O Fiat Grande Panda pode ser considerado a versão europeia do Novo Fiat Uno 2026, modelo que será produzido por aqui no ano que vem e terá como missão substituir de uma só vez o Argo e o Mobi. O Grande Panda traz de volta aquele jeitão de carro de entrada que tinha o Uno, com direito a rodas em aço sem calota e partes da carroceria sem pintura. Porém apesar do visual simplista o preço, pelo menos na Europa, não será tão barato assim, por lá ele partirá de 18,900 euros (R$ 114.900), talvez muito caro para o tamanho do carro. Vamos em conhecer as versões, equipamentos e preços do modelo.
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Versões e equipamentos do Fiat Grande Panda 2025
Grande Panda Pop – 18.900 euros (R$ 114.900)
Independente do preço não ser tão atrativo, o Fiat Grande Panda traz de volta o visual antigo e quase nostálgico dos carros populares das décadas de 1980 e 1990, sua versão mais barata (foto acima) terá aquele visual de “carro de firma” com rodas aro 16 em aço sem calotas, retrovisores, detalhes no para-choque e as maçanetas sem pintura, além de faróis comuns halógenos, nada de LED nesta versão.
A lista de equipamentos da configuração mais barata, chamada de Grande Panda Pop, também será raiz, virá com ar-condicionado manual, vidros elétricos apenas nas portas dianteiras, retrovisores com ajuste manual e não terá sistema multimídia nem sequer rádio. Os únicos itens de “luxo” a bordo serão o painel digital, a direção elétrica, o freio de estacionamento eletrônico por botão e o câmbio automatizado DCT de série em todas as configurações.
Apesar do interior ser básico como em todo carro de entrada com tudo revestido em plástico duro, inclusive as portas, a Fiat optou por usar diferentes tipos de texturas e cores nos plásticos, nas portas há o nome da marca estampado em baixo relevo, a moldura do painel virá em uma espécie de plástico amarelo transparente. O que ajuda a quebrar aquele monótono padrão de interior cinza presente em 90% dos carros no mercado.
Para atender a legislação europeia, todas as versões do Fiat Grande Panda virão de série com pacote ADAS que é obrigatório por lá com frenagem frontal automática, sistema de manutenção do carro na faixa, leitor de limite de velocidade e alerta de cansaço do motorista, mas não há piloto automático ACC. A lista de equipamentos de segurança ainda inclui de série seis airbags, freio a disco nas quatro rodas, além de controles de tração, estabilidade e auxílio para partidas em rampas.
Grande Panda Icon – 20.400 euros (R$ 123.500)
A versão intermediária chamada de Icon virá com faróis Full LED com luzes dinâmicas, lanternas em LED, rodas em liga leve aro 16, sistema multimídia com tela de 10,25 polegadas, volante com ajuste de altura e profundidade, sensor de estacionamento traseiro, vidros elétricos nas portas traseiras, além dos itens da versão Pop.
Grande Panda La Prima – 22.900 euros (R$ 138.600)
Por fim a versão top de linha chamada de La Prima, além dos itens das versões mais baratas virá com ar-condicionado automático digital, retrovisores, maçanetas e colunas pintados em preto brilhante, rack no teto, rodas em liga leve aro 17, multimídia com Android Auto e Apple Carplay, GPS nativo e comandos por voz, carregador wireless para smartphones, câmera de ré, retrovisores elétricos com aquecimento e rebatimento automático, acabamento interno mais sofisticado com revestimento em Bamboo e um segundo porta luvas no painel (foto abaixo).
Grande Panda RED – Elétrico – 24.900 € (R$ 150.000)
A versão elétrica mais barata terá os mesmos itens da versão POP tendo com diferenciais já faróis Full LED, sistema multimídia e retrovisores elétricos.
Grande Panda La Prima – Elétrico – 27.900 € (R$ 168.000)
A versão top de linha elétrica terá os mesmos itens da versão La Prima gasolina.
Motores do Fiat Grande Panda
Haverá duas opções de motores para o Fiat Grande Panda na Europa, o 1.2 turbo a gasolina combinado com sistema híbrido leve de 48v, com 100 cv de potência e que virá combinado com câmbio automatizado DCT. A segunda opção será o motor 100% elétrico com 113 cv e bateria de 44 kWh, vindo com câmbio automático de uma marcha.
Segundo a Fiat a versão 1.2 turbo faz de 0 a 100 km/h em 10 segundos e tem velocidade máxima de 160 km/h. O consumo fica em ate 18 km/l.
Já a versão 100% elétrica tem autonomia de 320 km com uma carga completa.
Dimensões
A plataforma deste modelo é a mesma do Citroën C3 vendido no Brasil, inclusive suas dimensões são as mesmas, ele mede 3,99 m de comprimento, 1,58 m de altura, 1,76 m de largura e tem distância entre eixos de 2,54 metros. O porta malas até que tem um bom tamanho pelo porte compacto do modelo, acomodando até 353 litros.
Preços decepcionaram?
A versão mais barata do Novo Fiat Grande Panda com seu preço de 18.900 euros (R$ 114.900) será um dos compactos de entrada mais caros da Europa, só para comparamos, o Dacia Sandero que é hoje o carro mais vendido da Europa e também tem uma proposta de baixo custo, tem preço na Itália de € 13.850 (R$ 83.800), o Citroën C3, que compartilhar a mesma plataforma com o Fiat Grande Panda, parte de € 14,900 euros (R$ 90.200), uma diferença de 4 mil euros (R$ 24 mil). Verdade que o Panda já vem com câmbio automático e sistema híbrido leve, mas é difícil justificar esta enorme diferença, principalmente pelo fato do C3 ter o mesmo motor 1.2 turbo de 100 cv.
A coisa aperta ainda mais com relação aos preços na versão elétrica do Fiat Grande Panda, que tem 113 cv e bateria de 44 kWh, seu preço também decepciona, sairá por €24,900 (R$ 150.000) na versão Red chegando até salgados 27.900 euros (R$ 168.000) na versão completa La Prima. Só para comparamos o BYD Dolphin Plus, com 204 cv e 60 kWH de bateria, custa na Itália 28.600 euros (R$ 173.000), sendo um modelo além de mais potente é muito maior e melhor acabado.
Novo Fiat Uno no Brasil
O Fiat Grande Panda servirá de base para um novo hatch que a Fiat deve lançar no Brasil em 2026, este novo modelo, que tudo indica trará de volta ao mercado o nome Uno, substituirá o Fiat Argo e também o Mobi. Seu motorização será diferente em relação ao modelo europeu, as versões de entrada devem ter motor 1.0 firefly aspirado de 75 cv, enquanto as mais caras terão o motor 1.0 turbo de 130 cv auxíliado pelo sistema híbrido leve.