Fiat 124 Spider, o novo e descolado conversível da marca italiana mal chegou ao mercado e já acaba de ganhar versão esportiva. Apresentado nessa terça-feira (01) na abertura do Salão de Genebra 2016, o esportivo foi desenvolvido pela Abarth (divisão esportiva oficial da Fiat) e conta com um invocado motor 1.4L MultiAir Turbo, preparado para render 170 CV de potência.
Exibido no final do ano passado no Salão de Los Angeles, o Fiat 124 é possivelmente o modelo mais estiloso na atual linha da Fiat na Europa. Ele é baseado no japonês Mazda MX5 Miata. Nessa configuração desenvolvida pela Abarth, o conversível deixou de lado o visual charmoso e comportado em favor de uma roupagem mais agressiva, que denuncia a sua performance esportiva.
A carroceria traz uma série de elementos exclusivos, ao começar pelo chamativo capô com acabamento preto, outro diferencial são as rodas de 17 polegadas, passando pela grade com padrão de colmeia, além do para-choque mais anabolizado em relação ao 124 civil com tomadas de ar mais agressivas e detalhes em vermelho, as alterações ainda incluem tampa do porta malas também na cor preta, retrovisores em vermelho, novo para-choque traseiro com visual inspirado nos carros de competição com difusor integrado e o sistema de escape com quatro ponteiras cromadas.
Porém, o que mais impressiona na nova criação da Abarth é o seu desempenho, embora à primeira vista 170 CV possa não parecer muita coisa nos dias atuais, (o Sandero RS vendido no Brasil conta com 150 CV, ontem a Ford revelou uma variante com 200 CV do Fiesta), o Fiat 124 Abarth tem desempenho surreal sobretudo devido ao seu peso, são apenas 1.060 kg o que dá uma relação peso potência de 6.2 kg por cavalo.
Segundos dados de fábrica ele pode chegar aos 100 km/h em 6.8 segundos e atinge velocidade final de 230 quilômetros por hora. Números semelhantes ao do Novo Audi TT em sua versão de entrada.
A tração é traseira e a transmissão manual de seis velocidades.
O interior do 124 Spider Abarth ganhou novos revestimentos no painel e nas forrações das portas em couro aveludado Alcantara, além de novo detalhes em alumínio, bancos exclusivos com a parte central em couro vermelho, e novo volante com visual mais esportivo.
A previsão é de que o Fiat 124 Spider Abarth chegue às ruas da Europa em setembro, os preços devem partir de 40,000 euros algo próximo de R$ 174,115. Já para o Brasil tão cedo não há planos de lançamento, nem do Fiat 124 convencional e muito menos da versão da Abarth, o mercado nacional é um mercado avesso aos carros conversíveis sem conta que teria um preço salgado.