Se você tem mais de 30 anos certamente deve se lembrar da época de ouro das peruas no Brasil. Com a chegada dos SUVs este tipo de carro praticamente desapareceu do mercado. Mas na Europa as peruas ainda seguem firme e forte, tendo inclusive versões interessantes como a nova BMW M3 CS Touring 2025, nada mais é do que uma versão perua e mais radical do famoso BMW M3. Será ela mais rápida que a famosa Audi RS6 Avant ?
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Mecânica 550 cv e tração 4×4
Como você já deve ter percebido esta não é uma perua normal, a BMW M3 CS Touring é uma das mais velozes e potentes já produzidas em série, ela usa vários componentes vindos das pistas de corrida. Seu motor é o 3.0 seis cilindros em linha, bi-turbo, com algumas modificações que a BMW desenvolveu para os seus carros de corrida.
O motor usa turbina de 2.1 bar e tem modificações nos cilindros, entrega 550 cv de potência (40 cv a mais em relação ao M3), o torque não mudou seguiu em 65 kgfm. Outra atração da perua M3 CS é sua tração integral 4×4 xDrive. Lembrando que o BMW M3 Sedan vendido no Brasil hoje tem “apenas” 510 cv e tração traseira.
0 a 100 km/h em 3,2 segundos
Com este respeitável conjunto mecânico o BMW M3 CS Touring 2025 dispara de 0 a 100 km/h em 3,2 segundos, 0,7 segundos mais veloz que o BMW M3 Competition nas lojas.
Mais veloz que a RS6?
Porém o que mais chama atenção é o fato da M3 CS Touring ser “teoricamente” 0,2 segundos mais rápida na prova de 0 a 100 km/h em relação a famosa Audi RS6 Avant, a rival, apesar de ser mais potente tem um V8 de 630 cv, deve provavelmente ser mais pesada.
Calma que ainda não acabou, a M3 CS Touring faz de 0 a 200 km/h em impressionantes 11,4 segundos. Retoma de 80 km/h para 120 km/h em assustadores 2,7 segundos usando apenas 4 e 5 marchas. Ou seja, aparentemente o motor mesmo sendo turbo trabalha cheio a maior parte do tempo.
A velocidade máxima é limitada por questões de segurança aos 300 km/h.
Um detalhe curioso é que os números foram baseados com o padrão de medição “one-foot rollout”, usado corridas de arrancadas, que só começa a contar o tempo quando o carro começa a se mover, este método é mais preciso porque desconta o tempo de reação do piloto, sendo que no padrão de medição normal (usado por grande parte das montadoras) o M3 CS Touring faz de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos, 0 a 200 km/h em 11,7 segundos, medidas praticamente iguais ao da Audi RS6 Avant.
Visual exclusivo
Comparado com a BMW M3 Touring normal, o M3 CS Touring tem visual com detalhes exclusivos, o para-choque frontal tem estilo mais agressivo, com tomadas de ar maiores e mais arrojadas, o acabamento da grade frontal tradicional da BMW também é exclusivo, conta com detalhes em vermelho e é praticamente toda aberta, sem a malha ou barras.
Outra novidade é o kit aerodinâmico em fibra de carbono, composto por spoilers frontais, laterais e na traseira. Além disso o capô, as tomadas de ar, os retrovisores e o difusor do para-choque traseiro também são em fibra de carbono.
Interior exclusivo
Por dentro o M3 CS também é diferenciado, os bancos são feitos em fibra de carbono, assim como as borboletas para fazer as trocas de marchas, o console central e vários partes do acabamento, segundo a BMW o uso destas partes em fibra de carbono consegue baixar o peso final do carro em 15 kg.
Quando custará?
O BMW M3 CS Touring já está sendo vendido na Alemanha, seu preço claro não será barato, esta é a versão mais cara já feita do BMW M3, parte de 152.900 euros (algo em torno de R$ 926.900). Lembrando que no Brasil o BMW M3 atualmente é encontrado nas lojas na versão Competition de 510 cv por R$ 891.950. Caso venha ao Brasil esta configuração radical da M3 Touring custaria certamente mais de R$ 1 milhão. Não custa lembrar que a Audi RS6 Avant hoje tem preço de R$ 1.2 milhão no Brasil.
Virá ao Brasil?
Por enquanto não há informações de lançamento no Brasil, a BMW confirma o lançamento da M3 CS Touring além da Europa, no Japão, Austrália e Coreia do Sul, as entregas das primeiras unidades devem começar a partir de março de 2025.