Acima uma projeção do Novo RAV4 2026 feito pela revista MotorTrend
A Toyota prepara para o próximo ano o lançamento do Novo RAV4 2026, esse modelo já está gerando grande expectativa no mercado internacional, afinal o RAV4 promete mudar radicalmente e tratasse simplesmente do SUV mais vendido no mundo atualmente, apesar de no Brasil ser raridade nas ruas, no resto do mundo é um SUV muito popular. Somente em 2023 foram vendidas 738.769 unidades do RAV4, sendo o segundo carro mais vendido da Toyota no planeta, perdendo apenas para o Corolla que emplacou em 2023 cerca de 770 mil unidades.
Índice desta matéria
Novo RAV4 2026 deve ter frente do Prius
Nessa semana começaram a circular os primeiros protótipos do Novo RAV4 2026, até então havia grande expectativa de como seria o visual do novo SUV, basicamente haviam dois grupos na imprensa especializada. O que afirmava que o RAV4 teria linhas conservadoras e robustas buscando inspiração em utilitários como a picape Sequoia ou o SUV Land Cruise Prado e o grupo que dizia que a Toyota buscaria adicionar um estilo mais futurista e moderno, inspirado no Novo Prius.
Com os primeiros protótipos já rodando em testes podemos dizer que o segundo grupo estava correto, o design renovado do RAV4 vai adotar o padrão visto no novo Prius e do SUV Crown Signia (foto abaixo), enquanto de perfil e traseira o SUV terá alterações mais sutis.
Comprimento deve crescer
Pelo menos nas fotos do protótipo flagrado parece que o Toyota RAV4 2026 crescerá de tamanho, o modelo atual mede 4.60 m de comprimento sendo que este novo deve ter algo em torno dos 4.70 metros.
Plataforma não vai mudar
Embora a Toyota defina o lançamento como uma nova geração (no caso a sexta) tecnicamente não é, já que a plataforma vai permanecer a mesma do modelo lançado em 2018, a TGNA-K.
Novos motores híbridos e plugin híbrido
Junto com o novo visual a principal evolução do Novo Toyota RAV4 2026 estará em sua motorização, o SUV vai abandonar de vez a motorização a gasolina, apesar de no Brasil o modelo atualmente já vir apenas nas versões híbrida e plugin híbrida, nos EUA a versão mais vendida ainda usa o tradicional motor 2.5 litros a gasolina, aspirado, de 203 cv de potência.
A expectativa é de que a versão plug-in hybrid seja melhorada e possa rodar mais de 100 km no modo puramente elétrico.
Interior
Já no interior o SUV deve receber materiais mais sofisticados, além de mais tecnologia como uma nova central multimídia de 12.3 polegadas. O quadro de instrumentos também será novo e deve medir no mínimo 10 polegadas, a arquitetura do novo RAV4 deve seguir o mesmo padrão do recém lançado Toyota Crow Signia (foto acima).
Entre a lista de equipamentos estarão itens como sistema de áudio premium da marca JBL 9 alto falantes, carregador wireless para smartphones, ar condicionado digital com zonas de temperaturas individuais e evoluções nos equipamentos de segurança, com novo piloto adaptativo e frenagem de emergência automática com maior capacidade.
Carro popular nos EUA e de luxo no Brasil
No Brasil é mais fácil ver um Porsche nas ruas do que um Toyota RAV4, algo bem diferente do que ocorre nos EUA onde este é um dos carros mais vendidos do país, sendo inclusive usado como taxi, para termos uma ideia, no último ano a Toyota vendeu cerca de 500.000 unidades do SUV apenas nos EUA. Entre os seus principais rivais por lá estão carros como Jeep Compass, Kia Sportage, Honda CR-V e Nissan X-Trail.
A diferença no volume de vendas entre o RAV4 no Brasil em relação aos EUA é justificada pela enorme diferença no preço, enquanto no mercado americano este Toyota custa a partir de 28.850 dólares (algo em torno de R$ 170.000), valor de um carro de classe media, enquanto aqui no Brasil ele sai por R$ 350.000 na versão híbrida ou R$ 400.000 na plugin híbrida, valores fora da realidade para a categoria e para a maioria dos brasileiros.