A Nissan está lançando no Brasil o Novo Sentra 2025, o sedan chega com visual atualizado e mais equipado principalmente com relação a segurança. Serão apenas duas versões: Advance por R$ 156.390 e Exclusive por R$ 176.990. Com estas melhorias o Sentra ficou mais competitivo no mercado, ele é mais equipado em relação ao Corolla e custa mais barato, porém quem já comprou o sedan pode não gostar.
Índice desta matéria
Mudança podem irritar quem já comprou o Sentra
Não é de hoje que as novidades no mundo automotivo demoram bastante para chegar ao nosso país, o que pode causar alguns problemas como no caso do Nissan Sentra. A atual geração do sedan começou a ser produzida no México em julho de 2020, porém só chegou ao Brasil quase 3 anos depois, em março de 2023. Esta longa demora acabou tornando o carro precocemente desatualizado, sendo que em outubro de 2023 a Nissan já lançava na China uma versão renovada do sedan. Ou seja, quem comprou o Sentra no Brasil em seu lançamento em 2023, menos de um ano depois já tem um carro desatualizado na garagem, o que pode complicar na hora da revenda com relação a maior desvalorização.
Acima e abaixo a versão de entrada Advance do Nissan Sentra 2025
Design Nissan Sentra 2025
Deixando a polêmica de lado. Como é possível notar nas imagens as alterações foram tímidas, porém, serviram para deixar o sedan com um aspecto mais moderno e fluído, o facelift aplicado na linha 2025 do Nissan Sentra inclui uma nova grade do radiador, a peça ficou maior, traz novos apliques cromados e novos filetes horizontais, além disso, os faróis de neblina foram retirados deixando o para-choque mais limpo. Os faróis agora tem uma nova disposição de luzes full LED que também substituem a função de neblina. Este novo desenho do Sentra também é mais aerodinâmico, segundo a Nissan o consumo de combustível foi reduzido em cerca de 10%.
Nas laterais não há mudanças, enquanto na traseira a tampa do porta-malas recebeu o logo mais recente da Nissan. A paleta de cores ganhou uma nova opção para a carroceria (cinza atlântico).
Além do tapa no visual, a versão de acesso do Sentra (Advance) recebeu novos equipamentos de série como alerta de ponto cego, alerta de trafego cruzado traseiro – que avisa se um carro, motociclista, ciclista ou pedestre está se aproximando quando o motorista está dando ré, ainda como novidade, todas as versões passam a vir com assistente de mudança de faixa, que alerta o motorista quando ele sai da faixa de rolagem e é capaz de fazer pequenas correções no volante de forma automática.
Versões e equipamentos Novo Nissan Sentra 2025
Sentra Advance 2025 – R$ 153.390
A versão de entrada Advance que custa R$ 156.390 e já vem muito bem equipada, a lista inclui itens como bancos em couro, ar condicionado automático com duas zonas de temperatura, botão start que dispensa o uso da chave para dar partida, chave I-Key com sensor de abertura e fechamento das portas por aproximação, banco do motorista com ajustes elétricos, bancos dianteiros com sistema de aquecimento, piloto automático, central multimídia com tela de 9 polegadas, painel com tela colorida de 7 polegadas, rodas aro 17 com acabamento diamantado, faróis com iluminação Full LED e acendimento automático, farol alto inteligente que não ofusca quem vem no sentido contrário, frenagem de emergência automática, câmera de ré, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, três modos de condução: ECO, Manual e Sport, tomadas USB dianteiras e traseiras tipo A e tipo C, volante revestido em couro e com ajuste de altura e profundidade, borboletas atrás do volante e sistema de som com seis alto falantes.
Ainda na versão de entrada há bons itens de segurança como alerta de esquecimento de objetos, animais e crianças no banco traseiro, monitoramento de pontos cegos, alerta de trafego cruzado traseiro, alerta de colisão frontal com frenagem automática avançada PFCW, alerta de desatenção do motorista, assistente de prevenção de saída de faixa, controle de tração e controle dinâmico do chassi, assistente de partida em rampas, monitoramento da pressão dos pneus.
