Em 1965 a Lotus desenvolveu a Europa, um esportivo para que a Ford, pudesse participar das 24 Horas de Le Mans, porém a montadora americana nunca acabou utilizando o modelo e optou pelo GT40 , fabricado pela Lola. Porém isso não impediu que a modelo criado pelo Ron Hickman na época diretor de engenharia da Lotus, entrasse para a história, com um dos melhores carros já produzidos pela fabricante inglesa.
A Europa começou a ser vendido no velho continente em dezembro de 1966. Equipado com um motor 1.5 L 4 cilindros de 82 cavalos, desenvolvido pela Renault, apesar do motor relativamente fraco, o Europa compensava no desempenho, já que tinha dois turbo e carroceria levissíma, pesando apenas 650 kg, com isto o modelo tinha velocidade máxima de 180 km/h e precisava de 10 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h.
O Lotus Europa contava ainda com uma versão de corrida equipada com um propulsor Ford/Cosworth de 165 cavalos de potência, esta ficou famosa nas pistas.
Até hoje os modelos da Lotus, são conhecidos pela excelente dirigibilidade, com a Europa não era diferente, com exceção dos pedaís que era muito apertados, o interior do carro era confortável e oferecia um bom espaço interno.
Acima: Lotus Europa S 2006, versão especial lançada pela Lotus que foi batizada com o nome do classico Europa da década de 60 e 70.
A Lotus foi produzida até 1974. Tentando pegar uma carona no sucesso do Europa da década de 60, a Lotus em 2006 lançou uma espécie de versão diferenciada do Elise e a batizou com o nome de Europa, porém o modelo está longe de ter a esportividade do modelo original.