O Volt é a aposta da GM para os próximos anos, tanto em tecnologia quanto em indentidade visual, o modelo apresentado hoje segundo a Chevrolet é a versão definitiva do carro pronta para entrar em produção. Ele marca a comemoração dos 100 anos de história da Chevrolet, e deve dar inicio as novas tendência tecnologicas que a marca ira adotar nos próximos anos.
Para começar o carro tem um motor híbrido, que funciona da seguinte maneira, para percusos de até 40 milhas o carro é movido somente com a energia armazenada nas baterias de lítio. Quando a energia das baterias termina, o carro passa a funcionar com a combustão E85, (trata-se de uma mistura de Etanol com 15% de gasolina). Para carregar as bateria basta plugar o carro em qualquer tomada comum que tenha tensão entre 110v a 240v, a mesma que você liga o seu computador.
As baterias demoram em torno de 3 a 8 horas para serem carregadas. Segundo a Chevrolet o custo com energia elétrica fica em torno de 80 centavos de dólar por dia.
Uma das vantagens do carro quando movido a eletricidade é o nível de silêncio alcançado quando o carro esta em movimento é baixissimo.
Alimentado por cerca de 220 baterias de litios, Chevrolet Volt desenvolve cerca de 150cv de potência, tendo a velocidade máxima de 160km/h.
O carro conta ainda com um design com linhas supermodernas, tendo ainda faróis com a tecnologia LEDs, que conferem ao Volt um visual diferenciado.
Espera-se que o carro entre em produção em 2010, e as primeiras unidades sejam produzidas na fabrica da GM em Detroit, a GM ainda tenta negociar com o governo norte americano possíveis incentivos fiscais. Mas antes disto o carro deve estar presente no Salão do Automóvel de São Paulo que acontece no mês que vem.