O Segmento de picapes pequenas no Brasil, é muito representativo, em nenhum outro país ao redor do mundo as picapes leves tem tanta procura. Porém desde o ano 2000, a Fiat Strada vem monopolizando as vendas nesta categoria, ela é seguida de longe pela Chevrolet Montana que já desfruta de um respeito do público, correndo por fora nos últimos anos a Volkswagen tenta agora voltar a briga com a nova Saveiro. Bem vamos conhecer o que cada picape tem a oferecer.
Primeiramente vamos entender o porque a Strada vende tanto e é líder do segmento. Para se ter uma ideia do sucesso da picape da Fiat, até outubro de 2009, foram comercializadas 73.056 unidades contra “apenas” 27.462 da Chevrolet Montana e 23.513 exemplares da VW Saveiro.
Uma das justificativas para isto é que a Strada é oferecida em várias “categorias” diferentes, são atualmente seis versões, indo desde o modelo Fire, passando pela Working, Working Cabine Dupla, Trekking até as incrementadas Adventure e Adventure Cabine Dupla, o que certamente consegue conquistar desde quem precisa de uma picape para o trabalho diário na cidade, até surfistas que querem um carro para ir a praia ou pessoas que curtem encarar trilhas leves nos finais de semana.
Receita esta que a Chevrolet e a Volkswagen estão só agora tentando copiar oferecendo versões mais variadas, como a Montana Arena, e Saveiro Tropper.
Para ficar mais equilibrado nós comparamos as versões intermediária das três picapes.
Fiat Strada 1.4 Trekking (cabine estendida) R$ 36.980
Chevrolet Montana 1.4 Conquest Arena R$ 35.087
Saveiro Trend 1.6 cabine estendida: R$ 34.610
Na teoria o que cada uma leva:
Chevrolet Montana leva incríveis 1.143 litros ou 722kg de carga
Fiat Strada Cabine Estendida tem caçamba de 800 litros ou 685kg
Volkswagen Saveiro 734 litros ou 700kg
OBS: lembrando que todas a versões aqui são cabine estendida.
Motor:
Chevrolet Montana: 1.4 EconoFlex de 105cv
VW Saveiro: 1.6 de 103cv
Fiat Strada: 1.4 85cv
Índice desta matéria
O resultado do nosso comparativo:
3° Volkswagen Saveiro
Avaliação geral *** = 7.7
Lançada no início de setembro a nova Saveiro, foi completamente reformulada, porém ainda não conseguiu conquistar o público já cativo das outras picapes. Apesar de estar nas lojas a apenas 2 meses as vendas da Saveiro não subiram significativamente em relação a geração anterior, como era previsto pela Volkswagen.
Vamos explicar o terceiro lugar da Saveiro no comparativo:
Se você busca uma picape, para o transporte de carga, é melhor esquecer a Saveiro com cabine estendida por que esta versão tem o espaço da caçamba um tanto reduzido, o que já gera um ponto em favor da Strada e Montana que tem caçamba maiores. Por fim a tampa da caçamba é menor que a das concorrentes, o que dificulta um pouco o acesso.
Porém a Saveiro oferece um bom espaço atrás dos bancos.
Motor: *** = 8
O motor 1.6 está presente em todas as versões da Nova Saveiro, ele garante um desempenho razoável com seus 104cv, porém se comparado ao 1.4 de 105cv da Montana ele fica atrás em desempenho e economia (segundo testes realizados pela Revista Quatro Rodas). Porém a Saveiro claro leva a melhor sobre o motor 1.4 de 85cv da Strada.
Equipamentos: ** = 6
A Saveiro Trend conta com poucos itens de série, a picape que parte de R$ 34.610 traz apenas o essencial, itens como vidros e travas elétricas são opcionais. Além de pecar por não oferecer nem mesmo direção hidráulica de série, item presente na Strada e Montana.
Estilo ***** = 10
Por ter sido lançada a pouco tempo, as linhas da Saveiro são bastante modernas.
Custo e beneficio *** = 7
Infelizmente para os amantes da picape da Volks, a Saveiro é a que oferece menos pelo que se paga por ela, apesar de tentar compensar com o visual moderno (seu grande atrativo), a picape traz quase nenhum equipamento de série tudo é opcional, além de ficar devendo também no espaço da caçamba. Vale pelo estilo moderno, mas fica devendo como picape.
2° Fiat Strada
Avaliação geral **** = 8.3
Parece óbvio, a Strada deveria ter ficado em primeiro neste comparativo, ela é a mais vendida a quase 10 anos, vende mais que o dobro da suas concorrentes, mas existem alguns pontos fracos na picape.
A picape da Fiat consegue oferecer a seu comprador o melhor de vários mundos, trazendo boa capacidade e valentia para o transporte de carga, graças as suspensão traseira bastante rígida, o espaço interno, acabamento e equipamentos são em bons níveis, ah sem esquecer do visual que é quase unânime, agrada gregos e troianos, chamando bastante atenção nas ruas.
