O novo Hyundai Ioniq 9 foi oficialmente apresentado no Salão do Automóvel de Los Angeles agora em novembro, destacando-se como o primeiro SUV elétrico de sete lugares da marca. Este modelo é uma evolução significativa na linha Ioniq, seguindo os passos do Ioniq 5 e Ioniq 6, ele é construído sobre a plataforma modular elétrica E-GMP, que também serve ao Kia EV9.
Índice desta matéria
O maior carro elétrico da Hyundai
O Ioniq 9 apresenta um design futurista e aerodinâmico, porém o que mais chama atenção é o seu tamanho, este é um dos maiores carros já feitos pela Hyundai e o maior carro elétrico já feito pela marca, tem 5,06 metros de comprimento, 1,98 metro de largura e uma impressionante distância entre eixos de 3,13 metros (a maior em um Hyundai na história), este modelo elétrico conta com um amplo espaço interno para até sete ocupantes, sendo que os bancos traseiros podem ser rotacionados, tornando o interior do modelo uma sala de estar.
Por falar em espaço o porta malas tem ótimos 620 litros mesmo com 7 pessoas a bordo (três fileiras de bancos), enquanto que com a terceira fileira de bancos dobrada e cinco lugares, o espaço para cargas salta para 1.323 litros. Há ainda um pequeno porta malas frontal que tem 82 litros na versão 4×2 ou 55 litros na versão 4×4.
Design e dimensões do Ioniq 9 impressionam
A estética do veículo é guiada pela nova linguagem de design chamada “Aerosthetic”, que prioriza a aerodinâmica e proporções marcantes e um tanto polêmicas. O SUV conta com faróis em formato vertical, com uma nova tecnologia de LEDs e uma barra que atravessa o capô.
Ainda sobre o desenho, a parte frontal conta com um acabamento plástico de alto brilho que imita um vidro quase que transparente, as rodas são também são grandes, aro 19, 20 ou 21 polegadas dependendo da versão, chama atenção ainda as maçanetas elétricas, que ficam embutidas dentro da carroceria e se projetam para fora de forma automática assim que o motorista se aproxima com a chave.
Outro ponto interessante é a traseira do Ioniq 9 que tem lanternas posicionadas na coluna, chegando a lembrar os antigas e clássicas peruas da Volvo.
Motorização elétrica de até 435 cv
O Hyundai Ioniq 9 oferece diversas opções de motorização. A versão básica possui um motor traseiro de 160 kW (cerca de 217 cv), enquanto a versão Long Range combina um motor traseiro com um dianteiro, totalizando até 313 cv. Para os entusiastas de desempenho, a versão Performance conta com dois motores que geram até 435 cv de potência, permitindo uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 4.9 segundos.
Autonomia para até 620 km
A autonomia do Hyundai Ioniq 9 pode chegar a 620 km no ciclo WLTP, há ainda um sistema de carregamento rápido que permite recarregar a bateria que tem 110,3 kWh de 10% a 80% em apenas 24 minutos.
Interior e tecnologia
O interior do Ioniq 9 é projetado para conforto e funcionalidade. Os bancos são reclináveis e oferecem funções de aquecimento e ventilação, a segunda fileira de bancos além de poder ser rotacionada, também conta com recursos de luxo como apoios para os pés e tem encostos reclináveis.
Um dos destaques é o console central “Universal Island 2.0”, que é ajustável e proporciona até 12,6 litros de espaço adicional. O painel inclui duas telas digitais curvas de 12 polegadas, integrando o sistema multimídia e as funções do veículo.
O modelo também conta com um assistente virtual ativado por voz e um sistema avançado de controle de torque, além de recursos como câmeras no lugar dos retrovisores, ar-condicionado com diferentes zonas de temperaturas simultâneas com saída e controles para os bancos traseiros, ajustes elétricos nos bancos dianteiros e traseiros e até mesmo função massagem, aquecimento e ventilação, além de um amplo teto solar panorâmico.
Sustentabilidade
A sustentabilidade é uma prioridade no desenvolvimento do Ioniq 9. O veículo utiliza materiais eco-friendly, como couro ecológico e tecidos reciclados de PET, presente nos bancos e painel. Além disso, as opções de cores externas foram escolhidas para refletir um compromisso ambiental, incluindo tons inovadores como Celadon Gray Matte.
Quando chega e qual será o preço?
O Hyundai Ioniq 9 está programado para ser lançado no primeiro semestre de 2025, inicialmente nos Estados Unidos e na Coreia do Sul, com planos para expandir a disponibilidade para outros mercados posteriormente. Os preços ainda não foram divulgados oficialmente, mas estima-se que variem entre US$ 50 mil (aproximadamente R$ 290 mil) e US$ 85 mil (cerca de R$ 470 mil) nos Estados Unidos, ou seja, o Ioniq 9 também terá um preço de acordo com o seu tamanho, será o carro mais caro da Hyundai.
Ioniq 9 não deve vir ao Brasil
Com suas características inovadoras e foco em sustentabilidade, o Hyundai Ioniq 9 promete ser um forte competidor no crescente mercado de SUVs elétricos, sendo atualmente o maior carro elétrico no mundo. Porém infelizmente o modelo não deve vir ao Brasil, a Hyundai lançou recentemente o Ioniq 5, um hatch 100% elétrico com preço de R$ 400.000. Ou seja, o Ioniq 9 teria um preço proibitivo no nosso país.