Começou a ser vendido na Europa o VW Golf 2025, conforme esperado, o hatch passou por um pequeno facelift, ganhando modificações na sua dianteira e no interior. O facelift também marca o aniversário de 50 anos do Golf, que sem duvida é um dos carros mais icônicos do mundo. Com as mudanças os preços do VW Golf na Europa encarreceram, agora o modelo parte de 27.180 euros, algo em torno de R$ 145.687, alta em torno de 10% em relação ao modelo 2024, o que afasta de vez qualquer possibilidade do hatch voltar ao Brasil.
Índice desta matéria
Golf mudou menos do que era esperado
Tradicionalmente a Volkswagen é uma montadora avessa a fazer grandes mudanças em seus carros, vide a nossa picape Saveiro que é praticamente a mesma no Brasil desde 2008. Quando se trata de um facelift e não de uma nova geração a montadora alemã é ainda mais econômica, então já era esperado que o Golf fosse mudar pouco, porém, as mudanças foram bem menos do que era esperado, lembrando que o Golf MK8 está no mercado desde 2019 (foto abaixo).
Na foto acima o modelo atual do Golf de oitava geração, lançado na Europa em 2019, compare as diferenças com o novo 2025:
As principais alterações no VW Golf 2025 estão na dianteira, o para-choque foi redesenhado ganhando uma aparência mais próxima a de lançamentos recentes da Volks como o Novo Passat e da Nova Tiguan, além disso, os faróis ficaram mais finos e contam com novas luzes LED de série em todas as versões.
A plástica visual é acompanhada de novos calçados para o Golf. Nas versões mais caras o hatch conta com novas rodas de liga leve aro 18 de visual esportivo e acabamento diamantado, na intermediária as rodas são aro 17 com aparência mais comum, enquanto na versão mais simples o hatch tem rodas em aço aro 15 com calotas em plástico, sim o Golf básico tem rodas de ferro.
Interior do Golf 2025 ficou mais tecnológico
No interior a grande novidade fica para a chegada da quarta geração do sistema multimídia MIB4, o equipamento que exibe suas funções em uma tela touch wide screen de 12.9 polegadas (nas versões mais caras) ou 10.4 nas mais simples, conta agora com respostas muito mais rápidas do que sua antecessora, além de novas funcionalidades, principalmente com relação a internet, como funções remotas, comandos por voz com inteligencia artificial e até acesso ao chat GPT.
A interface do quadro de instrumentos também foi toda atualizada, o condutor pode alternar entre a instrumentação “Clássica” (com mostradores redondos) ou “Progressiva” com aparência mais moderna, na qual é possível combinar as imagens do sistema de navegação com o velocímetro.
Além disso, o Golf 2025 estreia um inédito sistema com quatro câmeras ao redor do carro, que combinam suas imagens na tela do sistema multimídia, dando ao motorista uma visão panorâmica 360 graus ao redor do carro. Outra novidade é um sistema de estacionamento remoto, que permite estacionar o Golf através do smartphone com o condutor fora do carro, algo que geralmente é exclusivo de modelos mais caros, como os veículos da BMW.
Versões e preços do novo Golf 2025
Na pré-venda, que começou essa semana na Europa, o VW Golf 2025 estará disponível com quatro versões de acabamento: Golf, Golf Life, Golf Style e a top de linha Golf Edition 50, que marca o aniversário de 50 anos e conta com alguns acessórios exclusivos como as rodas de liga leve de 18 polegadas, farois auto ajustáveis do tipo Matrix LED HD, sistema keyless com funções remotas, teto solar panorâmico, multimídia de 12.9 polegadas, bancos em couro e diferentes modos de condução.
É importante comentarmos que a versão de entrada é relmente básica, tem faróis em LED comuns, rodas em aço aro 15, sistema multimídia mais simples, ar-condicionado manual, bancos em tecido e não tem recursos de segurança como piloto automático ACC.
Os preços do Golf 2025 parte de 27.180 euros (R$ 145.700) e vão até salgados 36.820 euros (R$ 196.870), na Edition 50. Lembrando que a Volkswagen ainda não divulgou os preços das versões esportivas GTI, GTE e R Line.
Motores do Golf 2025
De início o VW Golf 2025 estará disponível com quatro opções de motores, porém na pratica são apenas duas, o bloco 1.0L TSi e o 1.5L TSi, acontece que ambos serão oferecidos opcionalmente com um sistema híbrido leve de 48 volts que ajuda a reduzir o consumo de combustível.
A potência é a mesma seja com ou sem o sistema híbrido, são 110 CV no motor 1.0L ou 150 CV no 1.5L. Dependendo da versão escolhida o câmbio pode ser manual de seis marchas ou automático DSG de sete velocidades.
Em breve o Golf 2025 passará a estar disponível com motor 2.0L TDI diesel de 115 CV (seis velocidades manual) e 150 CV (câmbio automático DSG). Já a famosa versao 2.0L TSi a gasolina, presente no Golf GTI, estará disponível apenas em 2025, trazendo agora motor 2.0L turbo de 265 CV, 20 CV a mais do que no GTI anterior, essa força chega às rodas por meio de uma caixa DSG de sete velocidades.
Todas as motorizações do Golf 2025 receberão uma nova turbina com geometria variável VTG, enquanto as versões 4 cilindros, vêm com sistema que desativa 2 dos 4 cilindros do motor quando não é exigida a potência total, visando ajudar a economizar combustível.
Versões híbridas e elétricas do Golf
Por fim, há ainda as versões plug-in hybrid, apesar de não fazerem muito sucesso, combinam os motores turbo a gasolina com um sistema híbrido mais potente recarregável na tomada. Tendo como grande destaque a capacidade para rodar até 100 km no modo puramente elétrico sem precisar de gasolina no tanque, são elas: e-Hybrid de 204 cv e a GTE de 272 CV.
Golf é o Volkswagen mais vendido no mundo
Com mais de 37 milhões de unidades vendidas desde o seu lançamento em 1974 o VW Golf é sem duvida um dos carros mais bem sucedidos do mundo, sendo disparado o mais vendido na história da Volkswagen, superando com folga o saudoso Fusca que vendeu 24 milhões de unidades.
Hatchbacks devem sumir do mercado em breve
Porém, os dias de glória do Golf parece estar chegando ao fim, recentemente o hatch passou a perder espaço para os crossover e SUVs. No Brasil deixou a ser vendido devido em 2020 devido ao seu baixo volume de vendas.
Esta será a ultima geração do Golf?
A expectativa é de esta geração do Golf fique no mercado até 2027, após isso seu futuro é incerto. O CEO da Volkswagen Thomas Schäfer, já fez declarações afirmando que eles não sabem se darão continuidade ao Golf, segundo Schäfer, o custo para criar uma nova geração é elevado demais, e só seria justificável se o Golf fosse ficar no mercado por mais uns 7 ou 8 anos tendo boa procura, o que não é muito certo com o avanço dos SUVS na preferência dos consumidores. Outro problema para a continuação do Golf é o seu preço, com as evoluções que vêm sofrendo nos ultimos anos, o Golf ficou caro demais para sua categoria.
Fonte: Carscoops