Equipamentos **** 8.5
A Fiat equipa bem a Strada, na versão Trekking, ela conta com direção hidráulica, computador de bordo, faróis bi-parábolas, sistema follow-me-home (que mantém os faróis do carro aceso por alguns segundos após o motor ser desligado), pneus de uso misto e volante com regulagem de altura, como opcionais estão disponíveis, vidros elétricos, ar-condicionado, rodas de liga-leve, som com MP3, capota marítima, janela traseira corrediça, airbag duplo, freios ABS e até mesmo teto solar. Porém equipada o preço da pick-up salta consideravelmente.
Motor: **** 7
O motor 1.4 da Strada desenvolve 86cv, é considerado regular para a picape (quem quiser mais tem de levar a 1.8), ele empurra sem grandes louvores, e deixa a desejar no quesito consumo na cidade, e claro perde em desempenho se comparado ao motor da Saveiro e da Montana.
Estilo: ***** = 10
As formas da Fiat Strada venho se atualizando conforme o tempo, a última mudança sofrida foi em 2008 e atualmente a picape traz um conjunto visual bastante agradável.
Custo e benefício **** = 8
A Strada leva bem diferentes tipos de carga, devido a suspensão traseira reforçada, que traz molas parabólicas na longitudinais, a picape da Fiat traz também interior bem acabado, com tecidos de boa qualidade. Outro ponto a favor da Strada, é o visual, a versão Trekking, conta com aplique na carroceria em plástico. A Strada é a melhor pedida para quem roda na cidade e quer usar a picape também nos finais de semana. O problema é o motor 1.4, que se mostra apenas regular bebe um pouco de mais, ela é a menos econômica se comparada as outras. O que também pesou na escolha final é que ela é a mais cara das três picapes.
1° Chevrolet Montana
Avaliação geral **** = 9.2
A Montana poderia ter ficado em segundo neste comparativo, porém o conjunto da picape da Chevrolet se mostra melhor se levarmos em consideração o custo e benefício, ela oferece mais por menos. Ao começar pela caçamba a maior da categoria, ela traz ainda um conjunto mecânico invejável, o 1.4 EconoFlex da um show de desempenho e economia (em comparação com as outras picapes), além de trazer na versão Arena itens raros de se encontrar com direção hidráulica, santo antônio, rodas de alumínio aro 14, capota marítima, faróis de neblina e até mesmo ar-condicionado. Tudo de série.
Bem o problema é justamente o gosto, ou melhor o carisma, vamos explicar, o visual da Montana é o mesmo desde 2003, suas linhas e projeto já necessitam de mudanças, o que deve acontecer somente em 2011 com a chegada da picape Agile.
Motor: ***** = 10
Como já dissemos o motor 1.4 EconoFlex da Chevrolet Montana é o melhor das picapes, ele desenvolve 105cv e o conjunto mecânico também se mostra bastante confiável e muito robusto.
Equipamentos: ***** = 10
Tentando ganhar mais espaço no mercado a Chevrolet lançou agora em novembro de 2009 a Montana Arena (versão que estamos abordando aqui), ela oferece um pacote de equipamentos invejável, que supera o da Strada, vencendo de longe a Saveiro. Um dos pouco pontos fracos é o interior com acabamento um tanto simples.
Estilo *** = 7
Apesar de estar desatualizada, com 7 anos praticamente sem receber mudanças visuais, a Montana tem seu charme, basta perguntar para um proprietário do carro, ele vai dar nota 10 para o desenho da picape.
Custo e benefício: ***** = 10
Se você não leva em conta o visual e precisa de uma picape para o dia a dia, com certeza a melhor escolha seja a Montana, ele conta com preço justo, ótimo conjunto mecânico e caçamba grande.
Resultado final
Chevrolet Montana Arena ***** = 9.2
Fiat Strada Trekking 1.4 **** = 8.3
VW Saveiro Trend *** = 7.7
A Saveiro, traz estilo moderno mas deixa a desejar em equipamentos e na caçamba com espaço muito limitado na versão cabine estendida. A Strada vende mais, e não é atoa, ela tenta oferecer estilo e valentia, é perfeita para quem busca uma picape para a cidade, porém o custo e benefício não é tão bom assim. Já a Montana se mostra uma escolha mais “normal”, tem visual já ultrapassado porém compensa, nos equipamentos, na caçamba e no motor valente, fatos que são levados em consideração por quem faz uma escolha mais racional ou invés de emocional.
Respostas de 20
A Montana ficaria nota 10 se tivesse fecho de molas e não molas aspirais.
