Mazda 6e 2026 – Novo elétrico da marca chama atenção, roda até 552 km

mazda 6e

O novo Mazda 6e, apresentado no Salão Automóvel de Bruxelas no final de 2024 é o segundo carro elétrico na história da Mazda. Fruto de uma joint-venture entre a Mazda e a fabricante chinesa Changan Automobile, o Mazda 6e tem uma carroceria bastante diferente, flerta entre ser um sedan com um hatchback 5 portas, refletindo uma estratégia de inovação em um segmento dominado por SUVs. Ele já começou a ser vendido na China e deve chegar a Europa no segundo semestre de 2025, sua missão será enfrentar rivais como o Tesla Model 3.

mazda 6e
Mazda 6e

Especificações técnicas do Mazda 6e 2026

O Mazda 6e oferecerá duas opções de motorizações. A versão padrão com bateria de 68.8 kWh e autonomia de 479 km e uma versão com autonomia estendida para até 552 km com baterias de 80 kWh, sendo que a potência também varia de acordo com a versão, curiosamente a padrão tem 258 cv, enquanto a opção com bateria maior é mais fraca tem 245 cv. Destaque para o bom desempenho do modelo que faz 0 a 100 km/h na casa dos 7 segundos. Confira as especificações mais abaixo:

Versão padrão:
– Bateria: 68,8 kWh
– Autonomia: até 479 km
– Potência: 258 cv (190 kW)
– Aceleração: 0 a 100 km/h em menos de 7,6 segundos
– Carregamento Rápido: suporta até 200 kW DC, permitindo carregar de 10% a 80% em apenas 22 minutos.

Versão Long Range:
– Bateria: 80 kWh
– Autonomia: até 552 km
– Potência: 245 cv
– Aceleração: 0 a 100 km/h em menos de 7,8 segundos
– Carregamento Rápido: suporta até 95 kW DC, levando aproximadamente 45 minutos para carregar de 10% a 80%.

Ambas as versões apresentam um torque de 320 Nm e apenas tração traseira, a velocidade máxima é de 170 km/h limitada para poupar as baterias.

mazda 6e
mazda 6e

Design do Mazda 6e agrada

O design do Mazda 6e 2026 segue a nova linguagem estética da marca japonesa é uma evolução do estilo “Kudo” já tradicional na marca, seu design agrada bastante, a carroceria flerta em ser um sedan coupé porém incorpora elementos de um hatchback, como o porta malas com o conceito de 5 porta com abertura incluindo o vidro traseiro em uma peça única assim com em um SUV ou hatchback, facilitando o transporte de cargas maiores.

mazda 6e porta malas
mazda 6e porta malas tem 330 litros

O conjunto de luzes é totalmente em LED, são luzes eletrônicas dinâmicas com movimento, eles dão as boas vindas ao dono e quando o carro está carregando exibem o nível de carga das baterias. Inclusive a grade tem iluminação também em LED e parece se projetar para fora do carro quando acesa.

mazda 6 2026
Mazda 6 2026
mazda 6e
mazda 6e

Há vários detalhes legais no design do Mazda 6 2026, as portas não tem a armação na parte superior sobre os vidros – assim como nos carros conversíveis deixando o visual do sedan mais leve, as rodas são são grandes de fábrica já aro 19, enquanto na traseira há um pequeno aerofólio elétrico que se abre ou fecha de acordo com a necessidade.

mazda 6e
mazda 6e

As maçanetas das portas são elétricas, elas ficam escondidas dentro da carroceria e se projetam para fora quando o motorista se aproxima.

mazda 6e
mazda 6e

Tamanho de sedan grande

Um dos trunfos do novo Mazda 6e 2026 é o seu tamanho, ele tem quase 5 metros de comprimento (4,92 m), distância entre eixos também é ampla tem 2.89 metros, a largura é de 1.89 m e a altura é baixa 1.49 m o que da esse aspecto de coupé ao modelo.

