A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e da Lotus, está trazendo para o Brasil seu segundo lançamento. A fabricante começou a vender agora em novembro o Zeekr X, um SUV médio com visual futurista e um tanto polêmico, motorizações potentes com até 430 cv, interior bem acabado e super equipado. Os preços, apesar de não serem nada convidativos partem de R$ 272 mil alcançando até os R$ 298 mil na versão mais cara, trazem um custo benefício interessante para este modelo comparado ao que os rivais oferecem, você vai descobrir.
Índice desta matéria
Design do Zeekr X chama atenção
Logo de cara é impossível não notar o visual diferente e futurista do Zeekr X, dependendo do ângulo que se olha o X lembra uma minivan ou um hatchback crescido, sendo como for, é difícil classifica-lo em uma categoria de carro, o modelo tem personalidade própria.
O estilo da carroceria é todo marcado por uma serie de vincos, dando um aspecto moderno ao carro, o que é reforçado pelo desenho original dos faróis e lanternas em LED, praticamente camuflados na carroceria. Por falar em camuflagem, as maçanetas das portas são elétricas, elas ficam embutidas dentro da carroceria e se projetam para fora assim que o dono se aproxima com a chave, celular ou smartwatch, já que o carro possui abertura inteligente NFC na coluna central.
Dimensões do Zeekr X
O Zeekr X possui medidas também curiosas e diferentes do padrão, são 4,43 m de comprimento por 2.03 m de largura e 1.57 m de altura, a distância entre eixos é muito boa são 2,75 metros, o que proporciona um bom espaço interno para os passageiros digno de um SUV grande como o Toyota SW4 que também tem 2.75 m de entre eixos, porém seu porta-malas é relativamente pequeno, acomoda apenas 362 litros, tamanho similar ao do Fiat Pulse. Ou seja, podemos dizer este é um SUV com dimensões medias, não muito grande e nem muito pequenas, ele mede 20 cm a mais em relação ao Volvo EX30, modelo com quem o Zeeker X compartilha a sua plataforma.
Apesar de chamarmos ele de SUV, claramente a proposta aqui é andar apenas no asfalto, mas a altura em relação ao solo do Zeekr X é razoável, fica em 19 cm, exatamente a mesma de modelos urbanos como Hyundai Creta e VW T-Cross, porém cerca de 2 cm menor em relação ao Jeep Compass.
Chama atenção também as rodas deste modelo chinês, elas são bem grandes, aro 19 com pneus 235/50 R19 na versão mais barata ou aro 20 em alumínio forjado (mais resistente que o alumínio normal) na versão mais cara com pneus 245/45 R20, ainda sobre as rodas, por usar pneus de perfil baixo na versão mais cara, o modelo vem de fábrica com pneus auto reparáveis, com um selante interno.
Baterias da CATL e autonomia de 322 km no padrão do Inmetro
O carro é alimentado por baterias da chinesa CATL que junto com Panasonic e LG é uma das lideres mundiais no segmento. De acordo com o padrão PBEV do INMETRO que é mais rigoroso do que o padrão internacional, o Zeekr X pode rodar até 332 km na versão de entrada ou 302 km na versão mais veloz, é uma marca que exige um certo planejamento para encarar viagens mais longas, porém no dia a dia é mais do que o suficiente para rodar sem preocupações.
Não custar citar que no padrão internacional de medição de consumo “WLTP” a Zeekr divulga que o X roda entre 420 km e 400 km respectivamente, uma diferença considerável de quase 100 km para o padrão do Inmetro. Se ficarmos em um meio termo, podemos supor que no mundo real sua autonomia fica em em torno dos 370 km a 350 km, isso claro se você rodar a maior parte do tempo na cidade.
Versões Premium e Flagship
Para o Brasil a Zeekr trouxe duas versões do modelo X, a primeira chamada de Premium possui 272 CV de potência e 35 kgfm de torque, conta com motor traseiro e tração também nas rodas de trás. Enquanto a configuração top de linha chamada Flagship possui dois motores, um em cada eixo, gerando potencia combinada de 428 CV e torque de 55 kgfm, além de ter tração 4×4 integral.
Desempenho esportivo
O grande destaque da versão mais cara Flagship é seu desempenho, ela pode atingir os 100 km/h em apenas 3.7 segundos, tempo capaz de deixar muito carro esportivo comendo poeira. Até mesmo a versão de entrada de 272 cv tem bom desempenho é apenas 2 segundos mais lenta, precisa de 5,6 segundos para ir de 0 a 100 km/h.
Interior agrada pelo desenho e acabamento
Junto com o visual exótico que promete chamar muita atenção nas ruas e pelo desempenho impressionante o SUV da Zeekr X também se destaca pelo interior. A cabine tem um aspecto extremamente clean, se distanciando do visual do exterior que é cheio de detalhes chamativos. As principais informações e os sistemas do carro estão concentrada na tela gigante de 14 polegadas localizada ao centro do painel, que fica praticamente o tempo todo conectada na internet através do 5G, há também WiFi a bordo e navegador GPS nativo.
