A equipe Toyora confirmou oficialmente nesta quarta feira (4 de novembro), que abandonará a Fórmula 1, a justificativa da montadora japonesa é que a decisão foi baseada no cenário econômico que a Toyota vive atualmente, já que as vendas anda em baixa ao redor do mundo, com isto a montadora teve que adotar medidas para cortar custos.
Toyota F1 2002
A Toyota estreiou na F1 em 2002, investindo rios de dinheiro para desenvolver seu carro, tendo uma mega instrutura na inglaterra inclusive com tunel de vento próprio, para se ter uma ideia orçamento da Toyota era igual ao de equipes grandes como Ferrari e Mclaren, porém com o passar dos anos, a equipe não alcançou os resultados esperados, sendo ao lado da Force India, a duas únicas equipes que ainda não venceram na F1.
A montadora japonesa não respeitou o Pacto de Concórdia, onde se comprometia ficar na F1 até pelo menos 2012, a montadora se retirará imediatamente da categoria, fechando suas instalações.
Após ter disputado oito temporadas, a Toyota disputou 139 corridas, conseguiu três poles, 13 pódios, e nenhuma vitória, o melhor resultado no campeonato, foi na temporada 2005, quando a Toyota ficou em quarto lugar. Em 2009 a equipe terminou em quinto.