Sentra Exclusive 2025 R$ 176.690
Por R$ 20.000 a mais o cliente leve o Nissan Sentra 2025 já equipado com partida remota do motor, piloto automático adaptativo inteligente (ICC), retrovisor interno fotocrômico, retrovisores externos com rebatimento elétrico, teto solar elétrico, câmera de 360 graus, além de sistema de áudio premium da marca BOSE com 8 alto falantes. Sendo que por R$ 1.700 adicionais o comprador pode levar a versão Exclusive com o pacote Premium que agrega interior na cor bege”Sand” (foto abaixo).
Motor, consumo, 0 a 100 km/h e velocidade máxima do Nissan Sentra 2025
Infelizmente não há mudanças mecânicas, ambas as versões do Nissan Sentra 2025 seguem equipadas com o conhecido e já veterano motor 2.0L aspirado quatro cilindros de 151 CV e 20 kgfm de torque, com sistema de injeção direta e que ainda insiste em beber apenas gasolina. Essa força chega às rodas dianteiras por meio de uma caixa automática do tipo CVT que simula de forma eletrônica 8 velocidades.
Consumo do Nissan Sentra
O Sentra é menos potente do que o seu principal rival no país o Toyota Corolla, tem apenas 151 CV enquanto o Toyota possui 177 CV. Além disso, o Corolla é mais econômico, seu consumo fica em 12,3 km/l na cidade, enquanto o Nissan faz 11 km/l, já na estrada o Toyota Corolla faz 14.9 km/l contra 13,9 km/l do Sentra.
Além disso, o Sentra pode ser abastecido apenas com gasolina ao contrário do Corolla que é Flex.
Desempenho
Porém, apesar de contar com apenas 151 CV o Nissan Sentra 2025 tem um excelente desempenho, ele vai de 0 a 100 km/h em 9.4 segundos e pode atingir os 200 km/h.
Sedans estão em extinção no Brasil?
Pela falta de sedans hoje no mercado, só há praticamente três modelos nesta faixa de preço no Brasil, o Toyota Corolla, Nissan Sentra e o BYD King que deve chegar as lojas em julho. Não custa lembrar que o Cruze já não é mais produzido pela Chevrolet e a Volkswagen não vende mais as versões normais do Jetta no Brasil, apenas a esportiva GLi que sai por salgados R$ 245.300, assim como a Honda que insiste em trazer ao Brasil o Civic Hybrid importado da Tailândia por salgados R$ 265.900.
Sentra ou Corolla?
Sentra é mais equipado e mais barato
Em sua versão de entrada o Sentra 2025 custa R$ 156.000, ele é mais caro do que o Corolla GLi que parte de R$ 151.000, porém o sedan da Nissan conta em sua versão de acesso tem alguns itens inexistentes no Corolla, como bancos em couro, banco do motorista com ajuste elétrico, chave presencial, monitoramento da pressão dos pneus, faróis Full LED, freio de estacionamento eletrônico por botão e o ar condicionado digital com duas zonas de temperatura. O mesmo vale para a versão Exclusive do Sentra que por R$ 10.000 a menos que o Corolla Altis entrega itens inexistentes no Toyota como câmeras 360 graus, partida do motor a distância, alerta avançado de colisão frontal. Então podemos dizer o que o Nissan Sentra 2025 é mais equipado do que o rival.
Se você busca um sedan e por algum motivo não é fá do Corolla e não está muito a fim de pagar R$ 250,000 pelo Jetta ou Civic, o Nissan Sentra é uma ótima opção, ele é bonito e muito bem equipado embora sua motorização já um tanto ultrapassada deixe a desejar.
Fonte: Nissan sala de imprensa