A GWM (Great Wall Motors) teve um 2024 bem apagado no Brasil, diferente da rival BYD que viu suas vendas crescerem mais de 300% em um único ano após lançar uma série de novos modelos no país, a GWM passou o ano 2024 em branco sem nenhuma novidade significativa, porém em 2025 a historia promete ser diferente, recentemente a Great Wall Motors confirmou o lançamento do SUV Wey 07 no Brasil, com visual imponente o modelo premium de 517 cv chegará as ruas no segundo semestre com preço acima dos R$ 350.000. Recentemente um exemplar do Wey 07 foi flagrado em testes no Brasil as imagens foram publicadas pelo site AutosSegredos.
Índice desta matéria
Wey é a marca de alto luxo da GWM
Desde o ano passado exemplares do GWM Wey 07 estão circulando em testes pelo país, o modelo chegou a inclusive marcar presença no Festival de Interlagos, onde a marca chinesa confirmou o lançamento. Vale comentar que a Wey na China é uma marca própria dentro do grupo Great Wall Motors, assim como a Haval e a Ora já presentes no Brasil.
Motorização GWM Wey 07 tem 3 motores e mais de 500 cv
A GWM no Brasil conta com carros 100% elétricos ou híbridos, o GWM Wey 07 é segundo caso, equipado com um sistema híbrido plug-in que combina motor 1.5 turbo a gasolina com dois motores elétricos, um sobre cada eixo, resultando em uma potência total combinada de impressionantes 516 cv e um torque de surpreendentes 95,1 kgfm. Essa força chega as quatro rodas por meio de uma caixa automática de nove velocidades.
Esse desempenho coloca o SUV da GWM em uma categoria superior no mercado brasileiro, superando até mesmo alguns caminhões em termos de torque. A aceleração de 0 a 100 km/h é alcançada em apenas 4,9 segundos, um numero impressionante para um carro desse porte.
Híbrido é melhor que elétrico
No Brasil, com os postos de recargas para elétricos limitados aos grandes centros urbanos, o GWM Wey 07 tem como grande vantagem ser um híbrido, com um tanque cheio este SUV pode rodar mais 1.000 km, enquanto no modo puramente elétrico é capaz de percorrer 180 km sem precisar fazer uso de gasolina, basicamente ele oferece o melhor dos dois mundos. O fabricante chinês em sua terra natal fala em números ainda mais otimistas, de acordo com eles no padrão WLTC, usado na China, são 1340 km de autonomia e 220 km no modo elétrico.
Design deve dividir opiniões
O design do GWM Wey 07 é polêmico, ele não causa aquele mesmo efeito “ual !!” que vemos em outros modelos chineses, longe de ser um carro feio, porém seu estilo pode dividir opiniões. Na dianteira o modelo adota um perfil minimalista, os faróis são pequenos e divididos em dois grupos, o para-choque tem uma tomada de ar gigante, porém com acabamento simples, nada de detalhes cromados ou chamativos.
Nas laterais o SUV é cortado por vincos marcantes para deixa-lo mais imponente e musculoso, enquanto na traseira, ao contrário da dianteira, o estilo é bastante chamativo, as lanternas são grandes, cortam a tampa do porta malas e invadem também as laterais, algo bem diferente do estilo limpo da dianteira do carro.
Interior GWM Wey 07 2025
O interior do Wey 07 também segue a filosofia minimalista, há poucos botões físicos e a maior parte dos comandos ficam na tela do sistema multimídia ao centro do painel. O acabamento é muito luxuoso com a cabine sendo toda forrada com materiais de toque suave, o console central é elevado e possui revestimento em madeira e há até mesmo uma mini geladeira entre os bancos.
Na China o SUV conta com uma versão ultra high tech (foto acima), que parece ter saído de uma filme de ficção cientifica com 3 telas gigantes cobrindo quase todo o painel, já para o Brasil a GWM deve reservar a versão mais simples que possui apenas duas telas, de acordo com informações do site AutosSegredos.
Dimensões GWM Wey 07 2025
O SUV chines tem dimensões parrudas, mede 5.16 m de comprimento por 1.98 m de largura e 1.81 m de altura, já o entre eixos fica em generosos 3.05 m, permitindo com conforto acomodar até seis ocupantes em três fileiras de bancos todos individuais. Um detalhe legal no interior do Wey 07 é que os bancos são moduláveis, os dianteiros podem ser deitados completamente virando uma espécie de cama, tudo feito de forma elétrica.
Equipamentos
Assim como os demais carros da Great Wall o Wey 07 virá de série muito bem equipado, a lista inclui uma série de itens como central multimídia de última geração com 15,6 polegadas, cluster digital com 9 polegadas, ar condicionado digital com diferentes zonas de temperatura, bancos elétricos na dianteira e na traseira, teto panorâmico em vidro, sistema de som surround premium com nada menos do que 23 alto falantes e 2440 watts de potência, além de assistência de direção autônoma de última geração com controle de cruzeiro adaptativo, equipamento que ajusta automaticamente a velocidade em relação ao modelo que vai frente, sempre mantendo uma distancia segura, assistente de manutenção de faixa, frenagem de emergência automático, assistente de estacionamento e reconhecimento de sinais de transito.
Na China há um sistema de condução ainda mais sofisticado com uso da tecnologia Lidar, com radares por infra-vermelho capaz de andar sozinho literalmente, inclusive fazer curvas, mas este equipamento que é novo e bastante caro não deve vir ao Brasil.
Rival do SW4 e Pajero Sport? Qual o preço?
Enfim como uma série de atributos o GWM Wey 07 2025 chegará ao Brasil para ser mais uma opção no mercado de SUVs de luxo, sua missão será roubar clientes de marcas tradicionais no segmento, entre os seus concorrentes estão Audi Q5, BMW X3, Mercedes GLC, além do Volvo XC60. Ele também vai competir com carros como Toyota SW4 e Pajero Sport, todos com valores hoje na faixa dos R$ 400 mil.