Clique na imagem para ampliar – Alta resolução
Depois da Ferrari é a vez da Maserati ser homenageada pela Abarth. A divisão esportiva da Fiat leva para o Salão de Genebra, uma edição especial do 500. Chamada de Abarth 695 Tributo Maserati, a série especial que terá produção limitada a 499 exemplares, traz dezenas de diferenciais, ao começar pelo seu visual inspirado nos carros da marca do tridente.
Disponível apenas para a versão sem capota do Cinquecento (500C), a série especial vem com rodas de liga leve aro 17 inspirada no Maserati GranTurismo, pintura metálica exclusiva, além de um novo sistema de espace e faróis com LEDs.
Além do visual elegante, o principal destaque do Tributo Maserati está sob o capô. O motor 1.4 Turbo do Abart 500C original foi preparado para desenvolver 180 CV, 40 cavalos a mais do que antes. A Fiat não revelou o desempenho da série, porém a performance deve ser semelhante ao do Abarth 695 Tributo Ferrari, que conta com o mesmo motor e foi lançado três anos atrás. Ele vai de 0 a 100 km/h e menos de 8 segundos e pode atingir os 225 quilômetros por hora.
Entre as melhorias, estão ainda um sistema de freio com pastilha da italiana Brembo e um novo conjunto de suspensão.
O interior também é outro destaque. Essa é provavelmente a versão mais luxuoso já feita do Fiat 500, o bancos esportivos revestido em couro foram desenhados pela Poltrona Frau, uma famosa empresa de moveis de luxo italiana, que também é responsável pelos bancos dos carros da Maserati. Destaque ainda para o volante que conta com paddler shift (que permite que as trocas de marchas sejam feita de forma manual) e o painel que conta com um acabamento exclusivo.
Porém o luxo e a esportiva do Abarth 695 terá um preço bem salgado, cada um dos 499 exemplares custará a bagatela de 45,000 euros cerca de R$ 102,000.