*Atualizado em 23 de fevereiro 2023
Estamos presenciando uma nova era para a Citroën no Brasil, após lançar o novo C3 no passado, agora chegou a vez da estreia do inédito C3 Aircross. Este é o segundo membro desta nova família que aposta no custo benefício. O SUV promete agitar o mercado, tem qualidades como motor turbo de 130 cv em todas as versões, além da opção de sete lugares, algo inédito na categoria. O C3 Aicross tem preço partindo de R$ 109.990, porém não há milagres, para custar mais barato este Citroën abre mão de ter uma lista de equipamentos mais completa, mas e ai, será que vale a pena? Vamos conhecer em detalhes…
Índice desta matéria
Confira abaixo os preços do novo C3 Aircross
Novo Citroën Aircross Feel Turbo 200 AT: R$ 109.990
Novo Citroën Aircross Feel Turbo 200 AT 7 lugares: R$ 117.990
Novo Citroën Aircross Feel Pack Turbo 200 AT: R$ 119.990
Novo Citroën Aircross Feel Pack Turbo 200 AT 7 lugares: R$ 127.990
Novo Citroën Aircross Shine Turbo 200 AT: R$ 129.990
Novo Citroën Aircross Shine Turbo 200 AT 7 lugares: R$ 136.590
SUV feito para o Brasil…
Primeiramente é bom lembrarmos que o C3 Aircross não tem origem européia, ele foi desenvolvido em uma parceria da Citroën brasileira com a filial indiana. Sendo que a versão brasileira será exportada para diversos países da America Latina.
Outro ponto importante é que, este é um produto feito para atrair pelo custo benefício, ou seja, foi feito para custar barato, isso não quer dizer que o carro fica devendo qualidades, muito pelo contrário, há vários atrativos como o motor turbo de 130 cv e o câmbio CVT de série em todas as versões, porém, o fato de ser um carro custo-benefício entrega alguns deslizes, como o acabamento interno simplificado e a falta de tecnologias a bordo, que pode decepcionar clientes mais exigentes.
Fabricado no Rio de Janeiro
A produção do C3 Aircross ficará localizada em Porto Real, no Rio de Janeiro, contando com mais de 75% de seus componentes feitos nacionamente, o que promete ajudar a manter o custo das peças de reposição baixo. Vale lembrar que diversas partes mecânicas, inclusive o motor é o mesmo usado pela Fiat, o que torna a manutenção deste Citroën mais simples e barata.
O Brasil ao lado da Índia serão os únicos locais de produção deste modelo no mundo, sendo que as unidades feitas aqui serão exportadas para diversos países da América Latina, enquanto os modelos feitos na Índia serão destinados também para os mercados asiáticos.
Além do novo C3 e do C3 Aicross, no final de 2024 chegará ao mercado brasileiro o terceiro modelo desta nova família Citroën, um inédito sedan/crossover coupé, feito sobre esta mesma base CMP do C3, tendo também produção no RJ.
Dimensões do C3 Aircross – O maior SUV da categoria
Um dos destaques do novo Citroën C3 Aircross 2024 é seu espaço interno, o SUV mede 4,32 m de comprimento e tem entre-eixos de 2,67 metros, é o maior da categoria, o VW T-Cross, atual líder da categoria, tem carroceria 23 cm menor e distância entre-eixos 2 cm inferior. Esta vantagem no tamanho pode ser percebida pelo gigante porta-malas de 493 litros do C3 Aircross, contra 420 litros do T-Cross, já se compararmos com o Chevrolet Tracker, o C3 tem porta malas 100 litros maior. Com a segunda fileira de bancos rebatida o Aircross leva mais de 1000 litros de carga.
Não é exageiro dizermos que em espaço interno o C3 Aircross está em uma categoria superior entre os SUVs compactos. Isso não é exageiro, a distância entre-eixos e o porta-malas são maiores do que o de SUVs de categoria superior, como Toyota Corolla Cross e Jeep Compass.
Há alguns pontos curiosos na engenharia da Citroën para conseguir colocar 7 pessoas dentro do C3 Aircross. Na versão com sete lugares, a segunda feileira de bancos vem de fabrica avançada 10 cm para permitir quem viaja na terceira fileira ter espaço para os pés. Outro ponto é que na versão 7 lugares o estepe fica do lado de fora do carro, fixado embaixo do porta-malas, enquanto na versão de 5 lugares, o estepe é interno dentro do porta-malas.
