Já faz um tempo que a Alfa Romeo não coloca nenhuma novidade no mercado, o último lançamento de verdade da marca foi o Giulietta apresentado em 2010. E o hatch médio parece que conseguiu se firmar no mercado italiano, o modelo vem tendo suas vendas aumentando continuamente, já alcançando uma fatia de 20% do deste segmento na Itália. Para comemorar o sucesso do Giulietta em sua terra natal, a Alfa Romeo está lançando na Itália o Giuletta Sportiva, uma versão mais aprimorada do modelo.
Esta não é uma série especial ou limitada, o Alfa Giulietta Sportiva será produzida em série, será oferecido inicialmente apenas na Itália, disponibilizado em com motores 1.4 Turbo de 170 cv MultiAir, com opção do câmbio automático de dupla embreagem TCT, além das versões diesel 2.0 JTDM de 140 cv ou 2.0 de 170 cv, também disponível com câmbio TCT automático.
A única alteração mecânica nesta versão esportiva em relação as versões normais está na suspensão que foi recalibrada, ficando mais baixa e rígida, além do inédito sistema de freios esportivos assinado pela marca Brembo.
As alterações do Alfa Romeo Giulietta Sportiva estão mesmo no visual e interior, externamente o carro traz o famoso logo Quadrifoglio, aquele trevo de quatro folhas que indica as versões mais esportivas dos Alfa Romeo, há ainda novas rodas aro 18 com acabamento especial, pneus esportivos 225/40, pinças de freios pintadas em vermelho, retrovisores com acabamento cromado, além de vidros escurecidos de fábrica.
Por dentro o Alfa Romeo Giulietta Sportiva traz novos bancos em couro com o logo Alfa Romeo bordado e costuras em vermelho, pedais em alumínio, volante revestido em couro e também com costuras vermelhas, painel com revestimento em aço, assim novas maçanetas em aço escovado nas portas, novas soleiras para as portas também em alumínio.
Em maio o Alfa Romeo Giulietta conseguiu emplacar 3.472 unidades no mercado italiano, por lá o carro enfrenta concorrentes de peso como VW Golf, Ford Focus, Opel Astra, Citroen C4 e Hyundai i30. Por enquanto a Alfa Romeo não tem planos de voltar a vender seus carros no Brasil.