genérico, na real, a impressão é que este é um modelo já antigo e não um lançamento de 2023. Alías, isso não é apenas uma impressão, na verdade, a carroceria do Seres 3 não é necessáriamente nova ou exclusiva, este modelo é baseado em um SUV chines chamado Fengon 500, lançado em 2019 pela Dongfeng e que usava originalmente motor a gasolina, esta versão elétrica da Seres tem visual modificado e, vale apena comentar, a versão original é mais interessante (foto abaixo).
Este estilo mais “datado” também se deve pelos faróis, que são grandes e não tem LED, isso mesmo, em pleno 2023 a Seres quer vender um SUV elétrico no Brasil por R$ 200 mil dotado de faróis comuns com luzes halógenas. Outro ponto polêmico no visual é a grade frontal, como não é necessária uma abertura frontal de ar para refrigar o motor – existente no modelo original, a Seres teve que adaptar uma grade enorme em plástico preto brilhante com detalhes em azul, o que não combinou muito com o resto do conjunto.
Nas laterais há vincos marcantes que passam mais de esportividade ao SUV, destaque para o desenho das janelas com uma espécie de elevação na parte traseira e o estilo mais baixo e curvo do teto, ele é quase um SUV coupé, o que é bem legal. Podemos dizer que visto de traseira o modelo também agrada, há lanternas bem desenhadas, dotadas de iluminação em LED com lanterna, setas e luzes de freio em LED dinâmicos.
Um erro de projeto na traseira que pode incomodar muita gente, é a tampa do porta malas que avança sobre o para-choque, ou seja, a tampa fica no mesmo plano em que o para-choque, com isso, aquelas encostadas leves, bastante comuns ao manobrar em garagens por exemplo, pode sair muito caro, já que há grande chance de amassar a tampa do porta-malas em batidas leves.
Interior do Seres 3 agrada…
Apesar de faltar soluções melhores no visual, o interior do Seres 3 agrada, novamente, apesar de não ser tão moderno como os rivais, a cabine deste SUV tem desenho de bom gosto e um ótimo acabamento, painel e portas são revestidos em material softouch e couro, podemos dizer que a cabine do Seres 3 supera com folga modelos conhecidos do nosso mercado nacional como o Toyota Corolla Cross, que abusam de plástico duro.
Além disso, a cabine do Seres 3 tem soluções inteligentes e muito bem vindas, como o decansa braço central entre os bancos dianteiros com interior ajustável, porta copos e um espaço bastante generoso, há ainda piso plano no assoalho traseiro, saída de ar condicionado e descansa braço central para quem viaja atrás. Items que não existem em SUVs rivais como o Honda ZR-V.
Lista de equipamentos do Seres 3 é recheada
Outro ponto positivo do SUV elétrico mais barato do Brasil é sua lista de equipamentos que, pelo preço que custa R$ 199.990, entrega muito mais que os rivais, por exemplo, o Seres 3 vem de fábrica equipado com teto solar panorâmico, item inexistente no Corolla Cross Hybrid e que só está presente em rivais como Jeep Compass e VW Taos nas suas versões mais caras que custam na faixa dos R$ 220 mil, a única exceção é o Tiggo 7 Pro Max que tem teto panorâmico por R$ 179.900.
De série no Seres 3 há sistema multimídia com tela de 10,25 polegadas e painel digital configurável também com 10 polegadas – vale comentar que a multimídia só tem conexão sem fio com Apple CarPlay, quem tem smartphone Android só conecta usando cabo.
Há ainda de série sistema de câmeras 360 graus, sistema de navegação GPS nativo na multimidia que funciona sem precisar do celular ou internet, retrovisores elétricos com sistema e aquecimento e rebatimento automático ao travar o carro, rodas em liga leve aro 18 com pneus 225/55 R18, três modos de condução: Comfort, ECO e Sport, seis airbags, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, chave inteligente com abertura das portas por aproximação e partida do motor por botão, carregador wireless para smartphones.
A lista de equipamentos continua com alerta de colisão frontal, alerta de saída de faixa, detector de pontos cegos, piloto automático comum não ACC, gravador de direção, ar-condicionado digital automático – não é dual zone, sistema de aquecimento para os bancos dianteiros, banco do motorista e do passageiro com ajustes elétricos, para-brisa com sistema desembaçador, volante com ajuste de altura – não há regulagem de profundidade, retrovisor interno eletrocrômico, sistema que permite compartilhar a energia elétrica do carro, além de controles de tração, estabilidade, auxílio para subidas e controle automático para descidas, freio a disco nas quatro rodas, freio de estacionanto eletrônico por botão e câmbio de acionamento eletrônico por botão giratório no console.
Motor elétrico e desempenho do Seres 3
Sem dúvidas o grande destaque e apelo do Seres 3 é sua motorização 100% movida a eletricidade, posicionado na dianteira, este bloco desenvolve 163 cv de potência e 30 kgfm de torque. Podemos dizer que é um conjunto ok pelo preço cobrado, hoje um Toyota Corolla Cross Hybrid sai por R$ 210.000 e oferece apenas 126 cv. Por outro lado, acrescentando R$ 30 mil a mais, o comprador já pode levar o também 100% elétrico BYD Yuan Plus com 204 cv, ou seja, o Seres fica no meio termo.
