A Toyota já testa no Brasil o Yaris Cross, o SUV compacto será produzido no Brasil a partir de 2024 se posicionando abaixo do Corolla Cross, tendo preço estimado começando na faixa dos R$ 120 mil a R$ 130 mil, enfrentando modelos como VW T-Cross, Hyundai Creta e Chevrolet Tracker. Ainda é cedo para falar sobre os detalhes, mas o Yaris Cross promete marcar uma nova fase para a Toyota brasileira, ele trará ao país uma nova plataforma, além de motores mais eficientes, como o inédito 1.5 híbrido, que promete um baixíssimo consumo de combustível.
Acima o Toyota Yaris Cross rodando em testes no Brasil, flagra feito pelo Canal GT Autos Oficial (@canalgtautosoficial)
Índice desta matéria
Toyota Yaris Cross no Brasil será idêntico ao asiático
Primeiramente é importante falarmos que o Toyta Yaris Cross já está no Brasil rodando em testes desde junho, como é possível ver no flagra feito pelo @canalgtautosoficial, que também confirma que a nossa versão será similar ao modelo vendido na Ásia, lançado em 2022 e que é maior em relação a versão europeia apresentada em 2021. Isso também é estratégico, a intenção da Toyota é colocar o Yaris Cross para enfrentar SUVs compactos no Brasil, como o T-Cross da Volkswagen, o que ficaria difícil com a versão europeia que tem porte similar ao do Fiat Pulse e VW Nivus.
Nova plataforma DNGA também será usada pelo novo Yaris sedan
O Yaris Cross será o primeiro carro da Toyota brasileira a usar a nova plataforma DNGA, trata-se de uma base de baixo custo, desenvolvida pela Daihatsu, montadora que faz parte do grupo Toyota, produzindo modelos mais acessíveis para mercados emergentes. Não custa lembrar que, assim como acontece com o Yaris normal, que possui versão europeia e outra asiática, o mesmo acontece com o Yaris Cross, há a versão europeia (leia sobre ela aqui) feita sobre a plataforma TNGA a mesma do Corolla Cross, e o Yaris Cross brasileiro/asiático que usa a base DNGA, que também será empregada na nova geração do sedan Yaris brasileiro, a partir de 2025.
Importante falarmos que, apesar da plataforma ser mais simples e barata, o Yaris Cross brasileiro não ficará devendo em nada em qualidade de construção e tecnologias comparado ao modelo europeu, em alguns aspectos, até supera o Corolla Cross e o Yaris Cross europeu.
Dimensões do Toyota Yaris Cross brasileiro
O Toyota Yaris Cross brasileiro mede 4,31 m de comprimento por 1.77 m de largura e 1.61 m de altura, a distância entre-eixos é de 2,62 metros, ficando na média dos rivais da categoria (sendo 13 cm maior do que o Yaris Cross vendido na Europa). Destaque para o vão livre em relação ao solo que é de 21 cm, o modelo da Toyota promete ser um dos mais altos do segmento.
Porta malas é amplo
O porta malas do Yaris Cross também agrada, tendo 452 litros, sendo um dos maiores da categoria, maior inclusive do que o Tracker, Creta, T-Cross e Kicks, sendo também 60 litros maior em relação a versão europeia.
Design do Yaris Cross agrada
Visualmente a Toyota optou por não ousar ou fazer algo polêmico, podemos dizer que o Yaris Cross brasileiro tem um desenho moderno, equilibrado e agressivo, é aquele tipo de design que apesar de não trazer nada de muito novo ou radical, dificilmente irá desagradar o consumidor. O Yaris Cross 2024 é um misto de Corolla Cross com o RAV4, SUVs de enorme sucesso da Toyota.
Qual será o motor do Yaris Cross no Brasil?
Motor híbrido flex
Apesar de ainda não termos confirmação, tudo indica que no Brasil o Yaris Cross terá duas opções de motorizações, a principal será o inédito conjunto híbrido 1.5, 4 cilindros, flex, com potência combinada de 130 cv e 18,5 kgfm de torque. Prometendo consumo na casa dos 20 km/l na cidade.
Motor 1.5 aspirado
Enquanto as versões mais baratas do Yaris Cross nacional terão o motor 1.5, 4 cilindros, aspirado, sem o motor elétrico, com potência na casa dos 110 cv e 15 kgfm de torque, no caso, é o mesmo propulsor do Yaris hatch e sedan vendidos no Brasil atualmente. Tendo este bloco no SUV consumo de até 14 km/l na estrada.
Câmbio CVT
Em ambas as versões o câmbio será automático CVT capaz de simular de forma eletrônica sete velocidades, enquanto a tração será sempre 4×2 dianteira.
