A Alfa 164 foi lançado na Itália em 1987 e chegou ao Brasil em 1993, o modelo tinha como grande destaque seu design com linhas retas e ousadas, criado pelo renomado estúdio Pininfarina. Além do visual, o Alfa Romeo 164 marcou época na marca italiana pelo seu bom espaço interno, acabamento luxuoso, capaz de enfrentar de igual modelos da Mercedes e BMW, além de trazer para época muitas tecnologias inovadoras.
Esta receita garantiu que o Alfa Romeo 164 fosse um dos modelos mais bem sucedidos da marca entre o final dos anos 1980 e início dos 1990. Este sedan virou referência em sua categoria na Itália, tanto é que, o Alfa 164 virou um carro popular na Europa, foi usado desde taxis até viaturas policiais por lá. O modelo também foi um dos primeiros Alfa Romeo vendido globalmente, sendo comercializado na América, América do Sul, Ásia e África.
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Design…
Sem dúvidas o Alfa Romeo 164 marcou época pelo seu estilo, em uma época na qual os carros eram diferentes e tinham personalidade própria, bem distante da mesmice que vemos nos automóveis hoje. O estúdio de design Pininfarina teve muito trabalho para chegar ao estilo final do Alfa 164, tanto é que o primeiro protótipo (escala 1/1) foi apresentado em 1982, porém o o carro só virou realidade 4 anos depois, em 1986 no Salão de Turim na Itália. Em uma época onde os carros eram quadrados, a Alfa surpreendeu o mundo ao mostrar um sedan com desenho mais arredondado e aerodinâmico, o CX (coeficiente aerodinâmico) era de apenas 0,30, um dos sedans mais aerodinâmicos da época.
Sedan inovador
Uma das marcas do Alfa Romeo 164 era o vinco na altura das maçanetas que percorria o carro praticamente todo. Além do desenho único e bastante futurista das lanternas traseiras. O visual do Alfa Romeo 164 deu tão certo que este estilo mais tarde foi “copiado” em todos os demais modelos da marca italiana. A eletrônica complexa do Alfa Romeo 164 também era inovadora, ele foi o primeiro a ter um computador de bordo avançado, capaz de controlar recursos complexos como o ar-condicionado, a programação do motor, suspensão e o painel de instrumentos que tinha um display digital no centro dos mostradores, lembrando que estamos falando de um carro de 1987, quando os computadores praticamente não existiam.
Sem dúvidas o Alfa Romeo 164 era um carro a frente do seu tempo, ele foi o primeiro carro da Alfa Romeo a usar chapas em aço galvanizado na história da marca, o que diminui a ação de ferrugem. Além de ter um projeto de suspensão diferente do comum, trazia amortecedores ajustáveis eletronicamente. Infelizmente esta grande quantidade de inovações de uma só vez, acabaram criando uma fama ruim com relação a manutenção, principalmente fora da Itália e nas versões mais equipadas, já que na época a mão de obra complexa e a falta de peças de reposição complicaram bastante a vida do modelo.
Interior do Alfa Romeo 164
Interior…
Assim como por fora, o interior do Alfa Romeo 164 também impressionava, o modelo vinha com um acabamento luxuoso e rico em detalhes, os bancos e as portas eram forrados em tecido aveludado ou em couro, os bancos mais pareciam poltronas de uma confortável sala de estar, além disso, graças a boa distância entre eixos de 2,66 metros e ao comprimento também amplo, de 4.66 metros, este sedan italiano tinha espaço interno de sobra para o padrão da época, onde não custa lembrar os carros eram muito menores que hoje. O Alfa 164 tinha um dos maiores porta malas da categoria com 510 litros.
O Alfa Romeo 164 chegou a vender relativamente bem no Brasil, no auge da abertura do mercado para os modelos importados em 1993 ele agradava pelo espaço interno e equipamentos, além de itens de conforto raros para época no Brasil, como ar-condicionado digital, câmbio automático, bancos com revestimento em couro, ajustes elétricos nos bancos dianteiros, além de teto solar elétrico, o 164 era um dos poucos modelos a contar com freios ABS, controle de tração e airbags no Brasil, isto em 1993.