Gostaria que a fiat mantivesse a frente da strada treng pois é mais bonita, que as outras .qto a segurança ainda tenho dúvidas ;pois a strada de três porta não sei se ela oferece a mesma segurança que as normais .Agora sobre
o modelo concordo com a fiat em manter pois ela é muita bonita.
QUEM POSTOU ISSO É UM LUNÁTICO, NÃO ENTENDE NADA DE CARROS. A STRADA É DISPARADA A MELHOR. SAVEIRO E MONTANA CONCORRE NA CATEGORIA "QUAL A PIOR"
A montada e linda sonho com ela todas as noites o designer e linda.
estou indeciso trabalho com entrega de gas e agua na cidade porem nos bairros tem muitos buracos qual comprar montana , saveiro ou strada?
Há vários dias sonho com uma montana arena 1.4 2004
Algum comparativo mais recente com a montana nova modelo 2012 ou 2013?
Olá, tenho uma Montana 2009 com 35.000km, utilizada praticamente 100%em estradas rurais ,mantendo suas revisões e manutenções normais, não tive problemas até hj. Não bate nada e é excelente em economia e realmente não tem cabine estendida em nenhuma versão. Vou comprar a 2011 ficou bem mais show!!!!
Tive Strada,Montana e Saveiro, voltei para a Strada muito mais resistente e pouca manutenção.
Quem fez este comparativo é louco, lá encima mostra que a Saveiro comporta mais carga que a Strada, apesar da Strada ter 800 litros, ela suporta 685 kilos, a Saveiro suporta 700 kilos e a Volkswagen carrega menos, o cara bebeu. Strada vende muito pois a Fiat monta ela num projeto antigo e o Novo Palio também será montado num projeto antigo. Sabe-se que o Novo Uno é montado na base do Palio atual, o de 1996, porém com modificações, e que o Novo Palio será montado na base do Novo Uno, que indiretamente é a mesma base do Palio de 1996. Fiat engana seus clientes assim, por isso a necessidade de tantas versões. Saveiro é mais moderna, e além do mais, quem compra elas, não colocam em serviço pesado, as que vão em serviço pesado são as mais baratas, cabine simples, aliais, a Montana não possui cabine estendida.
estrada da de lapada nas duas porcaria
Fiat Strada fika sendo a melhor intao..
a.. a working 1,4 cabine stendida é tudo oq um cara prescisa na vida dele… nao bate nada.. guenta piquesé comfortavell bunitinha.. abertura no teto.. é mt foda ela..
Eu fico impressionado como a wolks insiste em fabricar porcarias e colocar o consumidor para testar. Comprei uma saveiro que me foi informado pelo vendedor que a suspensão dianteira era a mesma do golf. fui enganado. Por residir em zona rural eu achava que poderia contar com um carro robusto e com a suspensão firme e durável. Asuspensão dianteira é baixa e pega em qualquer irregularidade que eu encontre pelo caminho, as portas não regulam por santo nenhum, carregada o carro se comporta muito muito mal pois quando preciso dar ré em uma ladeira o carro trepida a embreagem e sobe com dificuldade além do mais a tampa da carroceria já foi regulada 4 vezes e continua batendo . É um carro feito para boizinho de capital que nunca foi pra estrada de chão. Porcaria.
GENTE TENHO MONTANA E ESTRADA E ESQUECERAO DE FALAR QUE O MOTOR DA MONTANA 1.4 GRILA OU BATE QUANDO ESTA EM BAIXA ROTAÇAO PARA TROCAR MARCHA (REDUSINDO)E NAO E TAO EXELENTE ASSIM NAO.
é impressionante como a vw insiste em erros claros e evidentes, por muitos anos fabricou gols com somente 2 portas, perdendo milhares de vendas.
agora, insiste com saveiro 1.6, quando os concorrentes lançam 1.4, os maiores centros automotivos do mundo, estão preocupados com o consumo de combustível, a saveiro poderia agregar esse item que é de fundamental importância para o consumidor, ajudem ai vw, aguardarei.
GOSTEI DA COMPARAÇÃO DAS PICAPES MAS VENDIDAS.
SÓ QUE NÃO GOSTEI DE SABER QUE VO LUGAR DA MONTANA
VAI FICA O AGILE,POIS TENHO UMA MONTANA 2009 E QUANDO
FOR VENDE-LA O VOU PERDE O VALOR NA VENDA.
estava comprando uma saveiro mais quando dirile a montana dessetir na hora de comprar uma saveiro montana e mais barata e tem mais comforto
Marcia se vc quercomforto e preco bom compre um montana, mas sse vc quer design compre um a saveiro, Tenho uma montana 1.4 e nao troco por uma saveiro, porque ta montana, tem mais carroceria leva mais peso, e mais comfortavel e chevrolet neeee, bjos
Meu sonho essa Montana!!!
Estou p/ comprar uma picape em 2010, mas estou em dúvida entre a Strada e a nova Saveiro?