Interior do Toyota Yaris Cross brasileiro
O interior do Toyota Yaris Cross brasileiro seguirá o mesmo padrão do modelo vendido na Ásia, é uma cabine bonita, de visual moderno, boa construção e bom acabamento, sendo inclusive melhor acabado em relação ao Corolla Cross, o painel é revestido em material softouch, além de ter detalhes em plástico Black Piano e que imitam alumínio.
O acabamento das portas também chama a atenção, sendo um show a parte, com desenho envolvente, material softouch, apliques em plástico de alto brilho e luzes LED configuráveis, as colunas e o teto são pintados em preto, o que também ajuda a passar um ar mais sofisticado e caro a cabine do Yaris Cross 2024.
Equipamentos superam o Toyota Corolla Cross
Alias, chama a atenção a farta lista de equipamentos deste modelo, sendo inclusive a versão mais cara do Yaris Cross mais equipada em comparação ao nosso Corolla Cross, trazendo itens como teto solar panorâmico, freio de estacionamento eletrônico por botão e função Auto Hold, tampa do porta malas com sistema elétrico de abertura e fechamento, trazendo inclusive fechamento por gestos – basta passar o pé embaixo do para-choque que a tampa é aberta ou fechada, itens inexistentes no SUV maior da Toyota.
Há ainda sistema multimídia com tela de 10,1 polegadas, painel digital de 7 polegadas configurável, ar-condicionado automático digital, porém apenas com uma única zona de temperatura, carregador wireless para smartphones, retrovisores com rebatimento automático, rodas aro 17 ou 18, faróis Full LED com farol alto inteligente, lanternas traseiras em LED, banco do motorista com ajustes elétricos, três modos eletrônicos de condução: ECO, Normal e Power, além de iluminação ambiente em LED com várias opções de cores configuráveis através da tela da multimídia.
Destaque ainda para a versão mais completa e evoluída do pacote de segurança Toyota Safety Sense, pacote composto por piloto automático ACC, alerta de saída de faixa, auxílio para manter o carro dentro da faixa, sistema de câmeras 360 graus com visão aérea panorâmica, frenagem automática de emergência, alerta de partida do veículo a frente que avisa ao motorista quando o carro a frente começa a andar, freio inteligente que impede acelerações involuntárias – evitando por exemplo colisões em garagens na qual a pessoa se confunde com os pedais, farol alto com comutação automática, ou seja, ao detectar outro veículo vindo no sentido contrário o Yaris Cross abaixa o farol automaticamente, há também monitoramento de pontos cegos com alertas nos retrovisores e alerta de trafego cruzado traseiro. Alguns destes itens sequer existem no Corolla Cross.
Importante comentar que esta lista de equipamentos será exclusiva da versão mais cara, que acreditamos deva custar em torno dos R$ 160.000 a R$ 170.000, ou seja, não será nada barato, ficando na mesma faixa de mercado do Hyundai Creta Ultimate e Jeep Renegade S, hoje com valores acima dos R$ 170 mil.
Toyota Yaris Cross no Brasil quando chega?
O Toyota Yaris Cross 2024 será mais um membro da nova leva de SUVs compactos que chegará ao Brasil, prometendo incomodar a vida de modelos como Chevrolet Tracker, VW T-Cross, Jeep Renegade e Hyundai Creta, acreditamos que o lançamento do novo SUV da Toyota aconteça no final do primeiro semestre de 2024, como desde julho já há unidades do modelo rodando em testes, o lançamento deva acontecer entre abril ou maio de 2024.
Lembrando que entre janeiro e fevereiro de 2024 chegará ao mercado o inédito Citroën C3 Aircross que terá como destaque a opção de sete lugares, enquanto no final do ano, ou início de 2025, a Nissan lançará no Brasil uma geração completamente nova do Kicks, o modelo também deve ter versão híbrida, ou seja, para quem está pensando em comprar um SUV compacto, talve vale a pena esperar pelas novidades de 2024.
Investimento bilionário da Toyota no Brasil…
O Yaris Cross marcará uma nova fase da montadora japonesa no Brasil, a Toyota estão realizando um investimento de R$ 1.7 bilhões para a produção deste novo compacto híbrido flex no país, a fabricação deste novo modelo será localizada em Sorocaba, na mesma planta onde é montado o Corolla Cross, além disso, parte deste investimento será no desenvolvimento do inédito conjunto híbrido, que será montado na fabrica de Porto Feliz, lembrando que o Brasil será o único país do mundo a ter este conjunto 1.5 híbrido com capacidade para rodar também com etanol.
Uma resposta