A Hyundai apresentou o novo Tucson 2025, o SUV sofreu uma leve repaginada em seu visual, ganhou um interior totalmente novo, ficou mais sofisticado, equipado agora com um painel digital curvo integrado com a multimídia, além de ter ganho motores híbridos mais potentes de até 270 cv. A boa notícia para nós brasileiros é que são grandes a chances do Novo Tucson vir ao Brasil ainda este ano, após o acerto entre a Hyundai e a CAOA.
Índice desta matéria
Visual atualizado
Lançado em 2020 a atual geração do Tucson passa por seu primeiro facelift no modelo 2025, na dianteira o carro apresenta um novo conjunto de grade, faróis em LED e para-choque, assumindo um estilo mais agressivo e esportivo, além de um pouco menos polêmico em relação ao modelo original, que dividia opiniões.
Nas laterais as mudanças foram menores, há novas saias e novas rodas, enquanto na traseira mudou apenas o para-choque que ficou mais robusto e chamativo, além disso, as lanternas ganharam lentes escurecida nas versões mais caras.
Há ainda um novo acabamento com detalhes em Black Piano e novas opções de pintura para a carroceria, inclusive em dois tons e o interessante cinza fosco acentinado (foto acima).
Interior
Por dentro, o novo Tucson 2025 mudou por completo, o painel foi todo redesenhado, ganhou um desenho mais horizontal e com menos botões físicos. O acabamento também subiu de nível, a cabine agora é praticamente toda forrada em couro.
Destaque para o novo painel digital de 12 polegadas integrado com o sistema multimídia também com 12 polegadas, as duas telas são curvas, tem alta resolução e são unidas em uma moldura única em vidro, além de ter conexão com a internet e atualizações remotas via OTA, o carro também agora ficará conectado todo o tempo, possibilitando também serviços como localização em tempo real através do smartphone.
Também mudou o console central, que está mais alto, possui carregador wireless para smartphones e novos espaços para guardar objetos em sua parte inferior, um detalhe legal é que a alavanca de câmbio passou do console para atrás do volante.
Por falar no volante, ele também é novo, assim como os bancos e os vidros, sim, os vidros também mudaram, estão mais grossos e têm trantamento acústico para diminuir os ruídos.
Hyundai Tucson ficou mais seguro…
Agora o Tucson passou a contar com o sistema chamado Forward Attention Warning (FAW), que através de uma câmera interna, infravermelha, monitora os olhos do motorista para detectar se ele está com olhando para a frente, por exemplo, caso o motorista desmaie ou durma ao volante, o piloto automático inteligente aciona os freios, vai para o acostamento com segurança e liga o pisca alerta.
Há no Tucson recursos de segurança como piloto automático ACC, frenagem frontal automática, detector de pontos cegos, câmeras 360 graus, alerta de trafego cruzado traseiro e auxílio para manter o carro dentro da faixa na estrada.
Modo para transporte de bebes
As versões híbridas ganharam o interessante “Baby Mode” que promete deixar as acelerações mais suaves quando ativado, tornando as arrancadas menos sentida para os passageiros mais frageis como “bebes” ou até mesmo os “pets”.
Motores do Novo Tucson 2025
Na parte mecânica, o novo Tucson 2025 ganhou alguns upgrades nos seus motores que estão mais potentes, são três opções: híbrido, híbrido plugin ou apenas a gasolina.
A principal versão é o conjunto híbrido com motor 1.6 turbo combinado com um motor elétrico de 65 cv, totalizando bons 234 cv de potência.
A versão top de linha Tucson Plug-in Hybrid, tem este mesmo 1.6 turbo, porém combinado com um motor elétrico mais potente com 98 cv, totalizando 271 cv. Há ainda um pack com 13,8 kWh de baterias que podem ser recarregadas na tomada, com isso esta versão rodar apenas com o motor elétrico.
As versões híbridas têm câmbio automático de seis marchas e tração 4×4 integral HTRACK, com 4 modos de condução: Normal, Sport, Snow e My Drive (personalizavel).
Ainda como novidade as versões híbridas passam a ter diferentes níveis de freios renegerativos para permitir recarregar as baterias do motor com menor interferência na rolagem do carro.
Por fim, a versão mais barata do Tucson 2025 foi a única que não ficou mais potente, segue com o já antigo motor 2.5 aspirado a gasolina, com 187 cv de potência, tendo câmbio automático de oito marchas, além de tração 4×2 dianteira ou opcionalmente, 4×4.
Quando chega o novo Tucson?
Nos EUA, o novo Hyundai Tucson 2025 começará a ser vendido a partir de junho de 2024, enquanto aqui no Brasil a previsão é de que o modelo venha importado no final deste ano ou no início de 2025.
Fim da briga enter Hyundai e CAOA
Durante os últimos anos estava acontecendo uma dura briga entre a CAOA e Hyundai no Brasil. O motivo era a importação dos novos carros da marca.
A CAOA queria continuar com o contrato existente desde a decada de 1990, na qual eles tinham exclusividade para importar e vender os carros da Hyundai no país, porém, a Hyundai brasileira (HMB), que até então tinha direito apenas de vender os modelos produzidos lá em Piracicaba, ou seja, HB20 e Creta, queria ter possibilidade também de vender os carros importados da marca.
Este ímbrólio que demorou mais de 5 anos, chegou até a ir para a corte internacional de justiça, atrasando assim os lançamentos de novos carros “importados” da Hyundai no país.
Parece que a Hyundai e CAOA finalmente se intenderam, apesar do ganho na justiça ter sido em favor da CAOA, eles entraram em um acordo agora em 2024 e a Hyundai matriz ficará a cargo de toda a operação da marca no país.
Com isso a montadora já confirmou que trará três novos modelos importados ao Brasil, tudo indica que um deles será o Tucson, os dois outros ainda são mistérios, o mais provavel é que seja o SUV de grande porte Palisade, que já roda em testes no Brasil, e o terceiro modelo deve ser provavelmente o sedan Elantra, que já tem uma certa tradição e respeito no Brasil.