Acura

Acura Integra Type S 2024 – A volta do esportivo raiz ?

Na década de 1990 o Honda / Acura Integra fez bastante sucesso, ficou famoso por ser um esportivo de preço acessível, mecânica confiável, motor potente, com um ótimo desempenho e divertido ser pilotado. Inspirado neste autêntico clássico japonês e segundo a receita raiz dos esportivos JDM, a Acura está lançando nos EUA o Integra Type S 2024, um modelo muito interessante feito sobre a base do Honda Civic, que impressiona pelo visual, tem motor VTEC de 325 cv, câmbio manual de seis marchas e promete oferecer uma excelente dirigibilidade.

Acima o famoso Honda / Acura Integra Type R, modelo fez sucesso no final dos anos 1990

Visual do Acura Type S impressiona…

Comparado com a versão normal do Acura Integra, o modelo Type S tem uma carroceria bastante modificada, ao começar pelo para-choque frontal que tem três grandes aberturas de ar, que além de deixarem o Integra mais invocado, também ajudam a refrigerar o sistema de freios, turbo e o intercooler.

A grade frontal tem um desenho exclusivo que simula movimento. Assim como no Integra Type R de 1995, o novo Type S 2024 traz capô com saída de ar central funcional. Todas estas modificações melhoraram a refrigeração do motor em 170%, além de permitir a Acura instalar turbo e intercooler maiores, capazes de trabalhar com maior pressão.

Carroceria alargada…

Seguindo a receita do “tuning” japonês mais raiz, os engenheiros da Acura alargaram a carroceria do Type S em 7.1 cm, foi praticamente instalado um “widebody kit” no carro, o espaço para as rodas também foi ampliado, para permitir ao Integra trocar as rodas aro 18 originais por aro 19 com pneus 265/30 R19.

Na traseira o sedan esportivo nipo-americano também impressiona, chama atenção o sistema de escapamento ativo totalmente modificado com três ponteiras centrais cromadas (é possível diminuir ou aumentar o ronco de acordo com o modo de condução escolhido), sendo que no modo Sport + o sistema de escapamento emite aqueles “pipocos” e chega a soltar pequenas labaredas de fogo, durante as reduções de marchas mais bruscas.

Há ainda um difusor na parte inferior do para-choque inspirado nos carros de corrida e um pequeno spoiler em fibra de carbono colado na tampa do porta-malas.

Interior…

Na cabine o Acura Type S 2024 traz diferenciais no acabamento como bancos com revestimentos exclusivos que mescla couro com tecido Ultrasuede®, volante revestido em Alcantara, pedais em alumínio, alavanca de câmbio feita em titânio, além do teto e colunas na cor preta.

O esportivo da Integra traz câmbio manual de seis marchas

A lista de equipamentos também é recheada no Type S, há de série painel digital com 10,2 polegadas, sistema multimídia com tela de 9 polegadas, além de um poderoso sistema de som com 16 alto falantes mais subwoofer no porta malas e potência total de 530 watts, assinado pela ELS STUDIO 3D®.

Mecânica raiz…

Deixando o principal para o final, o que mais chama atenção no Acura Type S 2024 é o seu conjunto mecânico, que pode ser considerado uma obra de arte.

Afinal temos um motor stock 4 cilindros, 2.0 VTEC (K20C1), turbo, que consegue produzir 325 cv de potência a 6500 rpm e 42 kgfm de torque entre 2600 a 4000 rpm. O modelo Type S ostenta um aumento de 120 cv em relação a versão normal do Acura Integra 2023, que tem 205 cv.

É simplesmente o motor 4 cilindros mais potente feito atualmente nos EUA e um dos mais potentes do mundo produzidos em série, há diversas modificações como resposta de acelerador mais rápida e injeção direta com calibragem diferente.

Lembrando que este 2.0 VTEC é uma versão mais potente do bloco utilizado no Civic Type R, que deve vir ao Brasil importado no ano que vem, os dois carros compartilham a plataforma, porém no caso do Honda Civic Type R 2023 o motor é mais modesto tem “apenas” 315 cv, contra 325 cv no Integra.

Desempenho de tirar o folêgo…

Infelizmente a Acura ainda não divulgou os dados de desempenho do Integra Type S. Mas é esperado 0 a 100km/h na casa dos 5.5 segundos e velocidade máxima acima dos 240 km/h

Para garantir o máximo de diversão ao volante, nada de câmbio automático. O Integra Type S tem como única opção um tradicional câmbio manual de seis marchas com pedal da embreagem, alavanca e relações encurtadas.

Apesar de ser manual a transmissão permite ao piloto fazer o chamado “REV Matching”, ou seja, é possível trocar as marchas no tempo do motor – sem usar o pedal da embreagem ou tirar o pé do acelerador, diminuindo o tempo perdido durante as trocas em arrancadas mais radicais.

Os sistemas de suspensão e freios também são modificados. Na dianteira o Integra Type S 2024 tem suspensão modificada com o conceito de duplo eixo. Comparado com o modelo normal o conjunto aqui é 8 cm mais largo na dianteira e 4.8 cm mais largo na traseira. Há ainda uma barra estabilizadora frontal mais grossa. Tudo isso para deixar o sedan mais estável em curvas em alta velocidade e passar maior controle ao volante.

A suspensão do Type S conta com amortecedores adaptativos ADS, controlados de forma automática ou através dos diferentes modos de condução: Comfort, Sport e Sport+, ou seja, o sistema é capaz de ajustar cada amortecedor de acordo com a curva ou de acordo com o modo de condução escolhido.

Por fim, a Acura instalou freios de alta performance feitos pela marca Brembo com discos enormes de 13.8-inch (35 cm de diâmetro) mordidos por pinças de 4 pistões feitas em alumínio. Enquanto na traseira os discos têm 30,5 cm de diâmetro.

Made in USA…

Apesar de que o Integra Type R original foi desenvolvido e produzido no Japão pela Honda, o novo Acura Integra Type S, será exclusivo da América do Norte. Lembrando que a marca Acura é uma divisão de luxo da Honda, feita exclusivamente para a América do Norte sequer existindo no Japão.

Sua produção acontecerá apenas na fabrica da Honda em Marysville, Ohio, EUA. Por enquanto o mercado alvo deste esportivo será restrito aos Estados Unidos, Canadá e México, as vendas começam em julho de 2023 nos EUA.

A Acura ainda não falou nada a respeito do preço do novo Integra Type S. Mas a expectiva é que custe compatível com o seu desepenho, ou seja não será barato. Algo em torno de US$ 45.000 dólares a US$ 47.000. Será mais caro que o Civic Type R que custa US$ 42.000.

Fonte e mais imagens em: NetCarShow.com

Equipe Encontracarros

Recentes

GWM Tank 300 2025 – Em detalhes o SUV que chega em janeiro por R$ 370.000

Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…

2 dias atrás

Hyundai Elantra 2025 -sedan deve voltar ao Brasil em sua potente versão N

A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…

2 dias atrás

Zeekr X – Tem visual ousado, motores de até 430 cv, é super equipado, preço parte de R$ 272.000, vale a pena?

A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…

6 dias atrás

Novo Jeep Compass 2026 já roda em testes, confira os detalhes da nova geração

Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…

7 dias atrás

Audi Q6 e-Tron – Em detalhes o SUV de R$ 530.000 que acaba de chegar ao Brasil

Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…

1 semana atrás

Nova CB1000 Hornet 2025 em detalhes, ela deve vir ao Brasil em 2025

A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…

1 semana atrás

Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.