Clique na imagem para ampliar (High Resolution)
Na edição 2009 do Salão de Frankfurt, a principal atração da Mazda será o lançamento do conceito MX-5 Superlight Concept, uma homenagem ao aniversário de 20 anos do lançamento do modelo mais clássico da Mazda, o MX-5.
O prótotipo mescla o classíco desenho frontal dos demais carros da marca com um apelo mais esportivo.Visualmente o design do MX-5 Superlight parece ter sido inspirado discretamente no Mercedes SLR Stirling Moss ou nos antigos bólidos de competição.
A carroceria é feita toda em fibra de carbono. O peso total do prótotipo é de menos de 1,000 quilos. Outro destaque são as rodas aro de liga leve de 20 polegadas.
Como a própria Mazda defini, o interior do carro é semelhante ao de um modelo de corrida. O protótipo traz conectividade Bluetooth e entrada USB, porém no geral o painel central é um tanto simples. Como não há pará-brisa a única forma de dirigir o MX-5 Superlight é utilizando capacete com viseira.
O MX-5 Superlight é impulsionado por um motor 1.8 L a gasolina que desenvolve cerca de 123 CV. Para acelerar de 0 a 100 km/h o prótotipo leva apenas 8.9 segundos além disso o carro emite apenas 150 gramas de C0² por km rodado. O consumo é de 6,3 l/100km.
O Mazda Superligh é um carro conceito e não deve entrar em produção.