Hyundai Creta EV – Nova versão elétrica é capaz de rodar até 470 km

Hyundai Creta EV elétrico

Este é o novo Hyundai Creta EV, uma inédita versão 100% elétrica do Creta revelada hoje no mercado indiano, o modelo começará a ser vendido em breve por lá. Trata-se do mesmo Creta produzido aqui no Brasil, porém com uma exclusiva motorização elétrica, serão duas opções de baterias, sendo que na versão mais cara o SUV terá capacidade para rodar até 473 km com uma carga completa. Por enquanto a Hyundai não informa se venderá esta versão em outros mercados além da Índia.

Hyundai Creta EV elétrico
Hyundai Creta EV elétrico

O sistema elétrico do Creta EV

Apesar de não ter divulgado detalhes com relação a potência, a Hyundai afirma que o Creta elétrico é mais veloz do que as versões a gasolina, ele faz de 0 a 100 km/h em apenas 7,9 segundos. No lugar do tradicional motor dianteiro há um motor 100% elétrico acoplado diretamente ao eixo dianteiro sem câmbio.

Serão duas opções de baterias, uma versão com 42 KWh e autonomia para rodar 390 km e outra com 51,4 kWh e capacidade para andar até 473 km. Porém é bom a gente salientar que estes dados são seguindo o padrão indiano de medição ARAI, que deve ser bem mais otimista em relação ao nosso PBEV do Brasil.

Hyundai Creta EV elétrico
Hyundai Creta EV elétrico

Tempo de recarga

De acordo com informações da Hyundai, o Creta Elétrico aceitará carga DC (mais veloz) e AC, sendo que no modo DC usando um carregador de alta potência é possível obter de 10% para 80% de carga em apenas 58 minutos na tomada. Porém, carregando o carro em um wallbox caseiro (11kW) serão necessárias 4 horas para obter de 10% para 100% da carga.

Hyundai Creta EV elétrico
Hyundai Creta EV elétrico

Visual com detalhes exclusivos

O Hyundai Creta EV tem detalhes exclusivos em sua carroceria, como se trata de um carro 100% elétrico não é necessária tanta refrigeração para o motor, por isso a as tomadas de ar dianteiras foram fechadas, no lugar da grade a Hyundai instalou um acabamento fechado em black piano. As tomadas de ar inferiores também foram modificadas, possuem um sistema inteligente de abertura de acordo com a necessidade, chamada de “Active Air Flaps”, são duas aletas que ficam fechadas a maior parte do tempo, abrindo só quando há necessidade de captação de ar.

Hyundai Creta EV elétrico
Hyundai Creta EV elétrico conta com a dianteira exclusiva e grade que se abre conforme a necessidade

Nas laterais as rodas foram redesenhadas visando diminuir o arrasto aerodinâmico, elas são aro 17  e são mais fechadas em relação as rodas normais. Enquanto na traseira do Creta Elétrico o para-choque tem desenho diferente das demais versões, é mais baixo e conta com acabamento também em preto brilhante.

Hyundai Creta EV elétrico
Hyundai Creta EV elétrico

Interior do Creta Elétrico

Por dentro, apesar da Hyundai não ter divulgado imagens, há algumas mudanças exclusivas para esta versão Elétrica, como o carro conta apenas com uma única marcha, a alavanca de câmbio passou do console central para atrás do volante e o console central foi redesenhado. Há três modos de condução: Eco, Normal e Sport, o carro possui também a tecnologia i-Pedal, que permite ao motorista guiar apenas usando um único pedal, o do acelerador, já que quando ele tira o pé do acelerador o carro automaticamente aplica os freios para aproveitar a energia e carregar as baterias.

Esta será a versão mais cara do Hyundai Creta na Índia, por isso a lista de equipamentos também é recheada, há por exemplo teto solar panorâmico, painel digital integrado com a central multimídia ambos 10 polegadas, câmeras e sensores 360 graus, além da versão completa do pacote ADAS da Hyundai, o Smart Sense.

Hyundai Creta EV elétrico
Hyundai Creta EV elétrico

Hyundai Creta elétrico no Brasil?

Na Índia o Hyundai Creta conta com algumas versões exclusivas inexistente no mercado brasileiro, por lá o SUV conta com uma versão alongada com 7 lugares (Hyundai Alcazar leia sobre ele aqui), além de opções de motorização diesel. Infelizmente assim como acontece com as outras versões que não existem no Brasil esta nova configuração elétrica não deve vir ao Brasil.

O motivo é o preço. Não custa lembrar que no Brasil o Hyundai Creta 1.6 Turbo Ultimate já custa quase R$ 200.000, esta configuração elétrica caso viesse importada, custaria algo em torno dos R$ 250 mil, o que seria inviável no mercado para a categoria de SUV compacto, tornando o modelo pouco competitivo frente os rivais chineses.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias relacionadas