Apesar dos elétricos hoje já serem uma realidade, ainda se trata de uma tecnologia nova e com diversos pontos a evoluir, talvez o maior deles, alias a principal preocupação de quem pensa em comprar um carro deste tipo, é a autonomia limitada. Neste cenário, o BYD Song Plus surge como uma opção muito interessante no mercado, prometendo oferecer o melhor de dois mundos, pode rodar como um carro 100% elétrico na qual você carrega na tomada de casa, vai e volta do trabalho sem precisar usar combustível e, graças ao motor a gasolina também presente, consegue também fazer viagens longas, alcançando mais de 1.000 km de autonomia quando combinado o uso dos dois motores. O BYD Song Plus 2024 ainda agrada pelo espaço interno amplo, o visual moderno e a lista de equipamentos super recheada. O preço de R$ 229.800 não é barato, porém, se levarmos em conta o que este SUV entrega e o que há no mercado brasileiro por este preço, é um valor até que convidativo. Vamos conhecer os detalhes…
Índice desta matéria
Sucesso do BYD Song Plus…
Quando falamos na BYD, a maiorida lembra dos modelos 100% elétricos como o Dolphin, mas hoje no Brasil o Song Plus é o carro mais vendido da marca, emplacando de janeiro até outubro de 2023 um total de 4.266 unidades, podemos dizer que este número vai melhorar ainda mais, já que até setembro o BYD Song Plus era vendido por R$ 269.990, porém, no início de outubro a BYD anunciou uma redução de R$ 40.000 no preço do modelo, hoje vendido em versão única por R$ 229.800, o que fez as vendas aumentarem consideravelmente. Só para exemplificar, em outubro, o BYD Song Plus vendeu 1.100 unidades, superando modelos tradicionais no mercado nacional como o Honda City e Renault Sandero.
Conjunto plugin híbrido do Song Plus
Enquanto rivais como Toyota Corolla Cross Hybrid (126 cv R$ 210.000) e Haval H6 HEV (243 cv R$ 214.000) são híbridos do tipo normal, na qual, não podem ser recarregados na tomada e não têm um modo 100% elétrico, o BYD Song Plug por cerca de R$ 20.000 adicionais em relação a estes modelos já entrega a tecnologia “plug in”, ou seja, na qual é possivel conectar o carro na tomada e rodar até 53 km sem precisar de gasolina, o que é uma baita vantagem, atendendo desde pessoas que rodam pouco e vão poder dispensar de vez as idas aos postos de combustível, enquanto aqueles que rodam muito, poderão desfrutar de um carro com um consumo super baixo, fazendo até 35 km/l na cidade, sendo o Song Plus muito mais econômico que os rivais.
Vale comentar que o rival, Haval H6, tem também uma versão plugin híbrida (PHEV), porém que custa R$ 269.900, ou seja, são cerca de R$ 40 mil a mais em relação o Song Plus.
O BYD Song Plus tem um motor elétrico com 179 cv de potência e 31.6 kgfm de torque, que funciona em conjunto com um motor 1.5 aspirado a gasolina, com 110 cv de potência e 13,5 kgfm de torque. A potência combinada dos dois motores funcionando juntos fica em 235 cv.
São dois modos de condução: HEV (híbrido) ou EV (100% elétrico), sendo que em condição de uso normal, a maior parte do tempo o carro é empurrado apenas pelo motor elétrico, enquanto o propulsor a gasolina fica a cargo de gerar a energia elétrica, entrando em ação para mover o carro apenas quando necessária maior potência. A energia gerada pelo motor a gasolina é armazenada em um pack de baterias do tipo LFP “blade” com capacidade de 8,3 kWh. Como ambos os motores ficam na dianteira, a tração do Song é sempre 4×2 frontal.
Maior autonomia do mundo entre os híbrido…
A grande vantagem deste conjunto híbrido e o seu modo de funcionamento, é que ele consegue preservar ao máximo o uso da gasolina, com isso, a BYD anuncia que este é o SUV híbrido com maior autonomia no mundo, fazendo de acordo com o padrão de medição brasileiro PBEV, 1.074 km com tanque cheio, não custa lembrar que o Toyota Corolla Cross e o Haval H6 têm autonomia muito inferior, na faixa dos 700 km.
53 km no modo elétrico…
São necessárias apenas 3 horas de carregamento (AC potência máxima 3,3 kW) para obter a carga máxima das baterias, com isso o BYD Song Plus é capaz de andar 53 km no modo elétrico, ou seja, sem precisar de gasolina. Vale comentar que, as baterias do motor elétrico também são carregadas de forma automática pelo motor a gasolina e aproveitando a energia gerada pelos discos de freio durante as frenagens.
Consumo de até 35 km/l
O BYD Song Plus tem consumo impressionante, fazendo 35,6 km/l na cidade e 27,2 km/l na estrada. A razão desta super autonomia é que ao contrário de outros híbridos o BYD Song Plus consegue ser econômico tanto na cidadade quanto na estrada, lembrando que, modelos híbridos comuns como o Corolla Cross Hybrid e o Haval H6 HEV, são econômicos apenas na cidade, porém na estrada consomem até mais do que modelos não híbridos, exemplificando, o Corolla Cross híbrido faz no máximo 14,7 km/l na estrada, enquanto o Haval H6 no máximo 12.4 km/l em rodovias.
