Conheça e entenda porque o Opala faz sucesso até hoje

opala 1969
Acima o Opala 1969, a primeira geração do modelo

Lançado no Salão do automovel de 1968, ” lá se vão 40 anos”, porém até hoje o Chevrolet Opala é sem dúvida um carro que conseguiu o respeito do povo brasileiro e atualmente cultiva inumeros fans, graças as seu estilo único, robustes, força e boa mecânica.

fotos:

Opala.com

Opaleirosdoparana.com

Opala Luxo 1970 - CLique para ampliar
Opala Luxo 1970
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A receita do Opala é boa, o nasceu da combinação da carroceria alemã do “Opel Rekord C / Commodore A”, fabricado entre 1966 a 1971, junto com a mecânica e estilo do  “Chevrolet Impala”, um dos sedans mais famosos da GM americana.

opala 1974
Opala 1974
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Ao longo de seus 23 anos e 5 meses de produção contínua, o Opala passou por diversos aprimoramentos mecânicos e modificações estéticas.

Durante este tempo o Opala trazia duas opções de motor, o 4 cilindros que equipava as versões básicas, e o famoso 6 cilindros,  motor que equipava as versões esportivas e luxuosas, e que logo caiu no gosto dos brasileiros principalmente pela sua potência.

Destaque também para o câmbio de três marchas a frente, com alavanca na coluna de direção, que equipou as primeiras versões do Opala na década de 70, uma herança vindo dos carros americanos.

foto: opaleirosdoparana.com.br

chevrolet opala 1975
Opala 1975
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Opala 4 cilindros:

Duas versões do motor 4 cilindros equiparam o Opala, ambas com 2.5 litros, tinha de início 75cv, considerado fraco para o tamanho do carro. Já a versão mais potente do motor 2.5, chegou ao mercado mais tarde em 1973, tinha cerca de 90cv.

Em 1979 no auge do “Proalcool”, o  Opala 4 cilindros ganhou também uma versão a álcool, esta versão tinha como atrativo o melhor desempenho e consumo em comparação com a versão a gasolina,  o Opala a álcool foi fabricado até o final da década de 80.

E o motor 2.5 ficou no mercado até o final da década de 1980, sem grandes mudanças, desenvolvendo 88 cv e torque de 19,4 kgfm sendo vendido apenas na versão a álcool, porém este motor é considerado um pouco lento para empurrar o Opala, fazendo de 0 a 100km/h em pouco mais de 15 segundos.

O famoso Opala 6 cilindros.

O motor 6 cilindros do Opala veio dos carros americanos da Chevrolet na época (Chevrolet Impala e Nova), ele originalmente tinha na primeira versão 3.2 litros e 115 cv, mas em 1970 teve o curso dos pistões aumentado e passou a ter o conhecido 4.1 litros e potência “original” de 153 cv. Porém a versão do motor 4.1 6 cilindros mais comum a equipar o Opala, desenvolve 134 cv com 30.1 kgfm de torque máximo a 2.000 rpm. Isto em 1985 no Diplomata. Em 1990 este motor passou a entregar 121 cv e com torque máximo de 29 kgfm.

Este mesmo motor, ainda rendeu muito, e evoluiu junto com as versões do Opala e passou a equipar até mesmo o Omega e outros carros da linha Chevrolet até a década de 90 entregando após passar por algumas modernizações até 168 cv. Para se ter uma ideia da versatilidade, o mesmo motor 4.1 6 cilindros, chega a entregar mais de 200cv após algumas mudanças.

Opala SS 1977 Clique para ampliar

Opala SS 1977
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O Opala SS …

Uma das versões do Opala que fez sucesso foi o Opala SS que chegou a ser considerado um dos carro mais rápido do Brasil, esta versão vinha de fábrica com motor 4.1 e chegava aos incriveis 192Km/h de velocidade máxima, muito para a época de seu lançamento em 1971.

Em 1976 a GM lançou o motor 250/s que era uma versão envenenada do 4.1 a potência passou para bons 173 cv. O Opala SS 250-s de 1974 tinha a velocidade máxima acima dos 220 Km/h, e podia aceler de 0 a 100km/h em menos de 10 segundos, marcas que  fazem inveja a muitos esportivos de hoje em dia.

Opala Comodoro 1979 - Clique para ampliarOpala Coupe SS e Caravan SS 1978

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Outro destaque do Opala SS, isto em 1973,  era o novo câmbio de quatro marchas, com alavanca tradicional no assoalho, ao invés de três marchas com alavanca no volante, que equipava o modelo até então.

