A Nissan continua com os seus ambiciosos planos de ampliar sua participação no mercado brasileiro, e de olho no segmento dominado pelo Ford Fusion, a marca japonesa está trazendo para o Brasil o renomado sedan Altima, modelo bastante conhecido principalmente nos EUA foi lançado oficialmente nessa terça-feira (12) no país – ele chega em versão única custando R$ 99,900 e com munição suficiente para peitar o rival da Ford. A lista de atrativos é extensa e vai do design imponente, equilibrado e moderno, ao interior requintado, passando pelo boa dirigibilidade e pelo excelente desempenho.
Na medida para enfrentar os rivais, o Novo Altima 2014 é um sucesso de vendas nos EUA, só no último ano ele vendeu mais de 400.000 exemplares e foi o terceiro carro mais vendido do país, sendo superado apenas por Honda Accord e Toyota Camry. Já no Brasil ele certamente terá uma vida bem mais discreta devido ao preço salgado, nos EUA a versão mais básica é vendida por 27.000 dólares (R$ 62,000).
Design:
O Altima tem estilo marcado pelo faróis e lanternas afinados, pelas linhas fluídas e ressaltadas das laterais e pelo teto de perfil de baixo que dá um ar de coupé ao carro. É inegável que o design do Altima é menos inspirado e arrebatador do que rivais como Ford Fusion e Hyundai Azera, porém ele também tem o seu charme, sem duvida se trata de um carro bonito e ao contrário dos rivais não enjoa tão fácil, não é um daqueles ame ou odeie, uma receita que agrada em cheio ao público de perfil mais conservador que busca este tipo de modelo no Braisl. As rodas de liga leve são aro 17 e os faróis com LEDs são de série.
Mecânica e desempenho:
No dia a dia o desempenho do Altima não deve dar vexame, pelo contrário o modelo até faz bonito, ele vai de 0 a 100 km/h em 8.6 segundos e pode chegar aos 200 km/h. Nada mau pelo seu porte e medidas, ele mede 4.90 m e pesa 1.469kg. Seu motor é um bloco 2.5L quatro cilindros, 16v que desenvolve 182 CV e vem acompanhado de uma caixa automática de câmbio do tipo CVT, já a tração é dianteira. A estabilidade e conforto ao volante é garantida pela excelente suspensão multi link independente nas quatro rodas com braços múltiplos na traseira. O Altima conta com uma moderna suspensão independente nas quatro rodas, e por falar em suspensão um detalhe importante é que durante os testes em solos brasileiro, os engenheiros da Nissan resolveram que o modelo necessitaria de alguns “ajustes” para poder rodar com conforto e resistir aos nossos pisos ainda pouco perfeitos, ou seja o Altima vendido no Brasil traz alterações no sistema de suspensão exclusivo para o nosso país.
E só para efeito informativo, nos EUA o Altima conta ainda com uma versão mais potente, com um tradicional V6 de 2.5 litros e potentes 275 cv, porém a Nissan pelo menos por enquanto não tem previsão de lançamento desta versão em terras brasileiras.
Interior:
Por dentro o Altima segue um estilo conservador – como praticamente toda a linhagem da Nissan, o acabamento é de ótima qualidade, com tudo muito bem encaixado, porém no geral não supera os rivais, o painel traz tratamento em black piano, enquanto o console central tem um aplique que simula fibra de carbono e alumínio. Porém a cabine sem duvida é o ponto alto do Altima, graças a boa distância entre eixos de 2.8 metros, o espaço interno é mais do que generoso e os bancos parecem poltronas, eles foram desenvolvidos em parceria com a NASA e contam com uma tecnologia chamada de Zero Gravity, que reduz a fadiga do corpo em longos períodos de condução. O fato é que os bancos anatômicos são realmente muito confortáveis. E por falar em espaço o porta malas do Altima acomoda razoáveis 436 litros.
Para o Brasil a Nissan trouxe somente a versão top de linha (SL) do Altima, então não há muito do que reclamar do conjunto de itens de série oferecido, o pacote inclui mimos como sistema de som Bose com nove alto falantes, sistema multimídia de última geração com monitor touch de 7 polegadas, GPS, em português, Bluetooth e câmera de ré, sensor de aviso de mudança de faixa, retrovisores que eliminam ponto cegos ao redor do carro, ar condicionado digital com dual zone ( que permite duas zonas de temperatura diferentes simultaneamente), chave presencial que possibilita destravar as portas e dar a partida no carro – sem tirar a chave do bolso, e mais uma parafernália tecnológica de segurança ativa como (ABS, ESP – controle de estabilidade, ACC controle de tração, TPMS monitoramento da pressão dos pneus em tempo real), além é claro dos bancos anatômicos em couro e com um detalhe sistema de aquecimento para os dianteiros. Porém o carro peca pela ausência dos bancos com regulagem de altura, um item básico em um modelo de R$ 100,000 e pela falta das alavancas de mudança de marcha no volante, presente no modelo similar americano.
O consumo também agrada para um sedan de quase cinco metros e que pesa quase 1.5 toneladas. Segundo a Nissan os números ficam em 10.1 km/l na cidade e 13.1 km/l na estrada.
Se o Altima terá um bom de volume de vendas, a exemplo do Fusion só o tempo vai dizer, porém a Nissan tem expectativas bem tímidas, a previsão da marca é de vender apenas 250 exemplares até o final do ano, e a partir daí a montadora irá decidir quantas unidades vai importar mensalmente. Para a a Nissan o Altima terá mais a função de cavalo de parada, mostrando que além de modelos populares como o March e Versa, a marca também é capaz de fazer e com muita qualidade um sedan de luxo.