A Toyota apresentou o novo Corolla Cross 2025, o modelo recebeu uma atualização visual na dianteira e traseira, além de novos equipamentos como freio de estacionamento eletrônico por botão, novo painel digital e tampa do porta-malas com sistema elétrico de abertura e fechamento. O pacote de novidades do Corolla Cross 2025 também inclui melhorias no motor 2.0 flex que ficou mais econômico e novos recursos de segurança como um ACC mais eficiente. A boa noticia é que a Toyota mesmo com as novidades manteve os valores antigos, o SUV parte de R$ 164.990 e vai até R$ 210.990.
Índice desta matéria
Design do novo Corolla Cross 2025
Visualmente o novo Corolla Cross será reconhecido nas ruas pela grade frontal, agora integrada e pintada com o resto da dianteira, há diversos furos com tamanhos diferentes quem passam um efeito 3D de profundidade. O para-choque também foi redesenhado.
Nas versões mais caras: XRX Hybrid, GR-Sport e XRX, há ainda um novo farol de LED com luzes de maior alcance, que integram o farol alto e baixo, além de uma nova assinatura de LED e setas dinâmicas com movimento sequencial (foto acima).
Na traseira as lanternas mantiveram o mesmo desenho, porém trazem uma nova disposição de luzes em LED e novas lentes, que deixaram o Corolla Cross com um perfil mais agressivo. Por fim há novas rodas aro 18 a partir da versão intermediária.
Interior mais moderno e menos polêmico…
Na cabine do Corolla Cross 2025 a Toyota manteve o mesmo desenho do painel, porém, ouviu as reclamações dos clientes. Retirou do carro o polêmico freio de estacionamento manual por pedal – que só existia no Corolla Cross, adotando agora um freio de mão eletrônico com acionamento por botão no console central, tendo ainda função Auto Hold (foto abaixo).
Painel digital de 12 polegadas configurável
Além disso todas as versões a partir da XRE, passam a vir com painel digital de 12,3 polegadas configurável, com três tipos de layout configurável. Lembrando que até então, o Corolla Cross vinha com um pequeno e sem graça painel digital de apenas 7 polegadas, que agora será presente apenas na versão de entrada.
Há ainda de série carregador wireless para smartphones no console central.
Porta malas com abertura e fechamento por gesto
Outra novidade em termos de equipamentos, porém apenas para as versões mais caras: XRX, GR Sport e XRX Hybrid, é o porta malas com sistema elétrico de abertura e fechamento da tampa sem precisar da chave, agora é possível nesta versões abrir ou fechar a tampa passando o pé embaixo do para-choque traseiro, facilitando em muito a vida na hora de colocar cargas no bagageiro com as mãos ocupadas.
Acabamento melhorado
O acabamento do interior do Corolla Cross 2025 também melhorou, há novas forrações no teto, novos revestimentos nos bancos, além de novas cores para detalhes no painel, forrações das portas e console central.
Ainda na cabine, agora a iluminação ambiente em LED virá de série a partir da versão XRE.
Corolla Cross ficou mais seguro
A Toyota traz no Corolla Cross 2025 uma versão atualizada e mais eficiente do pacote de condução e segurança Toyota Safety Sense, o piloto automático ACC, que antes tinha funcionamento bastante limitado, agora funciona em todas as velocidades.
Frenagem automática de estacionamento
Também como novidade, há agora frenagem automática de estacionamento (PKSB) disponível apenas para as versões mais caras XRX, XRX Hybrid e GR-Sport, este sistema evita acelerações involuntárias dentro de garagens ou colisões na hora de estacionar em vagas apertadas.
Há ainda, segundo a Toyota, dois novos sensores de estacionamento dianteiros, porém não está claro se estes sensores são para todas as versões, ou apenas para as configurações equipadas com frenagem automátia de estacionamento.
Pacote Toyota Safety Sense
Assim como o piloto automático ACC de série em todas as versões, o pacote Safety Sense ainda agrega farol alto inteligente com comutação automática, sensor de colisão dianteira, com detecção de pedestres e ciclistas com frenagem automática, além de alerta de saída de faixa e auxílio para manter o carro dentro da faixa de rolagem.
Ainda faltam itens
Mas nem tudo são flores, o Toyota Safety Sense do Corolla brasileiro ainda é limitado em relação a outros modelos, não dispõe de recursos existentes em rivais, como alerta de trafego cruzado traseiro na hora de dar marcha ré, nem sistema de câmeras 360 graus.
Motor 2.0 ficou mais econômico
Por fim, o pacote de melhorias no Corolla Cross 2025 ainda engloba algumas atualizações no conjunto mecânico, as versões flex, equipadas com o motor 2.0 VVT-iE aspirado, que desenvolve até 175 cv de potência e 20,8 kgfm de torque, agora traz um novo sistema chamado ORVR (On Board Refueling Vapor Recovery) que retrabalha os gases do motor, diminuindo os níveis de poluição e também contribui para uma sutil redução no consumo de combustível.
