Toyota Hilux híbrida e com nova tração 4×4 eletrônica estreia na Europa

toyota hilux 2025 hybrid 48v / toyota hilux híbrida

A Toyota Hilux 2025 está sendo apresentada oficialmente na Europa com importantes novidades, a picape passou a vir com um inédito sistema híbrido leve de 48v combinado com o conhecido motor 2.8 turbo diesel, além disso ainda na parte mecânica a Toyota passou equipar a Hilux em sua versão top de linha com uma nova tração 4×4 eletrônica dotada do sistema Multi-Terrain Select (MTS). Vamos conhecer em detalhes estas novidades que devem chegar no Brasil em 2026 ao Brasil.

toyota hilux híbrida
toyota hilux híbrida

Toyota Hilux Hybrid é híbrida leve

Primeiramente é bom a gente lembrar que a versão híbrida da Hilux, não é igual ao do Corolla ou Corolla Cross. No caso da picape trata-se de um sistema híbrido leve de 48v, composto por um sistema elétrico paralelo com uma bateria adicional de 4,3 amperes localizada embaixo do banco traseiro e que pode fornecer até 12 KW (6,5 kgfm de torque as rodas) alimentando um motor elétrico de 16 cv que foi instalado no lugar do alternador e do motor de partida, apesar de parecer complexo é um sistema leve (MHEV) muito mais simples em relação a um conjunto híbrido comum (HEV) presente por exemplo no Corolla.

toyota hilux hybrid
toyota hilux hybrid

A função deste sistema híbrido leve é armazenar energia e usar esta energia para auxiliar a Hilux em algumas situações especificas como em arrancadas ou acelerações, ou ainda em situações de baixa rotação (abaixo dos 1.000 rpm), tanto é que não há ganho de potência final.

O motor da Hilux híbrida segue o já conhecido 2.8 turbo diesel, quatro cilindros com 204 cv de 50 kgfm de torque.

De acordo com dados oficiais da Toyota a Hilux Híbrida faz de 0 a 100 km/h em 10,7 segundos, sendo que o modelo atual sem o sistema híbrido faz esta mesma prova em 11.1 segundos de acordo com teste da revista Quatro Rodas. Com relação a velocidade máxima nada mudou, segue em 175 km/h.

toyota hilux híbrida 2025
Toyota Hilux híbrida 2025

Como roda a Hilux híbrida?

O sistema híbrido da Hilux é 100% automático ou seja, o motorista não interfere em nada no seu funcionamento, a única diferença é um mostrador no painel de instrumentos que mostra como o motor elétrico está rodando: Há três modos: CGH (recuperação de energia), ECO (fornecendo assistência para economizar combustível) e PWR (fornecendo energia para melhorar a performance).

Na cidade o sistema funciona tanto em partidas quanto em acelerações, enquanto durante as frenagem ele recupera energia gerada pelos freios, sendo que na estrada o sistema também funciona porém de forma menos presente, ele começa a funcionar quando o motorista tira o pé do acelerador. Segundo a Toyota o sistema híbrido também torna a condução da picape mais suave.

toyota hilux 2025 hibrida
toyota hilux 2025 hibrida

Qual o consumo da Hilux híbrida?

Apesar de não ser capaz de mover a picape sozinho este sistema híbrido leve consegue dar uma aliviada no consumo de combustível, a Toyota apenas informa que o consumo médio da Hilux Hybrid fica em 11.9 km/l no padrão europeu WLPT que é mais otimista que o nosso PBEV do Inmetro, só lembrando que a nossa Hilux tradicional aqui do Brasil faz de acordo com o Inmetro 9,3 km/l na cidade e 10 km/l na estrada.

Lembrando que a capacidade de carga (1.000kg) e a de reboque (3500 kg) não mudam nesta versão híbrida, assim como as dimensões da Hilux.

toyota hilux hybrid 2025
A Toyota Hilux Hybrid 2025 pode enfrentar trechos alagados de até 70 cm de profundidade

Um detalhe curioso e que muita gente pode se questionar é com relação ao sistema elétrico ao enfrentar trechos alagados, sobre isso a Toyota informa que todo o sistema híbrido foi instalado em uma posição elevada, a bateria fica alojada embaixo do banco traseiro e o conversor DC-DC fica protegido contra água, tudo isso para permitir a picape enfrentar trechos alagados de até 70 cm de profundidade sem problemas.

Além disso, pensando na durabilidade principalmente para quem usa a Hilux no trabalho pesado, a Toyota informa que o motor-gerador elétrico foi desenvolvimento exclusivamente pensando em atender as necessidades de um veículo comercial diesel, ou seja, não é o mesmo sistema híbrido leve feito para carros de passeio.

toyota hilux 2025 interior painel
toyota hilux 2025 interior painel

Novo sistema Multi-Terrain na Hilux (MTS)

Além do sistema híbrido outra novidade da Hilux 2025 lá da Europa é a nova tração 4×4 com sistema eletrônico Multi-Terrain (MTS), este recurso disponibiliza seis modos de condução para o motorista escolher, são eles: Areia, Lama, Pedra, Sujeira, Neve e Automático.

Sendo que em cada um destes modos uma central eletrônica ajusta o giro das rodas, a sensibilidade do acelerador e os freios para melhorar a tração, é um sistema bastante útil em situações off-road, outro ponto positivo é o modo “Automático” que basicamente faz estes ajustes de acordo com a condição do terreno e velocidade em tempo real.

toyota hilux 2025 interior
toyota hilux 2025 interior

Sistema Start/Stop e recuperação de energia dos freios

Por fim a Hilux híbrida ainda ganhou recursos como sistema Start/Stop que desliga o motor em paradas momentâneas como nos semáforos para economizar combustível, além de um sistema de recuperação de energia dos freios.

toyota hilux 2025 hybrid invencible x
toyota hilux 2025 hybrid invencible x

Nova versão Invencible X

Junto com o sistema híbrido, a Hilux 2025 lá da Europa passa a contar com uma nova versão top de linha chamada “Invencible X”, esta tem um apelo mais aventureiro, traz um conjunto exclusivo de grade e para-choques com apliques em plástico sem pintura, além de proteções nas caixas de rodas, detalhes em preto brilhante e a inscrição Invencible em alto relevo na tampa da caçamba.

Lembrando que o sistema híbrido leve não será de série na Hilux, ele será disponibilizado como uma espécie de pacote opcional para a nova versão top de linha Invencible X. Porém infelizmente o preço não será barato, a versão Hybrid no Reino Unido custará cerca de R$ 7.500 a mais em relação a versão diesel normal. Esta configuração na Inglaterra custa salgados £40,436 libras, algo em torno de R$ 298.450 em uma conversão direta.

toyota hilux 2026
Toyota Hilux 2026 – A nova geração da picape deve ser apresentada até o final deste ano

Quando virá ao Brasil?

Por enquanto não teremos esta configuração híbrida aqui no Brasil, lembrando que a Hilux Hybrid foi inicialmente apresentada no Reino Unido na metade de 2024 e somente agora em 2025 está chegando a novos mercados da Europa como na Alemanha.

No Brasil este novo motor híbrido leve deve estrear apenas no segundo semestre de 2026 já com a chegada da nova geração da Hilux (leia sobre ela aqui).

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias relacionadas