C3 Aircross é o único com 7 lugares na categoria e o mais barato…
Hoje no mercado brasileiro carros com sete lugares são raridades, com exceção de SUVs de luxos e bem mais caros como o Toyota SW4, o único modelo acessível nesta configuração era a minivan Chevrolet Spin, sendo que o Citroën C3 Aircross será o único SUV compacto de sete lugares no país e o carro de 7 lugares mais barato do mercado (R$ 117.990), sendo que a Spin com 7 lugares hoje custa salgados R$ 136.750.
De acordo com a fabricante, os dois bancos extras no porta malas do C3 Aircross serão removiveis, graças a um mecanismo simples de acionamento é possível soltar cada um dos bancos, sendo eles bastante leves, cada assento pesa pouco mais de 8 kg. Esta facilidade permite configurar o carro para seis pessoas, ou mesmo preservar o espaço total do porta malas, deixando os bancos em casa quando não estão sendo usados.
Quem viaja nos bancos traseiros conta com saída de ar-condicionado própria através do teto, contando inclusive com regulagem de intensidade de 0 até 3, um sistema desenvolvido exclusivamente para este modelo, além de duas tomadas USB e porta copos nas laterais, porém nem tudo são flores, as janelas da terceira fileira de bancos são minusculas e apenas figurativas, tornando o espaço um pouco claustrofobico em viagens mais longas.
Destaque também para as enormes portas traseiras do Novo Aircross, elas tem 62 cm de vão livre, facilitando bastante o acesso aos bancos traseiros, principalmente para pessoas com mobilidade reduzida, outro ponto positivo é a grande quantidade de porta objetos espalhados pelo interior, totalizando 15 nichos.
Design do C3 Aicross agrada
O estilo do C3 Aircross agrada, apesar de ter elementos emprestados do C3 hatch, como o capô, faróis, para brisa e as portas dianteiras, a carroceria tem desenho completamente diferente. Chama atenção a imponente dianteira com a enorme grade de acabamento em preto brilhante e um para-choque de estilo esportivo, o teto é alto as caixas de rodas têm grande projeção para fora, conferindo um porte robusto e imponente ao novo Aircross 2024, a coluna traseira é larga, enquanto o vidro traseiro se integra com as pequenas janelas laterais, criando um efeito visual bem legal.
Na traseira chama atenção o estilo moderno das lanternas, ligadas por uma barra que imita fibra de carbono. As rodas são aro 17 na versão top de linha Shine e 16 nas opções de entrada Feel. A altura em relação ao solo é boa, sendo de 20 cm. Nas versões mais caras o teto é pintado em uma cor diferente do resto da carroceria, o que passa um pouco mais de sofisticação ao modelo que deve chamar atenção nas ruas.
Faróis são comuns
Nenhuma versão do modelo tem faróis Full LED, há apenas luzes DRL de condução diurna, o mesmo acontece com as lanternas, toda a iluminação do C3 Aircross é feita com lâmpadas comuns, halógenas, mais uma forma de baratear o modelo.
Motor turbo de 130 cv e câmbio CVT para todas as versões…
Todas as versões do C3 Aircross virão com motor Fiat Firefly, o 1.0 turbo T200, 3 cilindros, que desenvolve 125 cv com gasolina ou 130 cv com etanol, para um torque de 20,4 kgfm independente do combustível. O câmbio é sempre automático tipo CVT, que simula até sete velocidades, é o mesmo conjunto presente em modelos Fiat como Pulse, Fastback e na versão top da picape Strada. A tração do C3 Aircross é sempre 4×2 dianteira e os freios traseiros são a tambor.
Vale comentar que o C3 Aircross por R$ 109.990 será o SUV mais barato que você pode comprar no Brasil com motor turbo e câmbio automático.
Desempenho do C3 Aircross
Os dados com relação ao desempenho são muito bons, o C3 Aircross acelera de 0 a 100 km/h em 9,7 segundos e alcança os 191 km/h, superando o VW T-Cross 1.0 turbo que faz de 0 a 100 km/h em 10,1 segundos.
Consumo C3 Aircross não é bom
O consumo do C3 Aircross segundo o programa PBEV do Inmetro não agrada, faz com etanol apenas 7,4 km/l na cidade ou 8,6 km/l na estrada, enquanto com gasolina fica em 10,6 km/l na cidade e não passando dos 12 km/l na estrada, algo que até assusta, afinal estamos falando de um SUV com motor 1.0 3 cilindros. Só para termos uma base de comparação, o VW T-Cross 1.0 turbo faz até 14.4 km/l na estrada no mesmo teste de consumo do Inmetro.