Enquanto o Corolla Cross 2023 tinha consumo na estrada de até 13 km/l, este novo motor 2.0 atualizado faz 13.3 km/l na estrada (300 metros a mais por litro), enquanto que com etanol o consumo na estrada passou de 9 km/l para 9.3 km/l.
Confira os dados de consumo do Corolla Cross 2.0 flex:
Gasolina: 11,6 km/l na cidade / 13,3 km/l na estrada
Etanol: 8,2 km/l na cidade 9,3 km/l na estrada.
Motor híbrido não mudou
A versão híbrida, infelizmente, não recebeu qualquer mudança, não foi desta vez que a Toyota trouxe para o Brasil o conjunto híbrido 2.0 com potentes 197 cv existente na Europa e nos EUA.
Por aqui, em terras tupiniquins, o Corolla Cross 2025 segue com o bastante modesto 1.8 híbrido de 126 cv, composto pelo motor 1.8 VVTi 16v flex que rende 101 cv com etanol ou 98 cv com gasolina, para ambos os combustíveis são apenas 14,5 kgfm de torque. Este motor flex é combinado com dois pequenos motores elétricos (MG1 e MG2) que entregam mais 72 cv de potência e 16,6 kgfm de torque.
Consumo Corolla Cross híbrido 2025
De acordo com dados do PBEV do Inmetro, o consumo do Corolla Cross híbrido com etanol é de 12,5 km/l na cidade ou 10,1 km/l na estrada. Enquanto que com gasolina o modelo faz 17,7 km/l na cidade e 14,6 km/l na estrada. Lembrando que o consumo do híbrido é melhor na cidade devido ao uso maior do motor elétrico nesta tipo de rodagem.
Preços não mudaram com as melhorias
Apesar das melhorais, os preços do Toyota Corolla Cross 2025 não subiram, houve apenas um ligeiro aumento de cerca de R$ 1.5 mil na versão de entrada que passou de R$ 162.590 para R$ 164.990, porém as demais versões mantiveram os preços antigos, confira abaixo:
Preços do novo Toyota Corolla Cross 2025:
- Corolla Cross XR 2.0 flex R$ 164.990
- Corolla Cross XRE 2.0 flex R$ 178.590
- Corolla Cross XRX 2.0 flex R$ 191.790
- Corolla Cross GR-Sport 2.0 flex R$ 197.790
- Corolla Cross XRV Hybrid R$ 202.690
- Corolla Cross XRX Hybrid R$ 210.990
Ameaça chinesa:
Um dos motivos para esta “segurada” nos valores do Corolla Cross é o aumento das vendas dos rivais chineses, modelos como o Chery Tiggo 7 (R$ 139.990 a R$ 179.990), Haval H6 (R$ 214.000) e BYD Song Plus (R$ 229.990), estão vendendo muito bem e roubando compradores de SUVs como Jeep Compass e o Toyota Corolla Cross.
De janeiro até março de 2024 o Corolla Cross emplacou um total e 9.287 unidades, enquanto o BYD Song vendeu 4.870, o Haval H6 vendeu 3.843 e o CAOA Chery Tiggo 7 alcançou 2.854 exemplares.
Resumo das novidades Corolla 2025:
Design:
- Visual renovado, com grade frontal em estilo colmeia e novos faróis.
- Novas rodas de liga leve de 18”.
- Lanternas traseiras redesenhadas.
Interior:
- Novo painel digital de 12,3 polegadas.
- Freio de estacionamento eletrônico.
- Carregador de celular por indução (XRE, XRX, GR-SPORT e XRX Hybrid).
- Sistema elétrico de abertura e fechamento do porta-malas (XRX, GR-SPORT e XRX Hybrid).
- Novos acabamentos internos.
- Iluminação ambiente (XRE em diante).
- Ar-condicionado digital automático com saída traseira (XRX, GR-SPORT e XRX Hybrid).
- Banco do motorista com seis regulagens (XRX, GR-SPORT e XRX Hybrid).
- Banco do passageiro dianteiro com regulagem manual para quatro ajustes (XRE em diante).
Motorização:
- Híbrido flex: 1.8L VVT-i 16V de ciclo Atkinson flex + motores elétricos (72 cv) – 101 cv (etanol) / 98 cv (gasolina) e 14,5 kgfm de torque.
- Flex 2.0 Dynamic Force Dual VVT-iE 16V DOHC: 175 cv e 20,8 kgfm de torque.
- Transmissão Direct Shift CVT de 10 marchas simuladas.
- Híbrido flex: 14,6 km/l na estrada e 17,7 km/l na cidade (gasolina); 10,1 km/l na estrada e 12,5 km/l na cidade (etanol).
Segurança:
- Controle de Velocidade de Cruzeiro Adaptativo (ACC) para todas as velocidades.
- Suporte à frenagem de estacionamento (PKSB) (XRX Hybrid, GR-SPORT e XRX).
- Dois novos sensores dianteiros de estacionamento.
- Toyota Safety Sense (TSS) de série:
- Sistema de Pré-Colisão Frontal (PCS).
- Sistema de Assistência de Permanência de Faixa (LTA) com Alerta de Mudança de Faixa (LDA).
- Faróis altos automáticos (AHB).