Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4×4, a chinesa GWM (Great Wall Motors) a mesma fabricante do Haval H6, prepara o lançamento do Tank 300 no Brasil. Inicialmente o “jipe” que impressiona pela tecnologia, robustez e potência, estará disponível em pré-venda em janeiro, porém as primeiras unidades devem ser entregues até o final do primeiro semestre. A expectativa é de que o modelo tenha preço na faixa dos R$ 350.000 a R$ 370.000. Confira em detalhes.
Índice desta matéria
Design e dimensões do GWM Tank 300 2025
O GWM Tank 300 2025 se destaca sobretudo pelo seu visual “old school”, pense nele como um Jeep Wrangler ou um Land Defender chines, ou se preferir até um Mercedes Classe G (você lembrar dele quando ver o interior), só que muito mais barato.
O Tank 300 possui dimensões robustas, são 4.76 m de comprimento por 1.93 m de largura e 1.90 m de altura. Já o entre eixos fica em 2.75 m, só para efeito de comparação, todas as suas medidas são maiores em relação ao Haval H6, o comprimento por exemplo, é quase 10 cm maior. Porém o grande diferencial aqui não são as dimensões, mas sua capacidade off-road e resistência.
GWM Tank 300 traseira
A TANK é uma marca própria
A Tank é das seis marcas próprias dentro do grupo Great Wall Motors (GWM), assim como acontece com a Haval e Ora. No caso da Tank trata-se de uma divisão voltada para SUVs 4×4 com chassi sobre cabine, o Tank 300 é apenas o modelo de entrada, a opção mais barata da marca que atualmente tem nada menos do que seis modelos, inclusive SUVs ultra luxuosos nos mesmos molde de Toyota Land Cruiser e Mercedes Classe G, ou seja, eles sabem o que estão fazendo.
Chassi sobre cabine
O Tank 300 é um SUV raiz, ele tem sua construção feita com chassi do tipo longarinas embaixo da carroceria, assim como acontece com as picapes e caminhões, este tipo de construção presente também em modelos como Toyota SW4, Jeep Wrangler e Land Rover Defender, garante maior capacidade off-road ao modelo em relação a modelos com chassi do tipo monobloco.
Como o nome sugere o Tank parece um tanque de guerra feito para andar no off-road, o modelo foi projetado para encarar rios com até 60 cm de profundidade, o vão livre em relação ao solo é de 22.4 cm, apesar de não ser tão alto como o Toyota SW4 que tem 27,9 cm, o diferencial aqui são os ângulos de entrada e saída, 33° e 34° respectivamente, garantem ao SUV chinês uma ótima capacidade para encarar obstáculos, subidas ou descidas sem raspar, de acordo com a fabricante ele pode vencer rampas com até 60% de inclinação.
Como um bom jipe 4×4, o Tank 300 conta com tração 4×4 com reduzida e bloqueio dos diferenciais traseiro e dianteiro, além disso tem capacidade de reboque de 750 kg.
Motorização plugin híbrida de 400 cv !
La fora o GMW Tank 300 2025 conta com versões a combustão e híbrida. A expectativa é que a Great Wall traga para o Brasil traga o Tank 300 apenas com a recém lançada tecnologia plugin híbrida de 400 cv, PHEV Hi4-T.
Esta versão tem um conjunto mecânico muito interessante e que deve chamar atenção no mercado, ele combina um motor 2.0 turbo, quatro cilindros, a gasolina com injeção direta de combustível e potência de 245 cv para 38 kgfm de torque, com outros dois motores elétricos, um sobre cada eixo com 163 cv de potência cada.
Juntos os três motores entregam a este SUV chinês a potência combinada de 408 cv e 71.3 kgfm de torque, o câmbio é automático de 9 marchas.
Desempenho do Tank 300
Segundo dados de fábrica o Tank 300 pode acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 6.8 segundos, nada mau para um carro que pesa mais de 2 toneladas. O mais incrível é que apesar deste desempenho acima da média o modelo consegue ser econômico.
