Neta X – SUV elétrico de R$ 194.900 tem qualidades e alguns pecados

neta x

Sem fazer muito alarde a marca chinesa Neta já está vendendo seus carros no Brasil, são atualmente dois modelos o Neta Aya por R$ 128.900 – com 95 cv e porte similar ao BYD Dolphin e o Neta X um SUV médio com dimensões superiores as do Jeep Compass e Toyota Corolla Cross, motor elétrico de 163 cv e preço bastante convidativo, parte de R$ 194.900. Vamos conhecer em detalhes o Neta X, será que vale a pena?

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Versões e preços do Neta X no Brasil

O Neta X está chegando no mercado agora em janeiro de 2025 em três versões: 400 Comfort por R$ 194.900, 500 Comfort por R$ 204.900 e 500 Luxury que tem preço de R$ 214.900. Basicamente a diferença entre elas é a bateria mais fraca na versão de entrada e o pacote ADAS que, infelizmente, vem apenas na versão top Luxury.

Neta X 400 Comfort 52 kWh – R$ 194.900

Neta X 500 Comfort 64 kWh – R$ 204.900

Neta X 500 Luxurt 64 kWh – R$ 214.900

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Bateria e autonomia do Neta X

A versão mais barata de R$ 194.900 é a única a vir com bateria de 52,5 kWh, por isso tem autonomia consideravelmente menor em relação as demais, roda no padrão brasileiro PBEV do Inmetro apenas 258 km (323 km no padrão de medição WLTP).

Já as versões mais caras: 500 Comfort e 500 Luxury, têm bateria de 64.1 kWh e autonomia para rodar 317 km no padrão PBEV ou 410 km no WLTP. Ou seja, há uma considerável diferença de 60 km até 87 km comparado com a versão mais barata. Todas as versões usam baterias feitas pela renomada marca CATL, a maior fabricante atualmente no segmento.

Como estamos falando de um SUV elétrico o justo é compara-lo com outro SUV elétrico, no caso o Neta X roda mais em relação ao seu rival direto o BYD Yuan Plus, que apesar de ter 204 cv usa bateria de 60 kWh e tem autonomia no padrão PBEV de 294 km contra 317 km do Neta. Vale lembrar que o BYD custa muito mais caro, sai por R$ 235 mil.

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Motor do Neta X tem apenas 163 cv

Um dos pecados do Neta X é seu conjunto elétrico não muito potente. Independente da capacidade da bateria, a potência do Neta X é sempre a mesma, o SUV entrega 163 cv e 21.4 kgfm de torque, comparado com os rivais que custam nesta mesma faixa de preço, o modelo da Neta fica em desvantagem no desempenho.

A falta de um motor mais potente é percebida nos dados de aceleração, o Neta X precisa de 9.5 segundos para ir de 0 a 100 km/h, uma marca apenas razoável, só para compararmos o Jeep Compass 1.3 Turbo de 185 cv faz 0 a 100 km/h em 8.8 segundos e o rival elétrico BYD Yuan Plus com seus 204 cv é bem mais veloz, faz em 7.3 segundos.

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Dimensões do Neta X surpreendem

Se o conjunto mecânico do Neta X não empolga, a coisa fica muito mais interessante ao analisarmos o tamanho do modelo frente ao que custa. O carro é grande ! Principalmente se comparamos com os rivais nesta faixa de preço (abaixo dos R$ 200 mil). O SUV da Neta mede 4.62 m de comprimento e tem distância entre eixos de 2.77 metros, sua largura é de 1.86 m e a altura fica em 1.63 m.

neta x porta malas
neta x porta malas

Comparado com o Jeep Compass, atualmente líder nesta categoria e que parte de R$ 188.900, o Neta X leva uma enorme vantagem no tamanho, são 22 cm a mais no comprimento e 13 cm a mais na distância entre eixos. Traduzindo isso na pratica o Neta X oferece muito mais espaço no banco traseiro e no porta malas. Enquanto o Compass tem porta malas de 410 litros o SUV chinês tem 508 litros, superando também o Corolla Cross que possui 460 litros e o rival elétrico BYD Yuan Plus que tem somente 312 litros.

