Começou a ser vendida nos EUA a nova RAM Heavy Duty 2025, esta é uma versão extrema da picape americana, que tem um pacote mecânico focado na capacidade de reboque e off-road, esta versão HD será oferecida para os modelos RAM 2500 2025 e RAM 3500 2025. Chama atenção a estreia de um novo e impressionante motor diesel da Cummins de 6.7 litros, o mesmo usado em caminhões, agora com 430 cv de potência e mais de 140 kgfm de torque, além de um novo câmbio de 8 marchas feito pela marca ZF próprio para o transporte de cargas pesadas, traduzindo, a RAM Heavy Duty é literalmente um caminhão vestido de picape.
Índice desta matéria
Visual atualizado na RAM 2025
Começando pelo visual a nova RAM Heavy Duty 2025 estreia um novo conjunto visual da família RAM 2500 e RAM 3500, conta com novos faróis Full LED de série, agora com uma nova tecnologia mais eficiente e um desenho dividido em dois segmentos separados, a grade frontal também tem um desenho próprio que varia de acordo com a versão de acabamento escolhida.
Nas laterais a RAM Heavy Duty virá com rodas aro 20, podendo opcionalmente vir com pneus próprios para off-road 285/60 R20, opcionalmente há ainda estribos laterais retrateis eletricamente, enquanto na traseira as lanternas tem uma nova iluminação por LED e há uma nova tomada de 115 volts na caçamba.
Interior
Por dentro a nova RAM Heavy Duty 2025 traz a nova central multimídia Uconnect 5 com tela de 14,5 polegadas ou 12 polegadas dependendo da versão, o painel de instrumentos também é digital com 12 polegadas. Há ainda opcionalmente uma terceira tela com 10,25 polegadas voltada para o passageiro localizada acima do porta luvas, lembrando que estes novos recursos estrearam na nova RAM 1500 2025 já disponível aqui no Brasil.
Há ainda um novo sistema de saída de ar para o banco traseiro com saídas maiores e um carregador wireless para smartphones também na traseira, além de novas tomadas USB tipo A e Tipo C, tomada de 115 v para o banco traseiro e sistema de aquecimento do banco traseiro.
O pacote de assistência a condução ADAS também foi melhorado, a picape ganhou recursos adiconais como frenagem frontal também em cruzamentos, assistente anti-colisão e monitoramento de pontos cegos capaz de fazer manobras evasivas e o sistema de auxílio para manter o carro dentro da faixa mais preciso, outros recursos são o novo espelho retrovisor interno digital e os retrovisores externos com extensores elétricos, que facilitam na hora de levar reboques mais largos, sendo que estes dois últimos recursos são opcionais.
Motor diesel de 430 cv
Apesar do consumidor norte americano ser um grande fã de picapes a gasolina, quando o assunto é valentia e capacidade não tem jeito, a grande parte dos donos de RAMs optam mesmo pelo bom e velho motor diesel. De acordo com a fabricante 70% dos compradores desta versão Heavy Duty optam pela versão turbo diesel, por isso eles desenvolveram em parceria com a Cummins um novo e mais potente bloco.
A RAM Heavy Duty 2025, tanto na versão 2500 quanto na 3500 passará a vir, opcionalmente, com um novo motor 6.7 litros, turbo diesel, 6 cilindros em linha, HO, feito pela marca Cummins que tem agora 430 cv de potência e impressionantes 145 kgfm de torque, este é o mesmo torque encontrado em caminhões de alta capacidade.
Além deste novo motor a RAM também desenvolveu em parceria com a Cummins e a marca alemã ZF um novo câmbio TorqueFlite HD automático com oito velocidades e comandos na coluna do volante, tendo capacidade para puxar, teoricamente, até 16,6 toneladas (36,600 libras) isso na versão 3500 com rodado duplo traseiro (4 pneus no eixo traseiro), enquanto a versão 2500 puxa até 9 toneladas (19.950 libras). Esta nova transmissão também apresenta menor consumo de combustível e uma relação menor no eixo traseiro de 3.42, comparado aos 4.10 do modelo anterior que ainda estará disponível nas versões normais da picape.
Além da maior capacidade a RAM Heav Duty 2025 com este novo super bloco diesel, ficou mais veloz, agora a picape é capaz de acelerar de 0 a 96 km/h em apenas 6.9 segundos, sendo que na geração anterior eram 8 segundos.
Só para entendermos a enorme capacidade deste novo motor diesel da Cummins, esta mesma RAM 2025 também será oferecida por padrão em uma versão mais barata com motor a gasolina, no caso o famoso V8 HEMI 6.4 litros com 405 cv e torque de 58 kgfm – menos da metade do torque da versão diesel, enquanto a capacidade de reboque também cai pela metade, fica em 8 toneladas.
2500 e 3500 Heavy Duty 2025
Lembrando que esta configuração Heavy Duty será oferecida tanto para a RAM 2500 2025 quanto para a RAM 3500 2025. O mais legal é que esta configuração será oferecida nos EUA para praticamente todas as versões das picapes: Tradesman, Big Horn/Lone Star, Laramie, Rebel, Power Wagon, Limited Longhorn e Limited, tendo inclusive opção de 4×2 ou 4×4. Lembrando que no mercado americano a RAM é uma picape muito popular, por isso o cliente pode montar as versões como quiser como se fosse um “self-service”, é possível escolher o tamanho da cabine, dois tamanho para a caçamba, o motor, câmbio, suspensão e escolher vários acessórios a parte, tanto voltados para a mecânica quanto para o interior, um exemplo é o famoso rodado duplo traseiro (quatro pneus traseiros) disponível na versão 3500 que aumenta a capacidade de reboque (foto abaixo).
Claro que o preço da RAM Heavy Duty não é barato, somente o novo motor diesel, que será oferecido como um opcional a parte, custará US$ 12.600 dólares (R$ 77.900). Os preços da picape HD partem de $47,560 (R$ 290.590) para a configuração RAM 2500 ou $48,565 (R$ 296.700) para a RAM 3500. Lembrando isso com relação as versões voltadas para o trabalho, que são muito mais simples, sendo que as configurações mais equipadas como a RAM 2500 Rebel ou a ou 3500 Limited custarão na faixa dos US$ 70.000 (R$ 430.000) isso com motor a gasolina HEMI.
Lembrando que ao contrário do modelo 1500, a RAM 2500 e 3500 são produzidas no México, mais precisamente na planta de Saltillo, portanto estes modelos novos devem desembarcar em breve aqui no Brasil.