Voltando ao Seres 3, a tração é dianteira 4×2 e o câmbio tem apenas uma única marcha a frente, é uma transmissão eletrônica própria para carros elétricos, o desempenho anunciado é ok pelo porte do carro, 0 a 100 km/h em 8,9 segundos e velocidade máxima de 160 km/h, ficando na média de outros SUVs desta categoria e porte com motor a combustão, não custa lembrar que temos aqui um modelo muito mais pesado que os rivais, devido ao peso extra das baterias que ficam embaixo do assoalho central.
Por falar nas baterias, o Seres 3 usa baterias feitas de lítio, com capacidade de 52.7 kWh, é uma boa marca, porém, a autonomia do Seres 3 é inferior a de outros SUVs elétricos.
Autonomia do Seres 3
A autonomia é baixa, são apenas 210 km de acordo com o padrão do PBEV do Inmetro, que alías é bastante rigoroso, de acordo com outros padrões de medição usados no exterior o Seres 3 roda 400 km no NDC (chinês) e 300 km no WLPT padrão europeu. Fato é que, com a carga cheia o computador de bordo mostra capacidade para rodar 300 km com uma carga, só pra gente se situar, não custa lembrar que o rival 100% elétrico BYD Yuan roda 293 km neste mesmo padrão brasileiro PBEV do Inmetro.
Tempo de recarga
O Seres 3 já aceita sistema de carregamento rápido com corrente direta DC (50kW), neste caso, são necessários 38 minutos para obter de 20% até 80% da carga. Caso o dono opte por carregar o carro em casa, usando um wallbox (6,6 kW), são necessárias 8 horas.
Carregador portátil gratís
Um ponto positivo é que a Seres 3 enviará gratís com carro um carregador portátil de 3.3 kW, além de fornecer um wallbox de 7Kw por um ano.
Garantia de 8 anos, mas há um porém…
Como se trata de uma marca nova, inclusive no mundo, a Seres dará garantia de 8 anos para o motor, bateria e os controladores elétricos, mas há uma pegadinha aqui, esta garantia é limitada em 120 mil km. Outro ponto duvidoso é que o carro em si tem garantia de apenas 4 anos ou 100 mil km.
A rival BYD por exemplo, oferece garantia de 8 anos ou 200 mil km para os sistemas elétricos, sendo que as baterias têm garantia de 8 anos sem limite de quilometragem e o carro em sí tem garantia de 5 anos ou 200 mil km.
Vale a pena comprar um Seres 3 ?
Quando foi lançado no mês de julho, com preço de R$ 240.000, realmente era dificil justificar ou recomendar a compra do Seres 3, porém agora custando R$ 199.990, este novato SUV chinês acaba tendo um custo benefício até interessante. Afinal, estamos falando de um SUV 100% elétrico, bem equipado, com interior de bom acabamento, espaço interno legal e que custa mais barato que muitos rivais a gasolina.
Hoje, outubro de 2023, um Toyota Corolla Cross híbrido de 122 cv, sai por R$ 210.000 e vale lembrar não tem o mesmo nível em equipamentos do Seres 3. Por R$ 199.990 você pode comprar ainda um Kia Niro, porém, o modelo da Kia, assim como o Corolla, é apenas um híbrido HEV e não um carro elétrico, ou seja, você não pode carrega-lo na tomada, em outras palavras, não pode andar se não tiver gasolina no tanque.
Por R$ 189.990, você pode comprar um Hyundai Kona Eletric, mas apesar de custar R$ 10.000 mais barato que o Seres 3, o crossover elétrico da Hyundai é 18 cm menor e tem distância entre eixos 6 cm inferior, podemos dizer que neste caso, é a mesma coisa que compararmos o Jeep Compass com o Jeep Renegade.
No mesmo porte do Seres 3, temos ainda o Peugeot e-2008, porém que custa salgados R$ 259.000 e o BYD Yuan Plus, que talvez ofereça o melhor conjunto entre os SUVs 100% elétricos do Brasil, custando hoje R$ 229.990, ou seja, são R$ 30 mil adicionais em relação ao Seres 3, podemos citar ainda o Volvo EX30, que nem chegou ainda de fato ao nosso mercado, mas já está fazendo muito sucesso por aqui, com preços a partir de R$ 219.990, é um caro super confiável e mais potente, porém o Volvo por este valor não é muito equipado, completo o modelo suéco salta para R$ 279.000.
Porém, vendo o copo meio vazio, o fato da Seres ser uma marca nova, completamente desconhecida a nível mundial e que não terá concessionárias físicas no Brasil assusta, devendo ser este um ponto negativo levado em consideração, apesar da Tesla também aplicar este modelo de negócio, a coisa na Seres complica bastante quando levamos em conta que se trata de uma marca que lançou seu primeiro carro em 2019. Vale acrescentar isso não pela venda em si, mas principalmente pela oferta de peças de reposição e mão de obra especializada. Só para citar a rival BYD, que chegou ao Brasil em março, já conta com 24 concessionárias abertas.
Apesar de ter qualidades, como o interior, nível de construção e o conjunto 100% elétrico, falta talvez aquele apelo maior que faria o consumidor brasileiro a investir o seu suado dinheiro em um produto desta forma. Observamos duas possíveis soluções, ou a fabricante reduz ainda mais o valor do Seres 3, talvez algo ai em torno dos R$ 170.000, o que deixaria o modelo em um patamar muito mais interessante, colocando o elétrico para brigar com SUVs mais baratos como Jeep Renegade ou Hyundai Creta, algo que impussiononária a divulgação da marca, ou a Seres terá que investir pesado em marketing e infraestrutura aqui no Brasil para ganhar a confiança do público local.
Maiores informações em: Driveseres.com.br