O Chevrolet Tracker 2025 e a Montana 2025 passam a vir com novos e mais potentes motores turbo, tanto o bloco 1.0 quanto o 1.2 foram atualizado, passam a usar injeção direta de combustível e uma nova calibração eletrônica, com isso o motor 1.0 turbo do Tracker passou a ter até 121 cv, enquanto o 1.2 turbo, presente na versão mais cara do Tracker e em todas as configurações da Montana, passa a entrega até 141 cv. Sendo que este novo motor 1.0 também deve estrear em breve na família Onix.
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Nova lei Proconve L8 obrigou a Chevrolet atualizar os motores (porém correia banhada a óleo continua)
Não pense que a Chevrolet fez de bom coração esta atualização ou ouviu as reclamações dos seus clientes a respeito da polêmica correia banhada a óleo (que alias não mudou), esta atualização nos motores turbo da Chevrolet brasileira se deve ao novo padrão de emissão Proconve L8 (Provonve P8 para veículos pesados), que entrará em vigor a partir de janeiro de 2025 no Brasil. Esta nova legislação impõe limites mais rigorosos com relação a emissão de CO2, lembrando que até então os motores turbo da Chevrolet utilizavam ainda a injeção indireta M.P.I, que deriva lá do Chevrolet Corsa de 1994.
Maior potência e menor consumo
Apesar de existirem ainda muitos consumidores que torcem o nariz para as novas tecnologias como turbo e a injeção direta, inegavelmente as evoluções com estas novas tecnologias impressionam. Um exemplo disso pode ser visto ver na própria Chevrolet, a Spin 2025 ainda insiste no antigo motor 1.8 aspirado, 4 cilindros, com injeção MPI e modestos 111 cv e 17,7 kgfm, enquanto o novo 1.0 turbo, apesar de ter 800 cilindradas a menos e apenas 3 cilindros, consegue render 15 cv a mais de potência e 1,2 kgfm a mais de torque em relação ao 1.8, 4 cilindros.
Motor 1.0 turbo
Com a injeção direta de combustível, a potência do motor 1.0 turbo 3 cilindros da GM com etanol saltou de 116 cv para 121 cv (4,7% a mais), enquanto o torque subiu de 16,8 kgfm para 18,9 kgfm (12,5% de aumento). Um detalhes importante é que com gasolina, devido a calibração eletrônica visando diminuir o nível de emissão, o aumento na potência foi bem menor, passou de 116 cv para 117 cv (1,2%), enquanto o torque subiu de 16,3 kgfm para 18,3 kgfm (12,3 % a mais).
Motor 1.2 turbo
No caso do motor 1.2 turbo o ganho na performance foi ainda maior, com etanol a potência saltou de 133 cv para 141 cv (6,3% a mais), enquanto o torque subiu de 21,4 para 22,9 kgfm, um aumento de 7%. Enquanto com gasolina foi de 132 cv para 139 cv (5% a mais) e o torque aumentou de 19,4 para 22,4 kgfm, um aumento de 15%.
De forma pratica, os novos motores entregam muito mais em termos de desempenho e consumo, os tempos de aceleração baixaram em torno de 1 segundo, enquanto o consumo melhorou cerca de 2% no motor 1.0 e 9% no motor 1.2. Confira os dados abaixo:
Desempenho:
Tracker – 0 a 100 km/h
1.0 turbo – 10,9 segundos (antes 11,8 s)
1.2 turbo – 9,7 segundos (antes 11,1 s)
Montana – 0 a 100 km/h
1.2 Manual – 10,9 segundos (antes 11,7 s)
1.2 Automático – 9,5 segundos (antes 10,1 s)
Consumo:
Consumo Tracker Etanol
1.0 Turbo – Cidade 8 km/l (2% mais econômico) / Estrada 9,8 km/l (2,1% mais econômico)
1.2 Turbo – Cidade 7,7 km/l (7% mais econômico) / Estrada 10 km/l (9% menor)
Consumo Tracker Gasolina
1.0 Turbo – Cidade 11,6 km/l (3,6% mais econômico) / Estrada 13,7 km/l (1% mais econômico)
1.2 Turbo – Cidade 11,2 km/l (7,7% mais econômico) / Estrada 14,1 km/l (6,9% menor)
Consumo Montana Etanol
1.2 Manual – Cidade 8,4 km/l (1,2% mais econômico) / Estrada 9,7 km/l (1,1% mais econômico)
1.2 Automática – Cidade 7,5 km/l (-2,5% mais econômico) / Estrada 9,7 km/l (4,3% menor)
Consumo Tracker Gasolina
1.0 Manual – Cidade 12,3 km/l (2,5% mais econômico) / Estrada 13,7 km/l (1% mais econômico)
1.2 Automática – Cidade 11 km/l (-0,8% ) / Estrada 13,5 km/l (1,5% menor)
Sem mudanças além do motor (por enquanto)
Além dos novos motores a Tracker e a Montana 2025 seguem sem mudanças. A Chevrolet não divulgou os preços ou mesmo se haverá algum ajuste com os novos e mais potente motores, também não foi informado quando de fato esta versão atualizada chegará as lojas.
Chevrolet Tracker 2026 deve chegar no primeiro semestre com novo visual e interior
Lembrando que é esperado para o primeiro semestre de 2025 a estreia da versão atualizada do Tracker, o modelo que foi lançado em 2020 sofrerá na linha 2026 sua primeira atualização visual, tendo mudanças na dianteira, além de uma repaginada no interior que também deve ficar mais equipado.
Lembrando devido a legislação Proconve P8 que entra em vigor agora em janeiro a GM foi obrigada a antecipar o motor atualizado antes do restante do carro.