O Haval H6 vive um paradigma, ao mesmo tempo que o SUV é um sucesso mundial com mais de 4 milhões de exemplares vendidos desde a sua primeira geração lançada em 2011, as vendas do modelo estão passando por um período de crise na China que segue sendo o principal mercado da GWM (Great Wall Motors). Para estancar a sangria no mercado local, a GMW começou a vender por lá no último dia 19 de junho, o Novo Haval H6 2025, embora não se trate de uma nova geração, já que a plataforma permanece a mesma, o SUV passou por um pesado facelift sobretudo na dianteira, que mudou bastante e no interior que está mais luxuoso e tecnológico. Chama atenção também o preço do novo Haval H6 na China, R$ 89.900, o mesmo que um simples Hyundai HB20 no Brasil.
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Haval H6 brasileiro não deve mudar
Acima o modelo 2025 na China e abaixo o atual Haval H6 vendido no Brasil, as mudanças deixaram o visual do SUV mais atraente e moderno. Porém estas atualizações não devem ser aplicadas tão cedo no Brasil, primeiro porque o Haval H6 por aqui tem visual exclusivo feito para o nosso país, além de ser um carro relativamente novo com pouco mais de 1 ano de mercado, logo não faria sentido muda-lo tão cedo. Outro ponto importante é que o pessoal da GWM afirmou durante o lançamento aqui no Brasil que iria evitar de promover mudanças visuais por pelo menos três anos no H6, para evitar que quem comprou venha a sofrer com a desvalorização.
Vendas do Haval H6 estão em queda na China
Enquanto no Brasil o Haval H6 ainda tem um ar de novidade, foi lançado em 2023, na China o cenário é completamente diferente, o SUV está no mercado desde 2020 e atualmente vive uma fase bastante ruim no mercado. Para termos uma ideia da situação complicada do Haval H6, as vendas do modelo em relação a 2020 caíram mais de 40%, a Great Wall culpa a pesada concorrência que vem praticamente todo mês lançando um SUV novo, o H6 que durante um bom tempo foi o mais vendido da China, atualmente não figura sequer entre os 10 mais vendidos, vendendo menos de 10.000 unidades por mês.
Novo visual do H6 divide opiniões
Para tentar mudar esse ciclo de baixa procura na China a GWM aposta nesse facelift, o destaque principal fica por conta da nova grade do radiador, a peça traz um novo padrão com pequenas lâminas cromadas. Além disso, a frente está mais aerodinâmica e menos reta em relação ao modelo anterior lançado em 2020. O desenho do para-choque também foi repensado, assim como os faróis de neblina que foram aposentados dando lugar a uma lamina de LED na vertical. Apesar de não ser feio, este novo estilo tem sofrido algumas criticas na China, principalmente por ser um tanto genérico e exagerado, tirado a personalidade do Haval H6 (foto abaixo) que era bastante elogiada.
Nas laterais praticamente não há mudanças, a não ser novas rodas. Enquanto na traseira o H6 2025 mudou radicalmente, as lanternas não estão mais conectadas e têm novas lentes que se projetam para fora da carroceria, a tampa do porta-malas tem um desenho mais limpo, assim como para-choque que também é totalmente novo.
Interior do Haval H6 2025 chinês
O interior subiu de nível, a cabine está mais luxuosa e atraente. Há novas partes revestidas em material acolchoados macio ao toque e o interior tem agora a opção de acabamento bicolor.
O console central foi reprojetado, praticamente não há mais botões físicos na cabine do Haval H6, os comandos do ar-condicionado foram para a tela da central, as marchas passam a ser selecionadas por uma alavanca atrás do volante. Outra novidade é a central multimídia com tela ainda maior com 14,6 polegadas, substituindo a antiga com 12,3 polegadas. Ainda em termos de equipamentos há um novo volante, com novos comandos, novas tomadas USB, um novo deck de carregamento sem fio para smartphones com 50W de potência, os bancos dianteiros receberam um novo sistema de aquecimento e refrigeração, por fim há um inédito HUD display de 9 polegadas que projeta informações no para-brisa.
O Haval H6 2025 também ficou mais maior, o comprimento foi ampliado em 5 cm, passando para 4.70 m, porém o espaço interno não mudou, a largura de 1,88 m e a altura 1.73 m, assim como a distância entre eixos de 2.73 m, permaneceram exatamente as mesmas do modelo anterior.
Motores do Haval H6 2025 na China
Em termos de motores o SUV ganhou propulsores mais potente, as versões mais baratas do Novo Haval H6 2025 chinês vêm equipadas com o motor 1.5L turbo a gasolina, que passou de 150 CV para 176 CV, já as duas versões mais caras trazem motor 2.0L Turbo que na linha 2025 passou de 210 para 231 CV. A transmissão não foi alterada em nenhuma das versões, na 1.5 turbo há um câmbio automático DCT com embreagem banhada a óleo e sete velocidades, enquanto a opção 2.0 turbo tem câmbio automatizado DCT de 9 marchas, além de ter opção de tração 4×4. Ainda este ano a Haval deve colocar no mercado local o H6 renovado com versão plugin híbrida.
Preço do Haval H6 na China chama atenção
Na China o Novo Haval H6 2025 estará disponível em cinco configurações com preços que vão de 117,900 yuan a 143,900 yuan (cerca de R$ 89.000 a R$ 110.000) todas são equipadas com motorização a gasolina tradicional em um segundo momento serão lançado versões híbridas. Mesmo assim é um valor impressionante para um SUV deste porte. Lembrando que no Brasil por este mesmo preço você pode comprar apenas hatchs de entrada como Hyundai HB20, Chevrolet Onix, Peugeot 208 e VW Polo.
Nova geração do Haval H6 já está no forno
Estas mudanças no Haval H6 na china são apenas paleativas, elas servirão para manter o carro atual no mercado por pelo menos mais dois anos. Acontece que a Great Wall Motors já está trabalhando em uma geração totalmente nova do H6 que deve ser lançada em 2026. Vale lembrar que até o final desse ano o Haval H6 passará a ser produzido na planta da GWM no interior de SP, porém o modelo produzido no Brasil terá o mesmo visual do carro atualmente nas lojas.
Haval H6 já é sucesso no Brasil
De acordo com dados da Fenabrave, de janeiro de até maio de 2024 o Haval H6 emplacou 6.890 unidades, vendendo uma média de 1.400 unidades por mês. O modelo chinês que custa a partir de R$ 214.000 no Brasil já vende mais do que carros consagrados e bem mais baratos como o Renault Duster, Honda City e Nissan Versa, estando praticamente empatado em vendas com carros populares como Citroën C3 e Peugeot 208, que emplacam em média 1500 carros ao mês.
Fotos e Fonte Autohome