Só para entendermos o quão grande o Mazda 6 é, ele tem dimensões de sedans grandes como o BMW Série 5 ou Mercedes Classe E. Ou seja, há espaço de sobra a bordo, principalmente no banco traseiro, porém o porta malas é pequeno, tem apenas 330 litros devido ao sistema elétrico, porém há um diferencial aqui, o Mazda 6e tem um porta malas adicional na dianteira com 70 litros.

mazda 6e interior
mazda 6e interior

Interior do Mazda 6e é super tecnológico

Com um interior que incorpora tecnologias avançadas, incluindo comandos por gestos e uma interface mais limpa, onde os botões físicos foram reduzidos – o que nem sempre agrada já que torna o motorista refém da central multimídia, o Mazda 6e 2026 será o carro mais avançado da marca já feito.

mazda 6e interior
mazda 6e interior

Em termos de tecnologia há diversos pontos para comentarmos, como um sensor de rosto que é capaz de ler a face do motorista e carregar os ajustes individuais salvos anteriormente, como a posição dos bancos, retrovisores, som e a temperatura do ar. Na frente do volante há uma espécie de HUD digital com realidade aumentada que projeta informações no para-brisa, a diferença aqui é que o carro pode exibir informações como a rota em um capo visual de até 50 polegadas.

O acabamento segue o bom padrão já conhecido dos lançamentos recentes da Mazda, painel, portas e console são revestidos em couro, há inclusive detalhes em Alcantara (couro aveludado) e couro Nappa, o mesmo tipo usado pela BMW e Mercedes em seus carros. Por falar nos bancos eles contam com sistema de ventilação, aquecimento e até massagem.

Na traseira há uma tela touch para os passageiros, que permite ajustar uma temperatura própria para o ar-condicionado. Destaque também para o sofisticado sistema de iluminação configurável com 64 cores em LED em várias partes da cabine, além do sistema de som é assinado pela Sony que possui nada menos do que 14 alto falantes e subwoofer..

No centro do painel o motorista encontrará uma enorme tela de 14,6 polegadas, assim como painel 100% digital com 10,2 polegadas, há inclusive um generoso teto quase que totalmente em vidro.

mazda 6e interior banco traseiro
mazda 6e interior banco traseiro

Chama atenção também o pacote ADAS super avançado com recursos como piloto automático ACC inteligente que funciona junto com o alerta de colisão frontal e lateral, capazes de fazer até manobras evasivas para evitar colisões, há ainda um recurso para fazer ultrapassagens, basta o motorista acionar a seta que o carro faz a manobra de forma 100% automática, sendo capaz inclusive de mudar de faixa sozinho quando o piloto automático está ativo.

Ou seja, em termos de equipamentos o Mazda 6 2026 não fica devendo em nada para os rivais mais famosos e caros.

Japonês feito na China

Apesar da Mazda ser um das marcas japonesas mais famosas do mundo e o Mazda 6 um de seus modelos mais tradicionais – foi lançado em 2002, nesta nova geração pela primeira vez o sedan trocará o Japão pela China, isso porque a plataforma utilizada agora será a Deepal SL03, desenvolvida pela Changan, mas com um chassis otimizado pelos engenheiros da Mazda para oferecer uma experiência de condução superior. Sua produção será localizada na China na fábrica da Changan e de lá o modelo será exportado para o resto do mundo.

mazda 6e 2026
mazda 6e 2026

Preços e quando chega?

Um dos pontos positivos do novo Mazda 6e ser produzido na China será o seu custo menor em relação aos rivais europeus, o preço do Mazda 6e estão previstos para começarem na casa dos €40.000 para a versão com bateria menor (R$ 250 mil), ele competirá em valor diretamente com o Tesla Model 3 vendido na Europa a partir de 39.990 euros, modelos muito mais baratos em relação aos carros produzidos na Europa como o BMW i4 que custa quase 57 mil euros (R$ 350.000) ou o VW ID.7 que custa 54 mil euros (R$ 337.000).

O Mazda 6e 2026 estreará na China já nas próximas semanas, por lá ele será vendido como Mazda EZ-6, porém na Europa e no resto do mundo ainda vai demorar alguns meses, a previsão é que o sedan elétrico chegue apenas no segundo semestre de 2025.

Infelizmente a Mazda deixou o Brasil no final da década de 1990, desde então não voltou e não há planos da marca retornar.

Conclusão:

Com o lançamento do Mazda 6e, a Mazda reafirma seu compromisso com a eletrificação, este será o segundo carro 100% elétrico da marca japonesa, o primeiro foi o MX-30 já a venda. O modelo promete não apenas atender à crescente demanda por veículos elétricos, tendo como vantagem seu preço mais acessível em relação aos rivais produzidos na Europa.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias relacionadas