Este é o Toyota Urban Cruiser 2026, um inédito SUV compacto que chegará as ruas em 2025 na Europa. O modelo tem o mesmo porte de VW T-Cross, Nissan Kicks e Hyundai Creta, tendo inclusive dimensões similares as do Toyota Yaris Cross que chegará ao Brasil em 2025, porém o diferencial aqui será sua motorização 100% elétrica com até 184 cv de potência e opção de tração 4×4.
Índice desta matéria
Toyota com alma de Suzuki?
O Toyota Urban Cruiser nada mais é do que o novo Suzuki Vitara EV (e-Vitara) com roupagem visual da Toyota, inclusive motor, mecânica e interior são os mesmos entre os dois modelos da Toyota e Suzuki.
Porém enquanto o Suzuki e-Vitara será produzido na Índia a partir de 2025 e exportado para diversos países ao redor do mundo como o Japão, este novo modelo da Toyota terá como mercado alvo exclusivamente a Europa, ou seja, esqueça qualquer possibilidade de vinda ao Brasil.
Novo padrão visual da Toyota
O Toyota Urban Cruiser 2026 incorpora o novo padrão visual da Toyota, estilo que surgiu no Prius e vem sendo muito bem elogiado, devendo se espalhar para todos os demais modelos da marca nos próximos anos, inclusive na nova RAV4 e o novo Corolla 2026.
Este novo padrão de estilo da Toyota é marcado principalmente pelo desenho da dianteira.
Interior tem bom acabamento e é bem equipado
Por dentro o Toyota Urban Cruiser 2026 tem uma cabine de visual moderno e bem acabada, o painel é revestido em material softouch. O principal diferencial é o quadro de instrumentos digital integrado com o sistema multimídia, são duas telas de 10 polegadas cada. Destaque ainda para o console central elevado, na altura do descansa braço central, tendo um grande vão embaixo que pode ser usado para guardar objetos.
Este SUV terá uma proposta mais premium, entre seus equipamentos estão itens como sistema de som da marca JBL, teto solar em vidro fixo sem abertura, banco do motorista com ajuste elétrico, iluminação interna com pontos de LED com 12 opções de cores configuráveis, câmeras 360 graus, revestimentos interno em couro, faróis Full LED e rodas grandes aro 19.
Todas as versões do Urban Cruiser 2026 já virão com o pacote ADAS completo de série, trazendo recursos como piloto automático adaptativo ACC, frenagem frontal automática e auxílio para manter o carro dentro da faixa na estrada.
Dimensões agradam
Com 4,28 m de comprimento, 1,80 m de largura, 1,64 m de altura o Toyota Urban Cruiser tem dimensões de SUV compacto como o Yaris Cross, porém o diferencial aqui é a distância entre eixos de 2,70 metros, maior do que todos os rivais nesta categoria, sendo inclusive maior do que o nosso Toyota Corolla Cross, isso graças a nova plataforma BEV própria para carros elétricos (as baterias do motor elétrico ficam acomodadas embaixo do assoalho central por isso o entre eixos amplo).
Com isso o espaço interno neste SUV é bastante generoso, principalmente no banco traseiro, para melhorar ainda mais o banco traseiro corre sobre trilho, é possível ajustar sua posição para proporcionar um espaço ainda melhor para os passageiros ou conseguir um volume extra no porta malas, além disso, o banco traseiro do Urban Cruiser é tripartido (40:20:40) e pode ser reclinado.
Motor
Serão três versões de motorizações todas totalmente elétricas, a versão mais barata terá motor dianteiro de 142 cv e 189 Nm de torque com bateria de 49 kWh, a versão intermediária terá 174 cv de potência e 189 Nm de torque, vindo com bateria de 61 kWh.
Já a versão mais cara terá dois motores elétricos, um na dianteira com 171 cv e outro na traseira com 64 cv, totalizando uma potência combinada de 184 cv, torque 300 Nm, além de tração 4×4 AWD integral, vindo com baterias também de 61 kWh.
Em todas as versões o câmbio será automático com apenas uma única marchas a frente. A autonomia do novo Toyota elétrico ainda não foi divulgada.
Quando chega?
A apresentação oficial do Toyota Urban Cruiser acontecerá agora em janeiro de 2025 no Salão do Automóvel de Bruxelas na Bélgica. A expectativa é de que as vendas na Europa comecem no verão europeu (entre junho ou julho), os preços ainda não foram divulgados, um dado curioso é que a produção deste SUV da Toyota será na fábrica da Suzuki Gujarat na Índia. Não há qualquer informação sobre um possível lançamento no Brasil.