Comparado com outros rivais chineses, como BYD Song e o Haval H6, o Neta X é menor no comprimento geral, porém tem a mesma distância entre eixos.

neta x interior
neta x interior

Interior tem bom acabamento

Outro ponto forte do Neta X, que pode valer uma visita a uma concessionária da marca é o seu interior. A cabine é muito agradável, tem bom acabamento, trazendo materiais softouch revestindo painel e portas, há materiais como couro sintético e Alcantara, além de detalhes em alumínio escovado no console, painel e nas portas, os bancos são esportivos e lembram os usados nos carros da Porsche, ambos possuem ajustes elétricos.

neta x interior bancos dianteiros
neta x interior bancos dianteiros

O desenho do painel segue o padrão minimalista já visto em outros carros chineses atuais, praticamente não há botões físicos, o que apesar de deixar o interior mais limpo, acaba tornando o motorista refém da central multimídia ou dos comandos por voz.

Por falar em multimídia, para minimizar a falta de botões a Neta tenta compensar instalando uma tela gigante de 15.6 polegadas no centro do painel, uma das maiores no segmento atualmente, além disso, o carro conta com painel digital configurável de 8 polegadas.

neta x câmera 360 graus
O Neta X tem multimídia de 15 polegadas e sistema de câmera 360 graus

Equipamentos do Neta X

De serie em todas as versões o Neta X já vem com itens teto solar panorâmico, câmeras 360 graus com visão área, ar-condicionado dual zone com saída para o banco traseiro, sistema de som premium com 8 alto falantes, bancos dianteiros com ajustes elétricos e sistema de aquecimento, bancos em couro sintético, retrovisores elétricos com rebatimento automático e sistema para desembaçar, faróis Full LED, rodas aro 18 em liga leve, freio de estacionamento com função Auto Hold, chave inteligente keyless, partida do motor por botão, monitoramento da pressão dos pneus, faróis e limpadores do para brisa com acionamento automático. Lembrando que a lista de equipamentos é a mesma entre as duas versões iniciais Comfort.

neta x interior bancos traseiros
neta x interior bancos traseiros

A versão top de linha 500 Luxury se diferencia por vir com recursos de luxo como porta malas com sistema elétrico de abertura e fechamento, banco do motorista com sistema de acesso facilitado – o banco recua automaticamente para facilitar a entrada, carregamento wireless para smartphones, além de um sistema de monitoramento do motorista e o pacote ADAS.

A grande pisada na bola da Neta

A grande falha da Neta é oferecer o pacote ADAS apenas na versão top de linha “Luxury” que custa R$ 214.900, algo bastante ruim para um marca novata e que precisa conquistar clientes. O Toyota Corolla Cross por exemplo, traz o pacote ADAS em todas as suas versões e parte de R$ 170.690.

Ou seja, mesmo sendo um carro elétrico que teoricamente tem todo um apelo high tech, o Neta X dispõe apenas em sua versão mais caras recursos como piloto automático ACC, assistente de manutenção de faixa, alerta de saída de faixa, frenagem frontal automática com detecção de pedestres e ciclistas, alerta de trafego cruzado traseiro e farol alto inteligente.

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Conclusão, vale a pena?

O Neta X tem qualidades, o modelo tem visual moderno, tamanho imponente e ótimo espaço interno, além do interior bem acabado e um preço bastante competitivo para um carro 100% elétrico. Porém, pesam contra o modelo o seu motor elétrico de apenas 163 cv, a autonomia limitada na versão mais barata com somente 293 km e principalmente a falta do pacote ADAS nas outras versões além da top de linha.

Este é o SUV elétrico de médio porte mais barato que você pode comprar no Brasil. Mas, podemos dizer que faltou aquele fator “ual” que faria clientes em gerais (que não buscam exclusivamente por um elétrico) optar por levar o Neta X – Não consegui entender o ADAS apenas na versão mais cara, uma pena.

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