A Audi segue investindo na eletrificação de seus carros, a montadora alemã acaba de revelar os inéditos A6 Sportback e-tron e A6 Avant e-tron, estes são os primeiros carros 100% elétricos da Audi a serem ofertados nas carrocerias Sportback e Avant. Eles tem carroceria, interior e construção completamente diferente da atual família Audi A6 a gasolina.
Índice desta matéria
Novo desenho do A6 e-tron deve se tornar padrão
O desenho dos novos A6 e A6 Avant e-tron, além do aspecto agressivo, também foi pensado para obter o máximo em desempenho aerodinâmico, os espelhos tradicionais aqui foram substituídos por câmeras, as maçanetas das portas ficam embutidas dentro da carroceria e as tomadas de ar foram minimizadas, até porque como são elétricos a necessidade de refrigeração do motor é muito menor.
Note os faróis pequenos e divididos em dois grupos separados, este estilo deve se tornar padrão nos futuros lançamentos da Audi, vale a pena comentar que este modelo terá de série os famosos faróis LED Matrix, capazes de ajustarem sua luminosidade de acordo com o ambiente e direcionar o facho para evitar de ofuscar os outros motoristas.
Enquanto na traseira ambos os modelos contam com lanternas compostas por uma barra de OLED que corta o carro de um lado ao outro, contando com nada menos do que 45 segmentos de luzes, elas são dinâmicas e animadas, operam através de um algoritmo próprio de acordo com a situação.
Nas laterais, ambos os modelos tem estilo esportivo, com vincos marcantes para deixar a carroceria mais musculosa, outro detalhe que chama atenção é o teto baixo e com desenho curvado, tanto na perua quanto no coupé.
Interior dos novos A6 é um dos melhores já feitos pela Audi
Por dentro, os novos A6 elétricos da Audi também impressionam, a cabine tem desenho moderno e acabamento sofisticado, o topo do painel é monopolizado por um gigante painel OLED composto por duas telas unidas, uma do painel de instrumentos com 11,9 polegadas e outra tela maior para a central multimídia com 14,5 polegadas, há ainda uma terceira tela, localizada acima do porta luvas, ela tem 10,9 polegadas, permitindo ao passageiro ter acesso ao sistema multimídia a parte, é possível assistir algum filme no streaming ou navegar na internet sem atrapalhar o motorista.
Ainda no interior a cabine é toda revestida em matérias macio ao toque, por questões ecológicas, assim como outras montadoras, a Audi aos poucos está substituindo o couro de seus carros por tecido, como o que reveste o painel.
Vale comentarmos sobre os equipamentos presentes nestes novos A6 e-tron, o teto solar panorâmico tem uma nova tecnologia PDLC (polímeros dispersos em cristal líquido) que permite ajustar o nível de transparência do vidro e a intensidade de luz que entra no carro, é possível deixar o vidro totalmente fosco ou totalmente transparente, como se fosse uma cortina digital.
Outra inovação é o sistema de ar-condicionado quadri-zone, que permite ajustar até 4 temperaturas simultâneas, uma para cada lado do veículo, além de colocar fragrâncias para perfumar o interior. Opcionalmente a Audi também oferecerá um impressionante sistema de som assinado pela Bang & Olufsen com nada menos do que 20 alto falantes e 830 watts, há inclusive alto falantes embutidos nos encostos de cabeça dos bancos dianteiros.
Motor elétrico com capacidade para rodar mais de 720 km
Na parte mecânica os novos Audi A6 e-tron usa um motor 100% elétrico com potência de 362 cv (270 kW), alimentado pelo novo sistema de baterias de íon de lítio PPE com 12 módulos e 180 células prismáticas que armazenam 100 kWh, traduzindo isso de forma pratica, esta nova tecnologia permite ao elétrico da Audi ir mais longe. O A6 e-tron Sportback tem uma autonomia acima das médias dos carros elétricos atuais, rodando até 756 km no caso do Sportback ou 720 km no caso da perua Avant e-tron.
De acordo com dados de fábrica o A6 e-tron acelera de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos e tem velocidade máxima de 210 km/h.
Audi S6 e S6 Avant e-tron
A Audi também está colocando no mercado a famosa linha esportiva “S” destes novos modelos elétricos, no caso S6 Sportback e tron e S6 Avant e tron, ambos têm 500 cv de potência, há ainda um modo boost que eleva esta potência combinada para 543 cv por alguns segundos.
As versões esportivas “S” impressionam pelo desempenho, a S6 Sportback e-tron e o S6 Avant e-tron aceleram de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos e alcançam os 240 km/h. A autonomia do Sportback é de 675 km, enquanto a perua Avant roda 647 km.
De início o A6 e-tron terá por padrão tração traseira enquanto as versões S6 terão tração integral 4×4, posteriormente a Audi também fala em oferecer mais versões opções com tração 4×4 e traseira.
Quando chega?
Na Alemanha as vendas dos novos A6 Sportback e-tron e A6 Avant e-tron começam a partir de setembro de 2024.
Preços do A6 e-tron deve ser um problema
Os preços dos novos elétricos da Audi não serão nada baratos lá na Europa, partem de 75,600 euros (R$ 462.500) para o A6 Sportback e-tron ou 77.250 euros (R$ 472.300) para o A6 Avant e-tron. Enquanto as versões esportivas custarão: 99,500 euros (R$ 609.000) para o S6 Sportback e 101.150 euros (R$ 619.900) para a S6 Avant.