Desempenho
Os dados de desempenho do BYD Song Plus também agradam, a fabricante anuncia aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 8,5 segundos, uma marca muito boa para um veículo híbrido de 1700 kg, enquanto a velocidade máxima fica limitada em 170 km/h.
Interior e equipamentos do BYD Song Plus
Se apenas o fato de ser um híbrido super econômico não é um fator de escolha, outro ponto que chama atenção no BYD Song Plus é seu interior e a lista de equipamentos recheada.
A cabine do BYD Song Plus tem um acabamento refinado e luxuoso, o desenho do painel é moderno e menos polêmico em relação a outros elétricos chineses, é uma cabine sóbria e muito bem construída, o painel tem revestimento em couro com detalhes em alumínio, além de iluminação ambiente em LED configurável com 31 opções de cores, o modelo vem de série com teto panorâmico em vidro.
O console central, revestido em couro, conta com um amplo porta-objetos na parte inferior e uma estilosa alavanca de câmbio do tipo joystick (foto acima). Podemos ainda citar a central multimídia com tela de 12.8 polegadas e o sistema elétrico de rotação, ou seja, é possível usar a multimídia na posição horizontal ou vertical.
Chama atenção também o desenho esportivo e o bom acabamento dos bancos do BYD Song, que passam uma sensação muito boa de luxo e sofisticação. As portas tem também bom acabamento, são inteiramente revestidas em material softtouch, inclusive as traseiras, algo raro hoje em dia.
Além do acabamento em um nível superior a outros SUVs deste valor, chama atenção a boa lista de equipamentos do BYD Song Plus, de série o modelo se diferencia por vir com teto solar panorâmico em vidro que cobre até o banco traseiro, piloto automático adaptativo ACC com função Stop and Go que acompanha o fluxo do transito de forma automática, faróis e lanternas Full LED com luzes dinâmicas, farol alto que não ofusca os outros motoristas, painel digital configurável de 12 polegadas, sistema multimídia com tela de 12.8 polegadas, bancos elétricos dianteiros com sistema de aquecimento e ventilação, ar-condicionado dual zone automático com saída para o banco traseiro, banco traseiro com escosto reclinável, sistema de som premium Dirac, carregador wireless para smartphones, três modos de condução: Normal, Sport e ECO, tampa do porta malas com sistema elétrico de abertura e fechamento, 4 tomadas USB, rodas grandes aro 19 com pneus 235/50 R19, freio a disco nas quatro rodas com sistema de recuperação da energia gerada pelos freios.
Há ainda sistema de câmeras 360 graus com visão aerea panorâmica 3D, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, monitoramento de pontos cegos, detecção de outros veículos ou ciclistas na hora de abrir as portas que funciona mesmo com o carro desligado, alerta de colisão frontal com frenagem automática de emergência, assistente de permanência na faixa de rolagem, alerta de saída de faixa, assistente de mudança de faixa, retrovisores externos com rebatimento automático e sistema elétrico para desembaçar, seis airbags, assistente de partida de rampas e assistente de descida, controle dinâmico do veículo, sistema anti-capotagem, monitoramento em tempo real da pressão dos pneus entre outros itens menores.
Bom espaço interno…
As dimensões do BYD Song Plus também são um diferencial deste modelo híbrido chinês, mede 4,70 m de comprimento por 1,89 m de largura e 1,68 m de altura, tendo distância entre-eixos bastante ampla com 2,76 m, com isso, o espaço interno, principalmente no banco traseiro do Song Plus é muito generoso, assim como no porta-malas que tem capacidade para 574 litros, sendo muito maior que os rivais. Comparando diretamente com o Jeep Compass, há uma diferença gritante nas dimensões, o BYD tem 30 cm a mais no comprimento e 11 cm a mais na distância entre-eixos, esta diferença nas medidas pode ser comprovada pelo tamanho do porta-malas 156 litros maior. Lembrando que estamos falando de carros que custam praticamente o mesmo valor, o Jeep Compass S 1.3 turbo flex hoje sai por salgados R$ 237.000.
Garantia do BYD Song Plus
Vale comentar sobre a garantia, assim como em outros modelos da BYD, o Song Plus tem 5 anos ou 200 mil quilometros, porém as baterias, que são as partes mais caras e complexas do sistema carro, têm garantia de 8 anos ou 200.000 km, o que da uma tranquilidade maior não só para o comprador, mas também para os futuros segundo ou terceiro donos, agregando também valor de revenda.
Rivais…
Por R$ 229.800 o BYD Song Plus se coloca em uma posição estratégica no mercado, sendo uma opção interessante frente a SUVs médios nacionais como o Jeep Compass (R$ 180.000 até R$ 345.000) e Toyota Corolla Cross (R$ 165.000 a R$ 210.070), além de uma opção mais barata em relação a outros híbridos mais luxuosos de marcas como Volvo, BMW e Audi, hoje custando acima dos R$ 300 mil.
Fonte e maiores informações: Bydcars.com.br