O Mini Aceman 2025 está sendo lançado de forma oficial no Brasil. Bastante aguardado o inédito modelo combina design estiloso, tecnologia de ponta e sustentabilidade. Disponível apenas com motorização 100% elétrica o Aceman chega ao país importado da China, sim da China, em duas configurações de acabamento com preços que vão de R$ 254.990 até R$ 304.990 e promete incomodar rivais como Volvo EX30 e BYD Song.
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Preços e versões do Mini Aceman:
- Mini Aceman E – 184 CV com bateria de 40,7 kWh – R$ 254.990
- Mini Aceman SE – 218 CV com bateria de 49,2 kWh – R$ 309.990
Um detalhe interessante é que o Mini Aceman custará apenas R$ 5 mil mais caro que o Mini Cooper S a gasolina de 210 cv.
Design Mini Aceman 2025
No Brasil o Mini Aceman chega para ocupar a lacuna entre o clássico Mini Cooper (principal modelo da marca inglesa) e o SUV Countryman. Mostrado pela primeira vez no Salão de Pequim do ano passado o Aceman combina o tradicional visual dos carros da marca Mini com uma proposta mais futurista e estilosa, além da motorização 100% elétrica.
Interior
Já o seu interior traz a mesma arquitetura estilosa dos demais carros da marca, chama atenção o tradicional sistema multimídia com tela oval com diâmetro de 240 mm no centro do painel feita com altíssima resolução em OLED, note que não há painel de instrumentos.
Chama atenção no interior acabamento interno que também é bem diferente do comum, traz diferentes tipos de materiais, cores e texturas. O espaço interno é apenas razoável, o Aceman acomoda até quatro passageiros adultos e tem porta malas com 300 litros de capacidade.
Entre os equipamentos de série estão itens como teto solar panorâmico, conectividade com smartphones sem o uso de cabo, além de itens de assistência ao motorista, freio automático de emergência, assistente de permanência em faixa, piloto automático ACC e câmera 360° graus. Destaque também para os oito modos de condução: Go-Kart, Vivid, Core, Green, Timeless, Balance, Trail e Personal, que promete deixar o Aceman mais divertido de ser pilotado.
Motor e autonomia do Mini Aceman 2025
Para o Brasil a Mini reservou duas versões do Aceman, a E e a SE. A primeira custa R$ 254.990 e vem equipada com motor de 184 CV e bateria de 29 kWh, sua autonomia fica na faixa dos 310 km no padrão de medição PBEV do Inmetro. Já a versão top de linha Aceman SE custa R$ 304.990 e tem mais potencia e autonomia, são 218 CV e pode rodar até 406 km, usa bateria de 33.6 kWh.
Desempenho do Mini Aceman
A versão de entrada do Mini Aceman com 184 cv vai de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos e alcança os 160 km/h, enquanto a versão SE com 218 cv faz de 0 a 100 km/h em 7,1 segundos e atinge os 170 km/h de velocidade máxima.
Vale comentar sobre dois fatos importantes a respeito do desempenho, o peso pesado de quase 1.8 tonelada do Aceman, apesar do tamanho compacto do carro as baterias do motor elétrico localizadas no assoalho pesam bastante, limitando o desempenho do modelo, o segundo fato é que a velocidade máxima em ambos é limitada eletronicamente para poupar as baterias, por isso o desempenho não é tão empolgante. Só para exemplificar o Mini Cooper S com 204 cv a gasolina vai de 0 a 100 km/h em 6,6 segundos e alcança os 240 km/h.
Dimensões e plataforma
Como é possível ver nas fotos o Mini Aceman 2025 tem dimensões compactas, apesar de ter um jeitão de SUV ele mede 4.07 m de comprimento (é menor que o Fiat Pulse) tendo 1.75 m de largura e 1.51 m de altura, sua distância entre eixos é de 2,60 metros, ele é cerca de 35 cm menor comparado com o Countryman, o SUV mais famoso da marca, porém o Countryman, que agora também é apenas elétrico no Brasil custa bem mais caro, sai por salgados R$ 399.990.
O Aceman é construído sobre a plataforma Spotlight EV, voltada para carros elétricos ela foi desenvolvida em parceria com a GWM (Great Wall Motors), o carro vem importado da China é compartilha plataforma como o Mini Cooper elétrico.
Rivais
Entre os rivais do Mini Aceman estão carros como Volvo EX30, além do Renault Megane E-Tech, Peugeot E2008 e do chines Zeekr X, crosssover que recentemente foi lançado no Brasil custando R$ 272,000 e que possui 304 km de autonomia, ou seja, são elétricos com propostas mais premium.
Mini aposta tudo nos carros elétricos
Enquanto algumas montadoras como a Toyota ainda torcem o nariz para os carros elétricos outras como a Mini apostam todas as suas fichas nesse tipo de modelo, a montadora inglesa em breve abandonará todos os motores a combustão. No Brasil a venda dos elétricos vêm crescendo de modo robusto, embora a maior parte das pessoas ainda desaprovem esse tipo de veiculo, principalmente pela autonomia limitada.
Desvalorização dos elétricos ainda assusta mais está caindo
Outro ponto que assusta com relação aos elétricos é a desvalorização na hora de revender. A primeira leva dos carros elétrico a chegar ao Brasil acabou desvalorizando muito o que acabou prejudicando a imagem desse tipo de modelo. O Nissan Leaf por exemplo, como mostra o site InvestNews perdeu 56% de valor desde o seu lançamento em 2021 passando de R$ 293.000 para R$ 121.700 em apenas 4 anos. Porém essa tendencia parece que está mudando, alguns carros da BYD já estão com desvalorização próxima a de um carro a combustão normal.