Fundanda em 1962 no interior do Rio Grande do Sul, a Agrale ainda consegue seguir firme e forte no mercado, mesmo com a forte presença das gigantes internacionais, sendo hoje a Agrale a única fabricante nacional de tratores e caminhões 100% de capital brasileiro. Neste post conheceremos em detalhes os dois caminhões da Agrale disponíveis atualmente em 2024, o Agrale A8700 e A10000, ambos competem no segmento de caminhões leves e agradam pela robustez, confiablidade e o preço mais baixo em relação aos rivais.
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O caminhão de entrada da Agrale é o A8700, como o próprio nome diz ele tem PBT de 8700 kg, traz uma proposta voltada para o transporte urbano ou de pequenas distâncias entre cidades.
Um dos destaques do Agrale A8700 é que ele é um VUC (veículo urbano de carga), ou seja, tem dimensões compactas que permite ao Agrale rodar em zonas ou horários proibidos para caminhões como acontece nas capitais São Paulo e Curitiba.
Além disso, a Agrale permite comprar os caminhões da linha “A” já com o implemento (baú, frigorífico, carroceria e etc) instalado de fábrica, facilitando a vida de quem compra e tem pressa para colocar o caminhão para rodar.
Para o Agrale A8700 há duas opções de chassi, o normal “A3500EE” e alongado “42000EE”, sendo que a menor tem 6,38 metros de comprimento e distância entre-eixos de 3,50 metros, enquanto a maior tem 7,08 metros de comprimento e entre-eixos de 4,20 metros. Ambas são consideradas VUC e têm a mesma largura de 2.06 m com o espelho fechado ou 2,66 m com os espelhos abertos, a largura do eixo traseiro é de 2.13 m. A altura do Agrale A8700 é de 2,34 metros.
Importante comentar que o espaço para o implemento, ou seja, a carroceria que será usada no caminhão é de 4.40 metros na versão com entre-eixos normal ou 5,10 m na com entre-eixos maior.
O Agrale A8700 tem PBT de 8700 kg, sua capacidade de carga é de 5.590 kg (carga útil + carroceria). Sendo que o caminhão sem o implemento pesa 3,070 kg (3110 kg na versão alongada) e pode puxar até 11.000 kg.
O Agrale A10000 por ter BPT maior com 10 toneladas, tem também dimensões maiores em relação a versão de entrada com PBT de 8700 kg, por isso, esta versão não é um VUC, ou seja, não pode rodar em lugares onde caminhões são proibidos.
O A10000 também tem duas versões de chassi, uma normal “3750EE” e outra alongada “4350EE”, sendo que na menor o comprimento total é de 6,77 metros e a distância entre-eixos é de 3,75 metros, enquanto a versão maior tem 7,37 metros de comprimento com entre-eixos de 4,35 metros. A largura é de 2,06 metros sem os retrovisores ou 2.66 metros com os retrovisores abertos, a altura é de 2,35 metros. O eixo traseiro tem 2,22 metros.
Esta versão Agrale A1000, pode receber implementos de 4,79 metros na versão normal ou 5,39 metros na configuração com entre-eixos alongado.
O PBT da versão A1000 é de 10.000 kg, sendo que a capacidade máxima de carga é de 6,695 kg (Carga útil + carroceria). A capacidade máxima de tração é de 13.000 kg.
O Agrale A8700 se destaca por ter uma boa lista de equipamentos, de série o caminhão brasileiro vem com ar-condicionado, piloto automático, volante com ajuste de altura, computador de bordo, banco central rebatível com função mesa, freio motor inteligente, regulagem automática do freio, travas elétricas com acionamento por controle remoto, vidros elétricos, luzes de condução duiurna DRL, faróis de neblina, tomada de 12v na cabine, rádio, espelho de aproximação frontal e de rampa do lado do carona, além de tacógrafo digital.
A linha Agrale “A” foi lançada em 2016, portanto já tem 8 anos de mercado, por isso a cabine de ambos os modelos já sente o peso da idade, possui acabamentos simples, o plástico em uma tonalidade mais clara também não agrada, sendo mais suscetível a marcas de sujeira, a qualidade dos plásticos nos revestimentos e dos botões no painel também não é muito legal, passando a impressão de se tratar de um caminhão muito mais antigo, o mesmo vale para os bancos.
Comparado com rivais como VW Delivery e Iveco Daily, o Agrale fica devendo bastante um acabamento melhor em sua cabine. Do lado positivo, fica o ar-condicioando de série, além de computador de bordo, piloto automático, vidros e travas elétricas.
Tanto o Agrale A8700 quanto o A10000 são equipados com motor turbo diesel de 3.8 litros, 4 cilindros, feito pela marca americana Cummins, este bloco desenvolve 175 cv de potência a 2500 rpm para um torque de 60 kgfm a 1800 rpm, tendo turbina em dois estágios. O câmbio é manual de seis marchas e a tração é traseira, ambas as versões do Agrale A tem rodado duplo no eixo traseiro (4 pneus no eixo traseiro).
Além do robusto conjunto mecânico e da boa capacidade de carga, outro atrativo dos caminhões Agrale são os seus preços, bem mais baixos em relação aos rivais.
O Agrale A8700 parte de R$ 332 mil, enquanto a versão maior A10000 sai por R$ 349.300, de acordo com valores da tabela FIPE consultados em abril de 2024.
O principal rival do Agrale A8700 é o Volkswagen Delivery 6.170 (com 156 cv e PBT de apenas 5850 kg) parte de R$ 345.400, enquanto o Delivery 9.180 (175 cv e PBT de 9.200 kg) rivaliza com o Agrale A10000, porém é bem mais caro, parte de R$ 417.450, ou seja, R$ 68.150 a mais em relação ao Agrale que tem capacidades similares.
Outro caminhão leve rival do Agrale é o Iveco Daily 65.180, que tem motor de 180 cv e PBT de 6,5 toneladas, cerca de 2 toneladas menor que o Agrale A8700, sendo que custa bem mais caro, sai por R$ 371.000. Enquanto o Mercedes Benz Accelo 817 tem 156 cv e PBT de 8,1 toneladas, porém preço de R$ 351.000, lembrando que o Agrale A8700 tem 175 cv, PBT de 8,7 toneladas e parte de R$ 332 mil.
O tanque de combustível dos Agrales A8700 e A1000 tem 150 litros, o reservartório de atidivo Arla 32 tem 25 litros. Os eixos dianteiros e traseiros são da marca DANA, as rodas são aro 17, com pneus 215/74 R17.
Claro que quando falamos de caminhões a confiança na marca e, principalmente, a oferta de peças de reposição é algo muito importante, infelizmente, os caminhões Agrale não vende nada bem. Talvez pela idade já avançada do projeto com quase 10 anos, enquanto os rivais são mais modernos, além da falta de popularidade da marca e uma rede de concessionárias reduzida.
De janeiro até março de 2024 a Agrale vendeu apenas 17 unidades dos modelos A8700 e A10000 juntos. Enquanto o Iveco Daily 65.180 sozinho emplacou 90 unidades, o Mercedes Accelo 817 vendeu 289 unidades e líder da categoria o VW Delivery 9.180 vendeu 525 exemplares.
A baixa procura pelos caminhões da Agrale pode ser um problema, principalmente pensando em oferta de peças de reposição e a desvalorização mais elevada em relação a outros caminhões leves mais populares.
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