A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante o lançamento do novo Creta a marca antecipou que terá nada menos do que seis novos carros no pais em 2025, a informação já havia sido antecipada pelo presidente da Hyundai no país durante uma entrevista. A Hyundai faz suspense em torno de quais serão estes modelos, um dos mais cotados é o Elantra, após um hiato de cinco anos o sedan deve voltar ao país.
Índice desta matéria
Hyundai Elantra N tem quase 300 cv
A expectativa é que o Novo Elantra 2025 volte ao Brasil apenas em sua configuração top de linha chamada de Elantra N, nessa configuração esportiva o sedan vem equipado com um potente motor 2.0L, turbo que produz 280 CV de potência e torque de 39,97 kgfm. Este modelo pode acelerar de 0 a 100 km/h em impressionantes 5.3 segundos.
Ficou impressionado? Pois saiba que o Elantra N tem velocidade máxima de 280 km/h, não há limitador. Além disso, esta versão N se destaca pelo visual esportivo. Vale lembrar que recentemente o sedan esportivo foi mostrado para concessionários da marca aqui no Brasil.
Os para-choque são mais agressivos, na dianteira há tomadas de ar maiores e acabamento em preto brilhante, nas laterais o sedan tem saias esportivas, enquanto na traseira o há um difusor esportivo no para-choque, além de um sistema de escapamento esportivo com ponteira dupla cromada, claro que não poderia faltar o aerofólio.
Elantra N Line é um esportivo raiz
Dependendo do mercado o Elantra N 2025 está disponível com transmissão manual de seis velocidades com função “REV Match” ou um câmbio automático de dupla embreagem e oito velocidades.
As rodas são de liga leve aro 19 em alumínio forjado mais leve que as rodas tradicionais em liga leve, os pneus também são diferenciados, Michelin Pilot Sport 4S, o sistema de freios são redimensionados, na dianteira há discos ventilados com nada menos do que 36 cm de diâmetro, a suspensão conta com amortecedores e molas esportivas, além de novas barras estabilizadoras na dianteira e na traseira.
Há ainda um sistema exclusivo de ajuste eletrônico ECS para os amortecedores. A caixa de direção elétrica também é exclusiva, tem um novo motor, mais resistente e preciso.
hyundai elantra n 2025
Preço elevado pode ser um problema
Por aqui o Elantra N será um rival para o Jetta GLI. Além de uma alternativa para quem busca algo mais chamativo e divertido em relação ao Honda Civic, ou mais potente do que o Corolla GR Sport que tem visual esportivo mas motor de apenas 175 CV. Porém o problema do Elantra N deve ser o mesmo do Novo Civic, o preço elevado, o modelo virá importado da Coreia do Sul, ou seja, terá que pagar 30% de imposto de importação e não será nada barato.
Nos Estados Unidos esta versão esportiva do Elantra custa US$ 33.950 dólares (algo em torno de R$ 196.500), podemos estimar que aqui no Brasil o sedan tenha preço no mesmo padrão do Civic Hybrid, algo torno dos R$ 270.000.
Interior do Hyundai Elantra N agrada
O interior do novo Elantra é sofisticado e tecnológico, com duas telas interligadas de 10 polegadas cada, uma para o painel de instrumentos e outra para o sistema multimídia, o acabamento da versão N agrada, há bancos esportivos do tipo concha forrados em couro aveludado Alcantara, as portas também têm revestimentos em Alcantara. O modelo também inclui recursos como carregamento por indução para smartphones, climatização digital de duas zonas e um sistema de som premium da marca BOSE.
Além disso, o sedan traz uma série de outros itens, embora em mercados como os EUA seja um carro de classe média com preço na faixa dos 30.000 e 40.000 dólares, ele vem muito bem equipado, entre os equipamentos disponíveis no Elantra há bancos dianteiros elétricos com sistema de aquecimento. Também há chave presencial e partida do motor por botão, chave digital via smartphone, iluminação ambiente em LED, teto solar panorâmico. Outro destaque é o pacote de segurança Hyundai Smart Sense, que inclui itens como frenagem automática de emergência, monitoramento do ponto cego e alerta de tráfego cruzado, controle de cruzeiro adaptativo ACC com função Stop & Go, assistência à manutenção de faixa, alerta de colisão frontal e sistema de estacionamento automático.
Historia do Hyundai Elantra no Brasil
O Hyundai Elantra é bastante conhecido no Brasil, foi um dos primeiros carros lançados pela Hyundai no país, estreando por aqui em 1995 em sua primeira geração, porém o modelo fez sucesso mesmo em sua quinta geração lançada em 2011 e que rapidamente ganhou popularidade no Brasil.
No entanto, suas vendas começaram a cair após a chegada da sexta geração em 2016, levando à descontinuação da importação do modelo em 2020, quando registrou apenas 82 emplacamentos no ano anterior. Agora, com o novo modelo, a Hyundai busca recuperar o espaço perdido no segmento de sedãs.
É verdade que esse segmento está longe de viver seus tempos de gloria no país, por aqui a febre dos SUVs continua em alta enquanto outros segmentos estão em queda ou estagnados, um exemplo é o Novo Civic que devido ao seu preço salgado atualmente vende menos do que o Porsche 911 no Brasil.
Vai ser um carro de nicho no Brasil
A missão do Hyundai Elantra 2025 em sua configuração N no Brasil será mais de um show car do que um modelo com alto volume de vendas, ele quer mostrar o que a marca coreana é capaz de fazer, uma espécie de símbolo da nova fase da Hyundai no país, já que com a separação da montadora do grupo CAOA a Hyundai passará a explorar novas opções de importação e comercialização para o Brasil.
Fonte: Mobiauto