Motores do Alfa Romeo 164
Outro destaque do Alfa Romeo 164 era sua motorização, bastante moderna e complexa para a época, ele trazia motor Twin Spark, com tecnologias que mais tarde passariam a ser incorporadas por outras montadoras, como o conceito de usar duas velas por cilindro, inaugurado pela Alfa e que mais tarde também foi incorporado a modelos da Mercedes, Chrysler e até mesmo o Honda Fit de primeira geração.
Na Europa o modelo 164 era vendido em nada menos 7 opções de motorização, partindo do 2.0 8v Twin Spark de 144 cv e 18,7 kgfm de torque, até a mais potente 3.0 V6 24 válvulas capaz de desenvolver 230 cv e 28 kgm de torque, esta última era uma das duas versões vendidas no Brasil, a outra era o mesmo 3.0 V6 só que menos potente com 184 cv e 12 válvulas. A versão mais potente do Alfa 164 levava o carro aos 240 km/h de velocidade máxima, fazendo 0 a 100km/h em apenas 8 segundos, o consumo médio do modelo é alto (estrada e cidade) a média fica em 9.9km/l.
Na Europa o 164 contava com versões mais simples, como a 2.5 diesel de 125 cv, ou o 2.0 turbo 8 válvulas, sem o Twin Spark, com 174 cv.
Tração 4×4
Na época de seu lançamento muita gente criticou a Alfa Romeo pelo fato do 164 ter tração dianteira, já que desde sempre os carros da marca eram famosos pela esportividade da tração traseira. Porém, em 1994 a Alfa Romeo colocava no mercado europeu uma inédita versão com tração 4×4 integral, batizada de Alfa Romeo 164 Q4, ela vinha com o poderoso V6 24v 3.0 litros.
Alfa Romeo 164 acabou “micando”
O Alfa Romeo 164 foi produzido até 1997 e comercializado até 1998, após serem vendidas 273,857 exemplares, o modelo foi substituído pelo Alfa Romeo 166, que nem de longe conseguiu repetir o mesmo sucesso do 164.
Mesmo sendo um carro grande, de marca nobre, com visual diferenciado, bastante confortável, muito bem equipado e ainda com motor potente, a falta de peças, o custo elevado de manutenção e a falta de mão de obra especializada aqui no Brasil, fizeram e fazem do Alfa 164 infelizmente um carro “micado” no mercado, sua desvalorização é alta, atualmente um modelo ano 1995 completo com motor 3.0 V6, sai em média por R$ 13 mil, no geral seu preço varia entre R$ 9 mil a R$ 18.000.
Isso fez com que muitos proprietários desavisados e sem condições de manter o modelo, acabassem comprando um Alfa 164 e não tendo condição de manter, fazendo com que muitos dos Alfa 164 vendidos no Brasil virassem literalmente sucatas. Porém, existem ainda algumas boas unidades que foram felizes, caíram nas mãos de donos certos e ainda seguem firmes e forte rodando, sendo uma bela amostra da boa engenharia e do design italiano no final da década de 1980.
Respostas de 4
Caros, tenho uma 164 ano 95 com 70.000 km e nao vendo por menos $30.000.
É um clássico completo em tudo, carro para quem gosta e sabe rodar com estilo e prazer.
"Jornalistas"'como vocês fazem o mercado automotivo ser este lixo que está agora. Como em sã consciência, publicar um termo tão xulo como "carro micado" se referindo a um modelo tão clássico e cometo quanto a 164?
Seria mais justo terem dito que por absoluta falta de preparo do mercado de manutenção, inclusive autorizada, na época, a 164 foi perdendo seu valor, muito inclusive por culpa da própria montadora responsável pelo modelo ( Fiat).
Hoje o modelo ainda sobrevive nas mãos de quem realmente gosta de carro e sabe como mantê-lo.
VALEU BRASA MORA, SE VC SOUBER ON POSSO COMPRAR 1 PAR DE AMORTECEDORES DA FRENTE DA ALFA 164/24, POR FAVOR ME ENVIE UMA LOJA. VALEU BRASA.
rei das alfas sbc sao paulo procura google o endereço e tel falou