O cluster também é digital e possui 8 polegadas, praticamente não há botões físicos na cabine, o que apesar de ser legal pela estética é bastante complicado pelo lado da praticidade, já que faz o motorista depender da central multimídia praticamente para tudo o que fizer.
A cabine tem um acabamento muito interessante, o painel é revestido em tecido e as portas são completamente forradas em material softouch que imita couro, destaque também para a iluminação da cabine, há dois tons de iluminação interna, além de uma faixa de LED colorida no painel.
O SUV chines vem de série muito bem equipado confira abaixo seus principais equipamentos, e já adiantaremos que aqui talvez esteja o pulo do gato deste modelo chinês, é um carro bastante tecnológico e bem equipado. Só para citar alguns itens o modelo vem teto solar panorâmico em vidro, bancos com ajustes elétricos e memoria, aquecimento e ventilação, enquanto a versão mais cara ainda tem função de massagem, vale comentar sobre o potente e requintado sistema de com da marca Yamaha, com 12 alto falantes mais sub-woofer, além do pacote ADAS completo, trazendo entre outros itens piloto automático ACC, auxílio para manter o carro na faixa e frenagem automática frontal e traseira.
Equipamentos e tecnologia
Central Multimídia: Tela de 14,6 polegadas, com suporte a Android Auto e Apple CarPlay. WiFi.
Painel Digital: Tela de 8,8 polegadas para informações do veículo em LED.
Conectividade internet 5G: Três anos gratuitos para os primeiros compradores.
Sistema de Som: Assinado pela Yamaha, com qualidade superior e 12 alto falantes.
Recursos de Condução: Inclui funções de assistência ao motorista e um “Modo Pet” para climatização especial da cabine.
Aquecimento volante
Sistema HUD (Head up display)
Carregador indução smartphone
Bancos dianteiros elétricos, com ajuste lombar, memória, aquecimento, sendo que a versão Flagship tem ainda sistema de massagem nos bancos
Ar-condicionado automático digital dual zone com saída para o banco traseiro
Sensor de faróis e de chuva
Faróis alto automático inteligente em LED
Design e Conforto do Zeekr X
Acabamento interno minimalista com opções de cores sofisticadas.
Teto panorâmico, rodas de 19″ na versão Premium e 20″ na Flagship.
Maçanetas retráteis e iluminação interna personalizável em LED.
Pacote ADAS:
Tipo Assistencia (ESP)
Controle de descida(HDC)
Freios com Auto Hold
Camera 360° 5V5R (5 câmeras HD + radar de ondas de 5mm + 12 sensores de ultrassom)
Freio de emergência estacionamento
Assistência de estacionamento dianteiro
Assistência de estacionamento traseiro
Alerta tráfego cruzado dianteiro
Alerta tráfego cruzado traseiro
Advertência de ponto cego
Controle de cruzeiro adaptativo ACC
Suporte de mitigação de colisão dianteira & traseira (frenagem automática)
Advertência de saída de faixa (LDW)
Assistência de manutenção de faixa(ELKA)
Assistência de manobra evasiva (EMA)
Monitor de fadiga do condutor (DPS)
Gravador de dados de eventos DVR (EDR)
Sistema de monitoramento da pressão dos pneus (TPMS)
Frente aos rivais o Zeekr X tem um ótimo custo benefício
Por aqui os principais rivais do Zeekr X 2025 serão o Volvo EX30 (antigo XC30), SUV que compartilha a mesma plataforma porém apesar de ser mais barato (R$ 229.900 até R$ 299.900) é menos potente – tem apenas versão 4×2 com 272 cv, além de acabamento interno mais simples em relação ao Zeekr, o BYD Yuan Plus (R$ 235.800) devido a sua boa relação custo beneficio vem ganhando popularidade no país, porém comparado com o Zeekr X ele é inferior, tem apenas 204 cv de potência além de ser menos equipado. Podemos citar ainda o Jeep Compass, que em suas versões mais cara a gasolina BlackHawk de 272 cv, custa na faixa dos R$ 285 mil, além do Peugeot e2008, versão elétrica do SUV francês é uma opção para quem prefere os carros europeu em detrimento dos chineses, ela sai por R$ 259.990, é mais barata mas tem apenas 158 cv.
Marca Zeekr no Brasil
Vale lembrar que no último mês a marca Zeekr já havia lançado no Brasil o 001 (leia sobre ele aqui), um coupé esportivo de 4 portas que chegou custando acima dos R$ 400.000, ainda deve vir ao país, o sedan luxuoso Zeekr 007, que é o top de linha da marca, tem 645 cv e vai de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos.
Embora ainda seja relativamente desconhecido no Brasil a Zeekr está otimista com o mercado brasileiro, a expectativa é de que comercializar pelo menos 100 unidades do X ao mês, segundo a marca 70% dos consumidores deverão optar pelo versão top de linha Flagship enquanto os demais comprarão a versão de entrada.
Garantia de 8 anos
Para vencer o receio a marca oferece garantia de cinco anos e de oito para a parte o conjunto elétrico. Apesar disso ainda é fato que os carros elétricos possuem fama de desvalorizar rápido, assim como os modelos chineses.