A Ford Windstar (foto acima) terá 1.1 milhões de unidades no recall
A Ford planeja chamar para recall mais de 4.5 milhões de veículos nos EUA, este deve ser o maior recall já feito nos EUA, o motivo é o risco de incêndio em alguns carros da marca, causado por uma falha no interruptor do piloto automático.
A montadora americana divulgou na última sexta-feira, 9 de outubro, aos órgãos regulatórios que pretendia inicialmente fazer um recall d e1.1 milhões de exemplares da minivan Windstar fabricados entre 1995 a 2003, (este modelo deixou de ser produzido em 2003), o recall seria em função a um pequeno número de reclamações e relatos, em razão a incêndios no carro causado pelos interruptores.
Ford Explorer 1996 1999
Mas de acordo este recall deve ser bem maior que o esperado, e hoje (13 de outubro), a Ford enviou uma carta ao NHTSA (National Highway Traffic Safety Administration), um importante orgão que administra a segurança no trânsito americano, informando que a montadora pretende convocar outros 3.4 milhões de veículos com problema no controlador de velocidade. Segundo a Ford este segundo recall será apenas para deixar mais tranquilo os donos destes modelos; Ford F Super Duty (diesel), Explorer, Ranger, e os veículos F56 Motorhome, todos estes modelos foram produzidos entre 1992 a 2003.
Ford Ranger 1993 – 1999
O problema no interruptor, é possívelmente causado por um vazamento interno que pode causar um curto-circuito, no recall os proprietários que levarem seus carro nas concessionárias da Ford, terão a instalação de um isolante que acaba com o risco de incêndio.
Por fim os proprietários da minivan Windstar produzidas entre 1999 a 2003, passarão por um inspeção do sistema de freios ABS.
Todos os donos dos carros devem ser avisados durante os dias 26 de outubro a 11 de dezembro.