Ele roda 100km sem precisar de gasolina
A grande vantagem de ser um plugin híbrido é poder rodar como um carro 100% elétrico, o Tank 300 tem baterias grandes com 36,7 kWh, montadas embaixo do assoalho central, segundo a GWM ele pode rodar até 105 km no modo elétrico sem precisar de gasolina no tanque, isso no padrão chinês WLTC.
Outro dado que chama atenção e é até um tanto difícil de acreditar é o consumo de até 48 km por litro, combinando os três motores e um tanque cheio, lembrando que no padrão de emissão brasileiro este número não deve se repetir.
Para carregamento em casa são necessárias 6 horas na tomada, enquanto em uma estação publica de alta potência este tempo cai para apenas 40 minutos.
Interior do Tank 300 2025 é inspirado no Mercedes Classe G
Por fim o Tank 300 2025 também se destaca por sua cabine, apesar de lembrar bastante o interior do Mercedes Classe G, ela impressiona pelo requinte e tecnologia. A maior parte do painel e as portas são forrados com materiais acolchoados, há também diversas partes revestidas em alumínio escovado.
Ainda no painel, assim como no Classe G o painel de instrumentos é conectado com o sistema multimídia, são duas telas de 12 polegadas conectadas em uma moldura única, ela conta com GPS nativo, conexão 5G, Wi-Fi e atualizações remotas via FOTA.
A lista de equipamentos é extensa e promete inclui itens como carregador wireless para smartphones com 50w, partida sem chave, ou de forma remota através do smartphone, câmera de visão 360, sistema de estacionamento automático e estacionamento via controle remoto, sistema de som premium com nove alto falantes, teto solar, faróis Full LED com acendimento automático, luzes DRL em LED, iluminação interna em LED com 64 opções de cores, para brisa com tratamento acústico, portas dianteiras com vidros a prova de som, sistema de cancelamento ativo de ruídos, bancos em couro genuíno Nappa com ajustes elétricos e aquecimento, ventilação e massagem nos dianteiros, banco traseiro com ajuste do encosto em dois níveis, ar-condicionado dual zone com filtro PM2, sistema de monitoramento da qualidade do ar em tempo real, além de estribos laterais elétricos, ou seja, é uma lista digna de um modelo de luxo.
5 lugares, o portas malas é pequeno
Apesar de ser apenas 5 lugares o espaço interno no Tank 300 é amplo, principalmente no banco traseiro, porém o porta malas poderia ser um pouco maior, tem somente 400 litros, é inferior ao do Jeep Compass.
Merece comentários também o super pacote ADAS presente neste SUV, ele possui frenagem de emergência automática frontal e traseira, auxílio para mudança de faixa, monitoramento de pontos cegos, alerta de trafego cruzado traseiro, alerta para abertura das portas, auxílio para manter o carro centralizado na estrada, monitoramento de colisões também em curvas e cruzamentos, sistema que refaz de forma automática os últimos movimentos feitos, além de piloto automático adaptativo ACC com assistente para congestionamento.
É um 4×4 de verdade, porém o preço do Tank 300 será para poucos
Enfim com design diferenciado, interior luxuoso, robustez e 400 cv potencia o Tank 300 chega para representar um produto original no mercado nacional, uma opção para quem busca um SUV de verdade, capaz de enfrentar todo tipo de terreno porém com o conforto de um sedan de luxo. Porém, embora custe muito menos do que os seus rivais (como o Jeep Wrangler ou Land Rover Defender) modelos que custam acima dos R$ 600 mil, o preço do Tank 300 não é barato, inclusive no mercado internacional a versão híbrida já custa mais de US$ 50 mil dólares (R$ 290 mil). Portanto os R$ 350.000-R$ 370.000, infelizmente é um valor salgado para a maior parte dos brasileiros, o que deve impedir que este SUV seja uma figura comum nas ruas.
Fonte: Automaistv