Opala SS 1980 Opala SS 1980

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A Chevrolet Caravan…

chevrolet caravan 1977
Caravan 1977
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Outra versão do Opala que é lembrada até hoje é a Caravan, lançada em 1975 ela trazia as mesmas opções de motores do Opala, mas com muito espaço interno para a família inteiraalém da bagagem, a Caravan era considerada um carro caro na sua época, e além de ser um dos melhores carros nacionais, a station wagon fez tanto sucesso que logo ganhou versões esportivas como a SS (foto acima) e 250-S.

chevrolet caravan 1980

Caravan 1980

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A Caravan foi reestilizada em 1980, e ficou no mercado até 1992, e assim como o Opala ganhou versões luxuosas como a Caravan Diplomata no final da década de 80.

Opala Diplomata

Opala Diplomata1982 Clique para ampliar

Opala Diplomata 1986
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Já a versão Diplomata apareceu somente em 1986 tinha o luxo e desempenho como os grandes atrativos, o Opala Diplomata era oferecido com duas versões de motores, um 2.5 litros com 97 cavalos e outra com o famoso 4.1 de 6 cilindros e 140 cavalos. As versões Diplomata do Opala traziam equipamentos de luxo como ar condicionado, ar quente, vidros elétricos, bancos de couro e mais uma série de acessórios, como câmbio automático, era o top de linha da GM brasileira.

Uma curiosidade é que o Opala Diplomata de 1986 vinha agora com câmbio de quatro marchas. Sua velocidade máxima era de 176 km/h, fazendo de 0 a 100km/h em cerca de 11 segundos.

Opala Diplomata 1987 Clique para ampliar

Opala Diplomata 1987
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Um dos pontos fracos do Opala Diplomata 4.1 6 cilindros é seu consumo, o “motorzão” bebia ou melhor bebe bastante, em média não fazendo mais do que 8km/l ou 9 km/l na estrada. Bem tem dono que fala em 6 km/l na cidade mas…

O Opala deixou de ser produzido em 1992. Quando foi produzido o Opala de número 1 milhão, houve até protesto de na porta da GM de pessoas que eram contra ao carro sair de produção..

Opala Diplomata Coupe1988 Clique para ampliar

Opala Diplomata Coupe 1988
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Até hoje o Opala é muito admirado e tem muitos fãs pelo Brasil, ele é um carro que conquistou seus donos pela boa mecânica, desempenho e principalmente pela confiabilidade, sendo ainda hoje um sonho de consumo de muitos, motivo de orgulho para quem tem um exemplar do Opala na garagem.. e se considera um “Opaleiro!”

caravan diplomata 1991
Caravan Diplomata 1991

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Opala Diplomata1992 Clique para ampliar
Opala Diplomata 1992

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Acima as últimas gerações do Opala e da Caravan, apresentadas em 1991 foram produzidas até 1992. Traziam uma leve reestilização em comparação com o modelo ano 1990 com nova grade frontal, faróis e para-choques. Um detalhe que pouca gente sabe é que só a partir de 1991 é que o Opala enfim ganhou um câmbio com cinco marchas.

O Opala teve ainda algumas outras versões como a Comodoro, L, SS6, Luxo e assim por diante.., mas ai você lê nos sites especializados no Opala, confira abaixo:

Ai vão alguns bons sites e clubes do Opala:

http://www.opala.com

http://www.opaleirosdoparana.com


http://www.opalaclubavare.com.br

Confira mais fotos neste tópico:

www.opala.com/forum/viewtopic.php?t=8939

fonte: wikipedia

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Respostas de 20

  1. Olá ,no texto do Diplomata 86 , a foto que ilustra consta de um modelo acredito que seja 82, pelas rodas e a maçaneta da porta , sendo que a maçaneta do modelo só saiu até 84

  2. Estou juntando grana para um dia eu comprar um opala, pois é um carro imponente e respeitado e ter um carro desse é ter um pedaço da história dentro da sua garagem ! A todos os opaleiros um forte abraço .

  3. Bom,tenho um Diplomata,ano 86,pença em carro maravilhoso!!

    totalmente LUXUOSO,..sem contar que tem tudo e mais um pouco""do que esses carros "modernos da atualidade>>carro de RAÇa!! a todos Amantes e Opaleiros,um grande abraço..

  4. se colocarmos uma bmw e uma mercedes e um diplomata no meio deles , poderemos inevitavelmente perceber que o opala aparece melho em destaque , eu tenho um diplomata 6cc na cor azul zafira todo original 88 e meu visinho tem um na cor sinsa chumbo todo original,quando sirmos com os carros ,por onde passamos todos olha até torcer o pescosso, obrigado pelos opaleiros do brasil.

  5. sinto uma alegria muito grande quando passa um opala perto de mim e olha aqui em casa eu tenho cinco opalas.um 72,73,74,75,80. se depender de min a familia ainda ira aumentar,um grande abraço a todos os opaleiros.

  6. ser opaleiro, não tem preço,

    ser opaleiro, é ter paixão pelo carro

    ser opaleiro, é ser nostálgico.

    ser opaleiro, é ser feliz com a máquina

    abraço a todos

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