Foram divulgados mais detalhes sobre o novo Renault Twingo 2026. Um dos modelos mais icônicos da marca francesa, está prestes a retornar em 2026, desta vez em uma versão totalmente elétrica. O novo Twingo promete resgatar as características que tornaram a primeira geração um sucesso nos anos 90, enquanto se adapta às exigências do século XXI, ou seja, terá motor apenas elétrico.
Índice desta matéria
Características do Novo Twingo
O novo Twingo, denominado Twingo E-Tech, será um hatch compacto com quatro portas, ao contrário da versão anterior que contava com apenas duas. Este modelo mantém a essência do design original, apresentando faróis e lanternas em meia-lua, mas agora com tecnologia LED. As maçanetas arredondadas e o perfil característico da primeira geração também estão de volta, proporcionando um toque nostálgico ao visual do carro. Sem falar na exótica pintura “verde pistache” que também marcou a primeira geração do carro que ficou no mercado entre 1993 até 2003 (foto abaixo).
Novo Twingo só chega em 2026
Apresentado em 2024 no Salão de Paris, até então acreditávamos que esta nova geração do Renault Twingo fosse estrear na Europa agora em 2025, porém não, a Renault recentemente anunciou que o modelo só deve estrear nas lojas em 2026.
Tecnologia e Conforto
Nesta semana a Renault divulgou o interior do novo Twingo 2026, o painel tem estilo minimalista que mistura elementos retros com detalhes futuristas, o acabamento também chama atenção, há diferentes tipos de matérias e cores, pelo menos no modelo ainda conceitual há uma proposta muito mais interessante em relação as cabines monótonas e dos carros de entrada atuais.
Há vários detalhes curiosos no interior do novo Renault Twingo 2026, a alavanca de câmbio fica localizada atrás do volante, há vários porta objetos espalhados pela cabine. Outro ponto curioso é o teto panorâmico em vidro, porém ao contrário do teto retrátil do modelo original este não abre.
A Renault espera que o novo Twingo elétrico custe na faixa dos 20.000 euros (R$ 125.000), por isso não espere itens de luxo neste modelo, o acabamento apesar de ser interessante é simples e só há o essencial. Há inclusive alguns detalhes polêmicos para provavelmente baixar o custo de produção, como os vidros traseiros, apesar do carro ter 4 portas eles são do tipo basculantes, ou seja, não abaixam e não são elétricos.
Apesar dos bancos traseiros desta nova geração não serem tão versáteis igual ao do modelo original – que até mesmo viravam cama, os novos são individuais e divididos em 50/50 e podem ser rebatidos completamente, além de correr sobre trilhos, é possível ajustar a posição do banco para aumentar o espaço para as pernas ou melhorar o espaço no porta malas.
Ainda na cabine o modelo virá com painel digital de 7 polegadas e sistema multimídia de 10,1 polegadas. Mas não custa lembrar que esta versão ainda é o conceito, ou seja, provavelmente a Renault mudará alguns detalhes para a versão de produção que deve ser apresentada apenas no final de 2025.
Performance Elétrica
O Twingo E-Tech será 100% elétrico, sem opções de motorização a combustão. A Renault promete uma autonomia entre 300 km e 350 km com uma eficiência energética destacada de aproximadamente 10 kWh por 100 km rodados.
Nova plataforma elétrica da Renault
Lembrando que o novo Twingo é um projeto totalmente inédito, ele usa uma nova plataforma chamada “AmpR small platform”, feita por uma empresa terceirizada a Ampere, que faz parte do grupo Renault porém tem capital e investidores próprios. Esta mesma base também serão usadas pelos novos Renault 5 e Renault 4, modelos que devem chegar as lojas antes do Twingo, provavelmente na metade de 2025.
Renault Twingo voltará ao Brasil?
Ainda não há informações sobre a venda desta nova geração do Twingo no Brasil, lembramos que tivemos aqui no nosso país a primeira geração de 1994 até 2002. O grande problema desta nova geração por aqui deve ser o seu preço, como é um carro compacto e de certa forma com acabamento simples, é difícil imaginarmos alguém pagando R$ 200.000 em um Twingo. O que você acha?