Dois anos após ter sido apresentado como protótipo, o Alfa Romeo 4C está de volta ao Salão de Genebra, porém dessa vez como um modelo preste a ser produzido em série. A nova obra prima da marca italiana combina um visual de tirar o fôlego, formas clássicas, construção moderna, diversão ao pilotar e um desempenho empolgante.
Projetado para ser um dos melhores e mais divertidos esportivos da atualidade, o Alfa Romeo 4C arrebata pelo seu design cheio de personalidade, das rodas aro 18 na dianteira e 19 na traseira, as linhas da carroceria inspiradas nos esportivos clássicos da década de 1950, o 4C esbanja estilo em cada detalhes.
O novo Alfa Romeo 4C também chama atenção pela performance que promete deixar muito superesportivo comendo poeira. A aceleração de 0 a 100 km/h será feita em apenas 4.5 segundos, enquanto a velocidade máxima é limitada eletronicamente, por questões de segurança, aos 250 km/h.
Um dos destaques do 4c é seu tamanho compacto. Tamanho que não da muito trabalho ao pequeno motor, graças a leveza da carroceria que é quase toda feita em fibra de carbono, os engenheiro da Alfa conseguiram optar por usar um motor menor, mais barato e econômico no 4C, nada de um bloco V8 ou V6, o 4C, traz um pequeno bloco 4 cilindros, 1.7 litros, turbo, posicionado na traseira, todo feito em alumínio, com sistema de injeção direta de combustível, capaz de produzir 240 cavalos, a força desse propulsor é transmitida para as rodas traseira através de uma moderna caixa de câmbio automatizada de 8 velocidade e dupla embreagem.
Na criação do 4C a Alfa Romeo resolveu usar a expertise da Maserati e Ferrari na construção de superesportivos. O bólido será produzido na planta da Maserati em Modena na Itália, sendo que vários componentes vieram emprestados dos carros da Ferrari. O principal destaque é o chassi todo em fibra de carbono, até então essa era uma exclusividade de superesportivos ultra exclusivos como o McLaren MP4-12C e a recém lançada Ferrari La Ferrari, além de carros monopostos de competição como os F1. Lembrando que o uso de carbono ao invés de aço no chassi permite um carro muito mais leve e rígido.
Podemos citar ainda o sistema de freios do Alfa Romeo 4C assinado pela renomada marca Brembo, é o mesmo sistema usado nos carros da Ferrari, além do sistema de escapamento de corrida, BMC. A suspensão traz ajustes esportivos e barra anti-rolagem traseira.
Porém, a principal inspiração para o Alfa Romeo 4C parece ter vindo da Inglaterra, mais precisamente da Lotus. Assim como o Elise, feito pela tradicional montadora inglesa, o Alfa 4C aposta na receita: peso baixo, motor pequeno, dimensões compactas e interior despojado. Só de olhar para as fotos você percebe que se trata de um coupé esportivo pequeno, o 4C mede exatos 3.99 metros (é menor que um hatchback como o VW Golf), tem apenas 1.2 metros de altura e pesa somente 960 Kg – o mesmo peso de um carro popular 1.0, como um Fiat Palio.
Assim como o desenho do exterior, a cabine do Alfa Romeo 4C também é uma obra de arte, como em um autêntico Gran Turismo não há exageros ou perfumarias, só há o essencial para a pilotagem, similar a um carro de competição, o console central é voltado ao piloto, embora o requinte se compare a de carros como Ferrari e Maserati nos revestimentos em couro, alumínio e Alcantara, muitas partes do interior nã tem revestimento, traz fibra de carbono exposta, o que também ajuda a diminuir o peso, o volante possui base achatada e traz desenho inspirado nos volantes da F1, assim como o painel digital é bastante compacto.
A má notícia para os “alfistas” é que a produção do 4C ainda vai demorar um pouco para começar, a previsão é de que as primeiras unidades sejam produzidas a partir de 2014, outro ponto negativo é que sua produção será limitada, ao todo serão fabricados apenas 2.500 exemplares, o preço deve ficar na faixa dos 60.000 euros cerca de R$ 150.000. Preço bastante interessante pelo pacote de performance e tecnológico empregado em sua construção.
Infelizmente não há previsão de lançamento do Alfa Romeo 4C no Brasil, ter uma “machina” destas aqui no país, somente através de importação independente, ai o preço não é nada barato.
Entre os rivais do Alfa 4C estão esportivos de entrada como Porsche Cayman e Lotus Evora, além do Toyota GT86.