Agora em janeiro está chegando as lojas a nova Yamaha Factor 2025, totalmente renovada e mais equipada a moto chega em duas versões, a Factor 150 por R$ 17.690 e a versão mais equipada Factor DX que tem preço de R$ 18.490. Podemos dizer que a Factor 2025 melhorou mas ainda fica devendo pelo preço que custa. Vamos conhecer em detalhes.
Índice desta matéria
Preços da Nova Yamaha Factor 2025
Factor 150 2025 – R$ 17.690
Factor 150 DX 2025 – R$ 18.490
Factor 150 DX 2025 com acessórios – R$ 18.990
Novo visual da Yamaha Factor 2025
A nova Factor 2025 tem uma dianteira completamente nova mais moderna, o farol tem agora um estilo mais afinado, além de passar a ter iluminação em LED.
Nas laterais há novas carenagens no tanque de combustível com um perfil mais esportivo e um spoiler sob o motor. A tampa do tanque agora é do tipo “aeronáutico”, conferindo um toque moderno ao modelo, além de maior segurança para o tanque. Estas novas carenagens deixaram a Factor com um perfil mais largo e robusto.
Novo painel digital:
O painel digital da Factor foi atualizado para um estilo “blackout”, que melhora a visibilidade com fundo escuro e informações claras. Além disso, agora inclui uma função ECO para auxiliar na condução econômica que indica quando o piloto está economizando combustível, o painel da Factor ainda tem indicador de qual marcha está engatada, conta giros, marcador do nível de combustível, hodômetros e claro, o velocímetro.
Nova versão Factor DX
A versão Factor 150 DX se destaca por seu acabamento mais “premium”, incluindo rodas coloridas e detalhes estéticos aprimorados em relação a versão de entrada. Esta versão DX também oferece um pacote de acessórios opcionais por salgados R$ 500 que inclui tomada USB localizada em um suporte no guidão e um cavalete central.
Motorização da Factor 2025 não mudou:
Infelizmente o motor da Yamaha Factor 2025 permaneceu o mesmo dos anos anteriores, infelizmente porque hoje a moto da Yamaha (que não é barata), segue tendo o motor mais fraco da categoria com apenas 12 cv.
O motor permanece o monocilíndrico de 149 cm³, com injeção eletrônica flex (Blueflex), mas agora ajustado para atender às novas normas de emissão de poluentes “Promot”, resultando em uma leve redução de potência. A nova configuração gera 11,8 cv com gasolina e 12,0 cv com etanol, mantendo o torque em 1,3 kgfm.
Só lembrando que a rival Honda CG tem motor de 160 cm² sendo 2,6 cv mais potente, são 14,4 cv com gasolina ou 14,7 cv com etanol, com torque de 1,38 kgfm com gasolina ou 1,4 kgfm com etanol, o fato que a Honda CG 160 Fan custar (R$ 17.700) o mesmo preço da Yamaha Factor 150 também é um complicador para o modelo Yamaha.
Mudanças Ciclísticas:
A única alteração significativa na parte ciclística é a adoção de um pneu traseiro mais largo (100/80-18), enquanto a medida dianteira permanece inalterada (80/100-18)14.
Lembrando que o tanque de combustível da Factor 150 tem 15,4 litros de capacidade, uma boa marca, superando a rival Honda CG em 1,4 litros.
Yamaha Factor segue sem ABS
Ela segue tendo freio é a disco na dianteira e a tambor na traseira, infelizmente não foi desta vez que a Yamaha Factor 150 ganhou a opção de freio ABS, tendo apenas o freio de acionamento combinado CBS (chamado na Yamaha de UBS). Não custa lembramos que a Honda CG 160 Titan 2025 que custa apenas R$ 500 mais caro em relação a Factor DX já vem de série com freio ABS na dianteira, além de freio a disco na roda traseira, lembrando que o ABS evita que a roda trave durante a frenagem.
Cores da Nova Yamaha Factor 2025
A nova YAMAHA FACTOR na versão mais barata por R$ 17.690 estará disponível nas cores Sports White (Branco Sólido), Red Hot (Vermelho Metálico) e Black Eclipse (Preto Sólido).
Já a YAMAHA FACTOR DX poderá ser comprada nas cores Silver Beskar (Prata) com rodas verdes, Racing Blue (Azul Metálico) com rodas azuis e bela Midnight Black (Preto Metálico) com rodas douradas por R$ 18.490 (além do frete e seguro de frete). Com o Pack de Acessórios, a FACTOR DX tem preço sugerido de R$ R$ 18.990, fora frete e seguro de frete.
Concorrência no mercado
A Factor 150 enfrenta forte concorrência no segmento de motos urbanas, especialmente da Honda CG 160. Enquanto a Factor 150 ocupa atualmente a oitava posição entre as motos mais vendidas do Brasil, a Honda CG lidera com uma diferença muito significativa nas vendas. Enquanto a Honda CG emplacou de janeiro até novembro de 2024: 395,138 unidades a Yamaha Factor vendeu apenas 47,153.
Com as novas atualizações, a Yamaha espera aumentar sua participação no mercado e atrair novos consumidores, porém, na nossa opinião, ainda faltam qualidades para fazer o consumidor da Honda migrar para a Yamaha, principalmente com relação a motorização e equipamentos.
Linha Yamaha está passando por alterações no Brasil
O ano de 2025 deve trazer bastante mudanças na linha Yamaha aqui no Brasil, a fabricante deve retirar de linha vários modelos, inclusive as versões mais baratas da Factor, a Factor 125 que hoje sai por R$ 15.590, além da versão de entrada ED, com visual antigo da Factor 150 por R$ 16.590.
Além da linha Factor, a linha Fazer também deve perder algumas versões, agora em 2025 sairá de linha a Fazer 150. Também haverá mudanças nas gama de motocicletas de alta performance da Yamaha no Brasil, sairão de linha a famosa MT-09 e a trail Tracer 900 GT.