Nova Kia Besta ? – Kia prepara lançamento da van elétrica PV5 para abril

kia pv5 2025

O Kia PV5 será uma inédita van elétrica que promete agitar o mercados das vans comerciais. Pense na PV5 com uma espécie de Nova Kia Besta, assim como a Besta original lançada no Brasil em 1993 e que fez bastante sucesso até o inicio dos anos 2000 a PV5 será uma van destinada a todo tipo de aplicação, ele contará basicamente com duas versões: Cargo, destinada ao transporte de encomendas e a Turismo voltada para o transporte de passageiros.

kia pv5 2025
kia pv5 2025 nessa última quinta (23/01) a Kia divulgou os primeiros teaser da EV5 e confirmou o lançamento para abril

Desde o final do ano passado a versão de produção da Kia PV5 vem rodando em teste na Europa, na semana passada por exemplo, ela foi flagrada rodando em testes ao lado de um exemplar da Volkswagen ID Buzz, van elétrica que será uma das rivais da van da Kia na Europa.

nova besta 2025
nova besta 2025 – acima a PV5 uma espécie de nova Besta roda em testes ao lado da ID-Buzz, a Nova Kombi elétrica, o duelo dos ano 90 Kombi versus Besta meio que está de volta

Design Kia PV5

Como você pode ver nas fotos a Kia PV5 se destaca pelo seu visual futurista, seu visual deve parecer com um carro que saiu de algum filme de ficção cientifica. A versão de produção que será mostrada em abril e chegará as ruas ainda em 2025 promete ser muita próxima a do protótipo Kia Concept PV5 (foto abaixo) mostrado na edição 2024 da IAA Transportation, principal evento de caminhões e vans que acontece em Hannover na Alemanha.

kia pv5 2025
kia pv5 2025 , a Kia PV5 foi apresentado como protótipo no ano passado e agora está preste a ganhar uma versão de produção em série

 

kia pv5 2025
kia pv5 2025
kia pv5 2025
kia pv5 2025

Destaque para o conjunto de faróis que é todo em LED com formato em zigue-zague, prometendo chamar bastante atenção a van contará com rodas de liga leve de 16 polegadas e em sua versão de passageiro pode acomodar cinco, seis ou sete passageiros. Sua versão de passageiro conta com portas corrediças laterais com fechamento automático de ambos os lados, facilitando o acesso dos passageiros.

kia pv5 2025
kia pv5 2025

A expectativa é de que a van elétrica tenha uma autonomia superior aos 400 km, sites como o Motor.Es falam em uma autonomia pode ser de até 600 km. Outro ponto positivo deve ser o tempo baixo para recarga, em um carregador rápido, que hoje em dia são bem comum na cidades da Europa, será possível obter de 10 até 80 % de energia em apenas em 30 minutos.

kia pv5 2025
kia pv5 2025

O modelo é construído sobre uma plataforma chamada de PBV, uma nova base da KIA / Hyundai que será destinada exclusivamente para carros elétricos comerciais.

kia pv5 2025
kia pv5 2025

Preços dos utilitários elétricos ainda é um grande problema

Além da ID Buzz que estava sendo utilizada como companheira de testes a Kia PV5 também vai rivalizar com modelos como Mercedes EQT, Peugeot e-Traveller e Renault Kangoo E-Tech, além do Fiat Scudo elétrico já vendido aqui no Brasil. Pelo menos por enquanto não há informações sobre um possível lançamento no Brasil, principalmente pelo preço que não deve ser barato, ao exemplo da Volkswagen ID Buzz, que de tão cara, algo em torno de R$ 400 mil tendo o preço baseado na Europa (65 mil euros), tanto é que a Volkswagen optou apenas por disponibilizar o modelo através de aluguel ao invés de vender. Até mesmo na Europa a Volkswagen tem bastante dificuldade de vender a Kombi elétrica.

Os preços dos poucos utilitários elétricos no Brasil assustam, o mais barato delas é o utilitário E-Scudo da Fiat, com preço de R$ 370 mil, sendo que a versão diesel deste mesmo modelo sai por R$ 200 mil, há ainda a Mercedes E-Sprinter que custa salgados R$ 482,000 e pode rodar 478 km, além do novo Iveco eDaily, a versão elétrica do Daily tem autonomia na faixa dos 300 km, porém custa proibitivos R$ 550 mil. Outro exemplo é a startup brasileira Arrow Mobility que lançou no ano passado a Arrow One, uma van elétrica projetada para cidades, a montadora que é uma start-up brasileira lá do Rio Grande do Sul entregou 20 exemplares do modelo para a gigante do e.commerce Mercado Livre, porém cada unidade saiu em torno de R$ 730.000, porém parece o projeto não foi adiante, atualmente a Arrow One não tem nem sequer um site ativo.

Nos EUA a Canoo, outra start up que tentou fazer algo igual a Kia e criar uma van elétrica comercial, após queimar centenas de milhões de dólares e produzir menos de 100 unidades a empresa acabou fechando as portas agora no início de 2025. Ou seja, há ainda um longo e demorado caminho para termos utilitários e vans “queimando” eletricidade ao invés de diesel nas ruas.

Fotos:  Motor.es

 

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias relacionadas