Apesar de ser considerado por muitos como um carro “mico de mercado”. Já que realmente o Alfa Romeo 145 é difícil de revenda e tem manutenção bastante alta e complexa, digna de importado de nicho. Porém, mesmo após 14 anos de seu lançamento, este Alfa Romeo ainda impressiona nas ruas por suas linhas ousadas e esportivas, alias, a esportividade do Alfa Romeo 145 não fica só na aparência, o desempenho também é acima da média, além disso, praticamente em todas as suas versões o 145 é bem equipado, tendo um interior digno de causar inveja a modelos atuais.
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Design do Alfa 145
Visualmente os anos de 1990 talvez foram os mais interessantes para a Alfa Romeo, parece que nesta época os designers da marca italiana não tinham medo de ousar e fazer um carro diferente do comum, algo muito longe do que acontece nos dias atuais, onde os carros tem praticamente a mesma proposta de estilo e carroceria, deixando a originalidade de lado.
A particularidade do Alfa Romeo 145 era ser hatch médio com carroceria feita exclusivamente para ter apenas 2 portas, o desenho das janelas traseiras sem colunas aparentes chamava bastante atenção, assim como as lanternas afinadas praticamente camufladas na carroceria.
Quem quisesse ter um Alfa Romeo com 4 portas teria que optar pelo sem graça Alfa 146, lançado um ano após o 145 e que vivia uma espécie de crise de identidade entre ser um hatch ou um sedan. Lembrando que o 146 não chegou a vir ao Brasil.
Dimensões compactas
O Alfa Romeo 145 tinha uma carroceria compacta com 4.09 m de comprimento, 171 m de largura, 1.42 m de altura e distância entre eixos de 2,54 metros, seu porta malas tinha modestos 320 litros. O 145 era menor do que os rivais lançados na época: VW Golf, Ford Focus e Opel Astra.
Motores inovadores
Em janeiro de 1997 na Itália, as versões do Alfa Romeo 145 e 146 ganharão novos motores, saíram os Boxers de 4 cilindros, dando lugar aos novos e mais modernos propulsores com a polêmica tecnologia Twin Spark – velas gêmeas (duas velas em cada cilindro) agora com 16 válvulas, com isso a Alfa acreditava que seria possível obter maior potência e diminuir o consumo.
Na metade de 1997 o Alfa Romeo 145 chegava ao Brasil em duas versões: com motor 1.8 16v de 140cv ou com motor 2.0 16v de 150cv, esta ultima equipava a famosa versão esportiva Quadrifoglio, ambos já com a tecnologia Twin Spark. Sendo que na Europa, haviam ainda versões mais mansas e baratas do Alfa 145, uma básica 1.4 16v de 108 cv, 1.6 16v de 120 cv, além de um curioso motor diesel de 90 cv.
Vale a pena comentar que estes motores Twin Spark eram aspirados e realmente conseguiam fazer milagres, o bloco 1.8 usado pelo VW Golf 1.8 de 1998 tinha apenas 120 cv, enquanto o motor 1.8 do Opel Astra nesta mesma época tinha somente 115 cv, enquanto o 1.8 Twin Spark da Alfa Romeo conseguia extrair 140 cv.
Mas como claro no mundo real as coisas não são perfeitas, apesar do ótimo desempenho, a tecnologia Twin Spark da Alfa Romeo acabou sofrendo com problemas e criticas com relação a manutenção, sendo completamente abandonada pela marca no ano de 2009.
Desempenho esportivo
Em ambas as versões que vieram ao Brasil o Alfa Romeo 145 trazia um ótimo desempenho, unido com uma dirigibilidade esportiva digna dos carros da Alfa.
Na versão de entrada, equipada com o motor 1.8, o Alfa 145 ia de 0 a 100km/h em 9.2 segundos, chegando aos 205 km/h de velocidade máxima, o consumo médio (estrada/cidade) fica em de 11.9 km/l.
Já a versão top de linha, Alfa 145 Quadrifóglio, tinha temperamento esportivo até para os dias atuais, fazia de 0 a 100km/h em 8.4 segundos, alcançando os 210km/h de velocidade máxima. Já o seu consumo médio de combustível fica em 11.1 km/l.
Interior também era inovador
Além do visual único e do desempenho acima da média, o Alfa Romeo 145 também de destacava pelo seu interior, o desenho do painel sem dúvidas estava a frente do seu tempo (1994), a Alfa colocou as saídas de ar condicionado nas portas ao invés do painel, prometendo melhorar o fluxo de ar dentro do carro, a posição dos comandos dos vidros elétricos quase que na altura das maçanetas também era curiosa.
O acabamento requintado da cabine também merece destaque, principalmente na versão mais cara Quadrifóglio. A lista de equipamentos do Alfa Romeo 145 tinha itens como ar-condicionado, rádio com CD Player, aibags frontal e lateral, lavador de faróis, bancos em couro, freios com ABS e teto solar.
Ficou pouco tempo no mercado
Lançado na Europa em 1994, o Alfa Romeo 145 ficou apenas 6 anos em produção. Sua importação para o Brasil aconteceu entre 1996 até 1999, enquanto na Europa ele saiu de linha no final do ano 2000. Foram um total de 221,037 unidades produzidas do Alfa 145. Curiosamente o seu irmão de 4 portas vendeu mais, o Alfa Romeo 146 foi lançado em 1995 e emplacou 233.295 unidades.
Lembrando que cerca de 2 anos após ter encerrada sua produção, a Alfa Romeo lançava em 2002 o seu substituto, o Alfa 147.
Vale a pena?
O 145 é uma boa opção de carro usado, para aqueles que querem fugir do 0km “basicão”, vale apena dar uma olhada com carinho para este modelo. Mas claro, sem esquecer de que se trata de um carro com manutenção elevada, ou seja as peças são caras e difíceis de serem encontradas. Fique de olho também se o modelo que pretende comprar teve um dono, ou seja, passou por revisões corretamente, principalmente com relação as trocas de óleo.
Um Alfa Romeo 145 que já traz problemas do seu antigo dono, pode se tornar um grande prejuízo para você no futuro, por exemplo se o carro trazer peças adaptadas.
Confira abaixo os preço médios do Alfa 145 (Consultado em maio de 2024).
Alfa Romeo 145 1.8 16v 1996 R$ 13.600
Alfa Romeo 145 2.0 QUADRIFOGLIO 1997 R$ 21.500
Alfa Romeo 145 2.0 QUADRIFOGLIO 1998 R$ 26.600
Alfa Romeo 145 2.0 QUADRIFOGLIO 1999 R$ 27.480