A principio, pensamos que o consumo mais elevado fosse devido ao tamanho do carro (afinal o Aircross é maior que os rivais), porém para nossa surpresa a versão de entrada, com 5 lugares, tem apenas 1200 kg, um peso muito bom, o VW T-Cross Sense é 40 kg mais pesado e o Jeep Renegade pesa quase 200 kg a mais. Talvez seja a calibração do câmbio CVT responsável pelo alto consumo? Não sabemos.
Interior é onde o bicho pega, porém o preço justifica
O interior do Citroën C3 Aircross ao mesmo tempo que traz como destaque o ótimo espaço, também traz a tona os pontos mais questionáveis no modelo, aqui fica claro o motivo dele ser um carro mais barato. Infelizmente, o acabamento comparado aos rivais é muito mais simples, praticamente tudo é feito em plastico duro, nada de softouch, inclusive, não há sequer revestimento em tecido nas portas, o que complica bastante.
Outra solução que decepciona no interior são os comandos dos vidros traseiros em uma posição nada pratica, localizados na parte traseira do console central entre os bancos dianteiros, isso não é nenhuma solução de design, mas sim para a fabricante conseguir economizar na produção, já que os botões no console teoricamente deveriam permitir tanto ao motorista quanto aos passageiros compartilharem os mesmos botões, mas na pratica essa posição acaba complicando a vida de ambos, principalmente quanto estão 5 pessoas a bordo.
Em um carro basico como o hatch C3 que hoje custa R$ 70.000 isso até que é justificável, agora em um SUV que supera os R$ 130 mil é algo ruim, assim como é difícil justificar a ausência de airbags laterais e retrovisores elétricos na versão de entrada de R$ 110 mil, itens presentes apenas a partir da versão intermediária que custa R$ 120 mil.
C3 Aircross vem com multimídia e painel digital em todas as versões
Como pontos positivos, todas as versões do C3 Aircross têm central multimídia com tela de 10 polegadas de fábrica, além de painel digital de 7 polegadas configurável em TFT com seis opções visualizaçaõ de telas e duas opções de cores, é um painel inédito feito exclusivamente para este modelo. Para tentar quebrar a aparêcia simplista da cabine, pelo menos na versão mais cara, há um tipo diferente de plástico colorido no painel e enquanto os bancos tem revestimento em couro sintético em dois tons.
Faltam itens tecnológicos
Infelizmente não há nenhuma versão com recursos tecnológicos comuns nos SUVS de hoje em dia, como partida do motor por botão, sistema keyless, borboletas atrás do volante e carregador sem fio para smartphones, muito menos recursos de segurança como frenagem automática, câmeras 360 graus, detector de pontos cegos, piloto automático ACC ou teto solar.
C3 Aircross não pode ser comparado aos outros SUVs
Porém, pela enorme diferença nos preços, para sermos justos não podemos comparar o C3 Aircross diretamente com os outros SUVs populares no mercado como Hyundai Creta, Chevrolet Tracker e VW T-Cross, hoje em fevereiro de 2024, o Creta mais acessível parte de R$ 137.990 e o Chevrolet Tracker LT sai por R$ 138.040 e o T-Cross parte de R$ 142.000, isso falando de versões básicas de entrada destes modelos, sendo que as versões mais equipadas deles já superam os R$ 170.000. Lembrando que os valores do C3 Aircross partem de R$ 110.000 e vão até R$ 136.590.
Confira a lista de equipamentos completa de cada versão mais abaixo ao final deste post. Podemos dizer que a proposta aqui é fácil de ser entendida, o C3 Aircross aposta no bom conjunto mecânico e ótimo espaço interno, porém não há faz milagres, para conseguir ter preços mais baixos a Citroën teve que abrir mão dos equipamentos.
Vale a pena comprar o novo C3 Aircross 2024?
A resposta é sim, vale a pena comprar um C3 Aircross, porém com algumas ressalvas, a versão de R$ 110 mil já com motor turbo e câmbio automático tem um custo benefício embatível para quem esta com a grana curta para investir em um SUV, além disso, o fato deste modelo ter opção de sete lugares é algo muito interessante, sendo praticamente a única opção de SUV acessível para quem tem uma família maior no Brasil.
Podemos dizer que o C3 Aircross quer criar uma categoria inédita no mercado, ficando abaixo de modelos famosos como VW T-Cross, Hyundai Creta e Chevrolet Tracker que inegavelmente encareceram muito nos ultimos anos. Porém, se você faz questão de sofisticação e equipamentos, talvez se decepcione bastante ao visitar um C3 Aircross na concessionária, neste caso, talvez realmemte seja mais negócio investir mais R$ 20.000 e levar para casa um outro SUV mais equipado.
Novo SUV Citroën Aircross Feel Turbo 200 AT – R$ 109.990
– Motor Turbo 200 de até 130 cv
– Câmbio automático CVT de sete marchas, com trocas sequenciais e três modos de condução
– Citroën Connect Touchscreen de 10” com Android Auto e Apple Carplay sem fio com comandos no volante
– Três entradas USB, incluindo duas para a segunda fileira
– Monitoramento de pressão dos pneus
– Controle de estabilidade e tração com assistente de partida em rampa
– Luzes de condução diurna (DRL) com leds
– Seis alto-falantes
– Ar-condicionado
– Banco do motorista com regulagem de altura
– Vidros dianteiros e traseiros elétricos com função one touch
– Rodas de 16” com pneus 205/65
– Travas elétricas com acionamento por telecomando da chave
– Alarme
– Bocal do combustível com destravamento elétrico
– Barras longitudinais no teto
Opcionais:
– Pack Protection (Protetor de cárter + protetor de soleira)
– Pack Design (Embelezador da grade dianteira + protetor lateral de portas)
Novo SUV Citroën Aircross 7 Feel Turbo 200 AT – R$ 117.990
Todos os itens da versão Feel mais:
– Dois assentos na terceira fileira rebatíveis e removíveis
– Sistema de ventilação no teto
– Exclusivo logotipo 7 no porta-malas
Opcionais:
– Pack Protection (Protetor de cárter + protetor de soleira)
– Pack Design (Embelezador da grade dianteira + protetor lateral de portas)
Novo SUV Citroën Aircross Feel Pack Turbo 200 AT – R$ 119.990
Todos os itens da versão Feel mais:
– Sensor de estacionamento traseiro
– Rodas de liga-leve de 16” com pneus 205/65
– Airbags laterais
– Apoio de braço no banco do motorista
– Retrovisores elétricos
Opcionais:
– Pack Protection (Protetor de cárter + protetor de soleira)
– Pack Comfort (Faróis de neblina + câmera de ré)
– Pack Design (Embelezador da grade dianteira + protetor lateral de portas)
Novo SUV Citroën Aircross 7 Feel Pack Turbo 200 AT – R$ 127.990
Todos os itens da versão Feel mais:
– Dois assentos na terceira fileira rebatíveis e removíveis
– Sistema de ventilação no teto
– Exclusivo logotipo 7 no porta-malas
– Sensor de estacionamento traseiro
– Rodas de liga-leve de 16”
– Airbags laterais
– Apoio de braço no banco do motorista
– Retrovisores elétricos
Opcionais:
– Pack Protection (Protetor de cárter + protetor de soleira)
– Pack Comfort (Faróis de neblina + câmera de ré)
– Pack Design (Embelezador da grade dianteira + protetor lateral de portas)
Novo SUV Citroën Aircross Shine Turbo 200 AT – R$ 129.990
Todos os itens da versão Feel Pack mais:
– Teto bitom Preto Perla Nera
– Rodas de liga-leve de 17” e pneus 215/60
– Faróis de neblina
– Câmera de ré
– Bancos e volante com forração premium
– Controlador de velocidade com limitador integrado
– Skid plate frontal e traseiro
– Grade do radiador na cor preto brilhante
– Acabamento exclusivo traseiro na cor preto brilhante
Opcionais:
– Teto bitom Branco Banquise
– Pack Protection (Protetor de cárter + protetor de soleira)
– Pack Design (Embelezador da grade dianteira + protetor lateral de portas)
Novo SUV Citroën Aircross 7 Shine Turbo 200 AT – R$ 135.590
Todos os itens da versão Feel Pack mais:
– Teto bitom Preto Perla Nera
– Dois assentos na terceira fileira rebatíveis e removíveis
– Sistema de ventilação no teto
– 2 portas USB de recarga rápida para a terceira fileira
– Exclusivo logotipo 7 no porta-malas
– Rodas de liga-leve de 17” e pneus 215/60
– Faróis de neblina
– Câmera de ré
– Bancos e volante com forração premium
– Controlador de velocidade com limitador integrado
– Skid plate frontal e traseiro
– Grade do radiador na cor preto brilhante
– Acabamento exclusivo traseiro na cor preto brilhante
Opcionais:
– Teto bitom Branco Banquise
– Pack Protection (Protetor de cárter + protetor de soleira)
– Pack Design (Embelezador da grade dianteira + protetor lateral de portas)
Uma resposta